Dani Ceballos| Promessa perdida ou fora de contexto?

- Advertisement -

Daniel Ceballos Fernández. Ou Dani Ceballos, para o futebol. Médio espanhol que despontou ao serviço do Real Bétis Balompié, impressionou nos escalões jovens da seleção, mas nunca chegou a convencer, verdadeiramente, os responsáveis do Real Madrid CF. Durante a presente temporada foi emprestado ao Arsenal FC, com estatuto para se impor, algo que (ainda) não aconteceu.

Diversos fatores condicionaram esta época, tendo feito com que fosse atribulada para o jogador em questão. Primeiro, o facto de o clube londrino não ter qualquer projeto desportivo em andamento. Contratações sem nexo, a juntar a um balneário com personalidades que apenas dificultam o progresso da equipa e à ausência de proposta de jogo.

Depois, os gunners já vão no terceiro técnico da temporada. Unai Emery, Fredrik Ljungberg (como interino) e agora, Mikel Arteta. A falta de regularidade, coerência e continuidade do treinador afeta sempre qualquer equipa. As chicotadas psicológicas só têm possibilidades de resultar, se os verdadeiros protagonistas (atletas), olharem com “bons olhos” para a mudança.

Por último, mas não menos importante, os problemas físicos. Ceballos falhou 11 jogos do Arsenal devido a lesões. Apesar de não parecer muito, esteve ausente durante quase um terço da época. O que para um jogador emprestado (com intenção de jogar) é bastante. Aliado a isso, a inconstância ao nível da intensidade em jogo, fez com que a sua vida fosse entre a titularidade esporádica e o banco de suplentes.

A meu ver, o desfecho mais provável para o internacional espanhol no final deste ano desportivo é o regresso a Madrid. Porém, não o imagino a integrar o plantel do Real num futuro próximo, a menos que, a crise financeira fruto da pandemia ou alguma alteração surpreendente na filosofia do clube, o obriguem. O mais certo é que volte a ser emprestado, ou até mesmo vendido.

O médio centro demonstrou uma capacidade impressionante no Benito Villamarín e sobretudo, na conquista dos europeus de sub19 e sub21 pela roja. A qualidade de passe, remate, progressão com bola e visão de jogo, não desparecem de um dia para o outro. Mas sinceramente, não o imagino a chegar ao mais alto nível. Espero estar enganado. O melhor para a sua carreira, seria definitivamente, dar um passo atrás, para depois poder dar dois à frente. Uma estadia em Valência, Sevilha (quer fosse na “casa-mãe” ou no eterno rival), ou até mesmo neste projeto do Getafe CF, poderia ser o “trampolim” que necessita.

Após uma época (até à suspensão das competições) em que disputou 24 jogos, marcou um golo e fez duas assistências, qual será o verdadeiro destino de Dani Ceballos na próxima temporada? Com 23 anos e um valor de mercado avaliado em 32 milhões de euros (pelo Transfermarkt), deixo aqui uma questão: o “falhanço” exibicional, deve-se às expectativas elevadas ou ao contexto em que esteve/está presente?

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli e o Casa Pia x FC Porto: «É uma equipa com velocidade nos homens da frente, muito física»

Francesco Farioli projeta o Casa Pia x FC Porto. Dragões jogam esta segunda-feira contra Gansos para a Primeira Liga.

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético Madrid fecha acordo com Marcos Leonardo: eis os valores em cima da mesa

Marcos Leonardo está cada vez mais próximo do Atlético Madrid. O avançado ex-Benfica já tem acordo para rumar ao clube espanhol.

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.