Passado um mês repleto de jogos de qualificação para aquela que é a maior competição de clubes do mundo, eis que surge um dos momentos mais aguardados da época futebolística, no que diz respeito à liga milionária. Hoje realizou-se o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, no Mónaco.

Esta época temos algumas presenças bastantes surpreendentes nesta fase, como é o caso dos suíços do Young Boys (última presença nesta fase foi em 1986/87), do atual campeão grego, o AEK Athens (última presença nesta fase foi em 2006/07), dos alemães de Gelsenkirchen, o Schalke 04 (última presença nesta fase foi em 2014/15) e do Estrela Vermelha, da Sérvia (última presença nesta fase foi em 1991/92). Relativamente à participação portuguesa, a Liga dos Campeões, esta temporada, conta com 2 equipas na fase de grupos (o FC Porto, atual campeão nacional, e o SL Benfica, que venceu o PAOK, no Playoff).

Como é habitual, o sorteio é composto por 32 equipas, que estão dividas em quatro potes de acordo com os desempenhos da época anterior e com os coeficientes da UEFA. Esta edição da Liga dos Campeões tem o prazer de contar com quatro potes extremamente equilibrados, dificultando as tarefas de cada um dos 32 clubes privilegiados por disputar os milhões.
Os dois clubes portugueses estão situados no Pote 2, não podendo ser sorteados no mesmo grupo.

Composição dos Potes

Pote 1
Real Madrid CF/Atlético de Madrid/FC Barcelona/FC Bayern/Manchester City/Juventus FC/PSG/Lokomotiv de Moscovo

Pote 2

Borussia Dortmund/Tottenham Hotspur/Manchester United/FC Porto/ SL Benfica/SSC Napoli/AS Roma/ FC Shakhtar Donetsk

Pote 3

Liverpool FC/Schalke 04/Olympique Lyonnais/AS Mónaco/PSV/Ajax/Estrela Vermelha/CSKA

Pote 4

Valência CF/AEK Athens/Club Brugge/TSG Hoffenheim/ BSC Young Boys/Internazionale/Galatasaray/Viktoria Plzen

Estamos de volta ao melhor futebol do mundo. A partir do dia 18 de setembro todos os caminhos vão dar à Liga dos Campeões

Fase de Grupos

Fonte: UCL

UCL Prémios da UEFA

Durante a cerimónia do sorteio da fase-de-grupos foram anunciados os vencedores dos seis prémios individuais da UEFA.

O primeiro prémio a ser anunciado foi o Guarda-Redes da UEFA Champios League 2017/18 e Keylor Navas, guardião do Real Madrid, foi o vencedor. De seguida foi a vez de Sergio Ramos, defesa espanhol dos blancos a vencer o prémio de Defesa da UEFA Champions League 2017/18.E como não há duas sem três, mais um jogador do vencedor da edição passada Liga dos Campeões, a vencer um prémio da UEFA. Desta vez foi o médio croata, Luka Modric a ser o melhor Médio da UEFA Champions League 2017/18. O prémio de Avançado da UEFA Champions League 2017718 foi atribuído ao craque português, Cristiano Ronaldo, que trocou, neste mercado de verão, os espanhóis do Real Madrid CF pelos italianos da Juventus FC.

A vencedora do prémio Jogadora Feminina do Ano da UEFA foi atribuído a Pernille Harder, jogadora do Wolfsburg e capitã da seleção da Dinamarca. Do lado masculino, o Jogador do Ano da UEFA foi Luka Modric. Este é sem dúvida o culminar de uma grande época do médio croata que venceu a Liga dos Campeões e esteve presente na final do Campeonato do Mundo, na Rússia.

Luka Modric venceu o prémio de Jogador do Ano da UEFA 2017/18, sucedendo a Cristiano Ronaldo
Fonte: UEFA

Destaques do sorteio

Depois de sorteadas todas as equipas, os oito grupos ficaram completos e como era de espera há grupos muito equilibrados.

Temos o caso do Grupo B, com Barcelona, Tottenham, Inter de Milão e o campeão holandês, PSV Eindhoven. Um grupo com quatro equipas de grande renome mundial. Contudo, o favoritismo está do lado do Barcelona e do Tottenham, que estão mais habituadas, digamos assim, a jogar a Liga dos Campeões. Espanhóis e ingleses vão disputar, à partida, o primeiro lugar do grupo. Já os italianos do Inter de Milão regressaram este ano à fase de grupos depois de terem estado seis anos afastados da Liga dos Campeões. Por fim, os holandeses são, teoricamente, a equipa mais fraca do grupo, mas ainda assim têm capacidade para discutir um lugar nas eliminatórias da Liga Europa.

Também temos o Grupo C bastante equilibrado com três equipas a disputarem o primeiro lugar do grupo: PSG, Napoli e Liverpool. Por último um “outsider”, os sérvios do Estrela Vermelha que não marcavam presença nesta fase desde 1991/92, quando a competição ainda tinha o nome de Taça dos Campeões Europeus. É difícil prever quem vai vencer este grupo, mas uma coisa é certa, muita será a competitividade entre os três grandes favoritos.

No Grupo F vamos assistir ao futebol espetáculo. Quatro equipas que jogam um futebol muito atrativo na Europa. Os ingleses do Manchester City assumem o grande favoritismo e por baixo surgem Hoffenheim, Shakhtar e Lyon. Será um grupo bastante equilibrado e com muitos golos à mistura, uma vez que estas equipas praticam um futebol bastante ofensivo. Este é aquele grupo onde é mais difícil prever quais são as equipas qualificadas para a fase final e aquela que cairá para a Liga Europa.

Por fim, o Grupo H com o reencontro entre Cristiano Ronaldo, jogador da Juventus, e José Mourinho, treinador do Manchester United. Estas são as duas equipas favoritas deste grupo e vão lutar pelo primeiro lugar do grupo. Restam Valência e Young Boys, da Suiça. Os espanhóis, que contam com o extremo português, Gonçalo Guedes, podem vir a intrometer-se nas contas do segundo lugar, uma vez que os red devils se encontram algo debilitados nesta primeira fase da época. Os suíços, tal como o Estrela Vermelha no grupo C, são a equipa mais vulnerável do grupo e, teoricamente, vão acabar no último lugar do grupo.

Equipas Portuguesas

O FC Porto, atual campeão nacional, foi sorteado no Grupo D, juntamente com Lokomotiv de Moscovo, Schalke 04 e Galatasaray. Um grupo muito equilibrado, embora não pareça à primeira vista. O clube português assume algum favoritismo, não muito, até porque conta com a presença dos alemães do Schalke 04, de má memória para os dragões. De resto, a equipa de Sérgio Conceição tem ainda duas deslocações com um grau de dificuldade algo elevado. O Porto vai jogar à Turquia e à Rússia, dois países “chatos” para as equipas portuguesas. Numa visão geral, a luta pelo primeiro lugar será, à partida, entre FC Porto e Schalke 04. Já o lugar na Liga Europa pode vir a ser discutido pelos turcos do Galatasaray e russos do Lokomotiv.

A outra equipa portuguesa, o SL Benfica, vai jogar no Grupo E, contra FC Bayern, Ajax e AEK Athens. Um grupo onde os alemães assumem todo o favoritismo, enquanto que os gregos do AEK são a equipa mais fraca do grupo. Os encarnados, que estão a praticar um bom futebol, vão disputar o grupo com todas as armas que têm, no entanto a tarefa de vencer o FC Bayern será bastante difícil. O segundo lugar pode ser o desfecho para o clube da Luz, isto se conseguir ultrapassar Ajax e AEK Athens, que vão fazer de tudo para terminar a fase-de-grupos no terceiro posto e assim garantir um lugar na Liga Europa.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por: Jorge Neves

Comentários