O dinheiro compra campeonatos?

    Maiores surpresas

    Comparando os pontos estimados pela linha de regressão e os pontos que, de facto, foram conseguidos, os clubes com performances mais surpreendentes foram Leicester City, Atlético de Madrid, Borussia de  Dortmund, Nice e Roma.

    Sobre o Leicester não é preciso acrescentar muito: fez mais 38 pontos do que seria expectável! O incrível Atlético de Madrid já quase nem é considerado surpresa, porque Simeone consegue, ano após anos, intrometer-se na luta pelo título, mas o certo é que isso não seria suposto dada a diferença de orçamento para Real e Barcelona. O segundo lugar do Dortmund não é nenhuma surpresa, mas é surpreendente a enorme distância que conseguiu cavar relativamente ao Leverkusen e Wolfsburgo, por exemplo, que têm plantéis com um custo parecido. É a confirmação de que Tuchel foi uma boa escolha para suceder a Klopp. Em França, a performance mais surpreendente foi a do Nice, de Claude Puel, que com o oitavo plantel mais barato da competição, conseguiu ficar em quarto lugar, a apenas dois pontos de Lyon e Monaco. Finalmente, em Itália, a Roma de Spalletti foi outra boa surpresa, terminando a apenas dois pontos do Nápoles.

    Ainda dentro do top-10 das melhores supresas estão o Tottenham, que disputou a Premier League até perto do final; a Fiorentina de Paulo Sousa, que quebrou um pouco na segunda volta, mas que fez um excelente campeonato; e o West Ham, que conseguiu o sétimo lugar em Inglaterra.

    Barcelona e Athletic Bilbao surgem também como equipas que fizeram mais pontos do que o custo dos seus plantéis deixaria antever, mas isso deve-se, em parte, ao facto de serem clubes que contam com vários jogadores da formação, fazendo com que o custo do seu plantel não corresponda ao seu valor real.

    surpresas

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Eduardo Botelho
    Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
    Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.