Os 5 melhores avançados do século, até agora

5.

Robert Lewandowski – Corria o ano de 2015. Pep Guardiola, na altura treinador do Bayern Munique, via-se a perder em casa diante do fortíssimo Wolfsburgo. Ao intervalo, olhou para o banco e decidiu que ia tirar Thiago para colocar Lewandowski. Ao minuto 60, o Bayern ganhava por 5-1: o polaco marcou 5 golos em 9 minutos.

Depois de duas épocas ao serviço do Lech Poznan, onde marcou 32 golos em 58 jogos, os olheiros do Borussia Dortmund decidiram trazer o ainda jovem Robert Lewandowski para a Alemanha. Não sabiam, contudo, que dali vinha um dos melhores pontas de lança da geração que estamos a viver.

Às ordens de Jürgen Klopp, Lewandowski jogou ao mais alto nível, em Dortmund, por quatro épocas. Foi a principal figura da equipa do bicampeonato dos auri-negros em 2011 e 2012. Ganhou ainda uma Taça da Alemanha, também em 2012, e foi o melhor marcador dessa competição.

Ainda em Dortmund, perde uma final da Champions em 2013 diante do Bayern, e, até agora, não voltou a jogar mais nenhuma.

Foram 103 golos em 187 jogos de BVB ao peito, antes de trocar o amarelo e negro pelo vermelhão.

Em 2014, e depois de se sagrar o melhor marcador da Bundesliga pela primeira vez, o ponta-de-lança com 26 anos, e avaliado em 50 milhões de euros, assina pelo Bayern a custo zero. Um dos melhores negócios que os bávaros fizeram até hoje.

Em Munique, sagra-se campeão da Alemanha em cinco ocasiões, ganha duas taças e é três vezes o melhor marcador da Liga.

278 jogos, 232 golos, 52 assistências. Números que falam por si.

Aos 31 anos, vive a melhor época da sua carreira, contando já com 27 golos em 26 jogos na Bundesliga. Está muito perto de ultrapassar a sua melhor marca de 30 golos para o campeonato numa só época.

Lewandowski tem também 61 golos pela Seleção polaca, quase o triplo dos do segundo classificado desta lista, Jakub Błaszczykowski, com “apenas” 21.

Em toda a sua carreira, contabiliza um grande total de 691 jogos e 458 golos.

Diogo Dá Mesquita
Diogo Dá Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Jornalismo pela Universidade Católica. Também tirou o curso de árbitro na Associação de Futebol de Lisboa. Tinha 8 anos quando começou a perceber a emoção que o desporto movia. No espaço de quinze dias, observou a família a chorar de alegria o golo do Miguel Garcia em Alkmaar, a tristeza da derrota em Alvalade contra o CSKA o ensurdecedor apoio dos adeptos do Liverpool enquanto perdiam a final da Liga dos Campeões por 3-0. Hoje, e cada vez mais apaixonado por futebol, continua a desenhar o seu percurso para tentar devolver a esta indústria tudo o que dela já recebeu.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.