📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O dinheiro compra campeonatos?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Felizmente, casos como o do Leicester City ainda vão alimentando o romantismo no futebol, mas são apenas exceções que confirmam a regra: o dinheiro é o principal determinante do sucesso de uma equipa de futebol.

Para cada clube, comparei os custos de aquisição do plantel (segundo dados do CIES – Football Observatory) com a pontuação alcançada no campeonato. Tive, naturalmente, em conta as diferenças entre países. Por exemplo, o plantel do Leicester (72 M €) custou mais do que o do Marselha (61 M €), mas, enquanto o campeão inglês tem o quarto plantel mais barato da Premier League, o Marselha tem o terceiro mais caro em França [ver notas técnicas no final]. Assim, calculei a pontuação esperada de cada clube, dado o custo do seu plantel, para saber quais foram as maiores surpresas e maiores desilusões da época nos cinco principais campeonatos da Europa. (O CIES só apresenta dados sobre as Ligas Espanhola, Inglesa, Alemã, Italiana e Francesa). As conclusões são interessantes, ainda que nem sempre surpreendentes.

graficoO dinheiro manda no futebol. Já o sabíamos e é isso que nos dizem os resultados dos 98 clubes destas ligas. A correlação entre investimento no plantel e pontos conquistados é altíssima: 74%. Os países onde há um líder mais claro em termos de orçamento são França, Alemanha e Itália e, sem surpresa, esse líder ganhou confortavelmente. O Paris Saint-Germain é a equipa com maior investimento relativamente às restantes equipas do seu campeonato, o seu investimento  está mais do que quatro desvios padrões acima da média das equipas da Ligue 1 e, por isso, foi campeão com 31 pontos de vantagem. O Bayern teve o campeonato sempre controlado e a Juventus, mesmo com um arranque mau, ainda foi a tempo de ganhar à vontade. Em Espanha, o plantel do Real custou bastante mais do que o do Barcelona, que foi o campeão, mas o Barça venceu por apenas um ponto e há que ter em conta que o plantel dos catalães é mais barato porque conta com jogadores como Messi, Iniesta ou Busquets, que não exigiram nenhum investimento (na aquisição do passe). Em Inglaterra sim, houve uma grande surpresa e nem foi só pelo Leicester. Arsenal e Tottenham também ficaram acima do previsto já que os orçamentos maiores são os dos dois clubes de Manchester e do Chelsea.

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já olha para o Benfica x Nápoles: «É um treinador que conheço bem»

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. José Mourinho falou sobre o Nápoles, próximo adversário da Champions League.

José Mourinho após Benfica x Sporting: «Parecia que menos de 5 era bom para nós»

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. Declarações de José Mourinho no final do encontro.

José Mourinho aborda arbitragem: «Há um jogador do Sporting que é intocável. Manda no jogo, faz as faltas que quer e sai do jogo...

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. José Mourinho aborda arbitragem do jogo.

Al Ahli anuncia renovação de Merih Demiral até 2029

Na passada quinta-feira, o Al Ahli anunciou a renovação de contrato do defesa-central turco, Merih Demiral, até ao ano de 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos antevê o encontro com o AVS SAD após série de despedimentos no Rio Ave

O técnico do Rio Ave, Sotiris Silaidopoulos, pediu consistência à sua equipa na antevisão ao jogo da Primeira Liga frente ao AVS SAD.

José Mourinho chateado com golo do Sporting: «Na construção do guarda-redes havia regras do que não fazer e foi o que fizemos no golo...

José Mourinho analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Águias empataram com os leões por 1-1 no Estádio da Luz.

Rui Borges e a 2ª parte: «Não fomos tão capazes de ter bola e ser o Sporting que críamos, não pela pressão do adversário,...

Rui Borges analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Empate no Dérbi de Lisboa por 1-1 na Primeira Liga.