Os 5 melhores avançados do século, até agora

3.

Ronaldo Nazário – O lendário Ronaldo começou com apenas 17 anos, quando se estreou ao serviço do Cruzeiro em 1993. Na ainda bem distante Europa, ouvia-se o rumor de que existiria um qualquer jogador brasileiro fora de série. Falava-se num jovem avançado que marcava nunca menos de um golo por jogo. Os gigantes do AC Milan, da Juventus e do Ajax rapidamente tentaram o tudo por tudo para contratar este miúdo que tanto alarido causava. Mas o prodígio optou pelo menos provável.

Ronaldo transferiu-se para o PSV em 1994, a conselho do seu compatriota e ex-artilheiro da Liga Holandesa, Romário, que lhe disse que achava que não existia sítio melhor para crescer do que o clube de Eindhoven. Dito e feito. Passou 2 anos no muito competitivo campeonato holandês, no qual jogou 57 vezes e marcou 54 golos. Foi o suficiente para convencer o todo-poderoso FC Barcelona, que quebrou o recorde de dinheiro alguma vez pago por um jogador de futebol e contratou Ronaldo por 15 milhões de euros. Isto em 1997 – o brasileiro tinha apenas 19 anos.

Apenas um ano em Barcelona bastou para que o jogador provasse ser digno de vestir o histórico blaugrana. A tal profecia de um golo por jogo continuava a ser cumprida. Disputou 49 jogos e marcou 47 golos. Nesse ano, ganhou a Taça das Taças, a Copa del Rey e a Supertaça espanhola. Venceu ainda o prémio de Melhor Jogador do Mundo. Até hoje ainda mantém o recorde: foi o jogador mais jovem de sempre a conseguir ganhar este galardão, conquistando-o com apenas 21 anos, três meses e cinco dias.

À procura dum desafio maior, Ronaldo tomou uma decisão chocante nesse verão. Pediu ao Barcelona para ser transferido para o Inter de Milão, e confessou ao diário desportivo espanhol ‘AS’ que o fez porque lhe “parecia o maior desafio possível, e que, na altura, a Serie A italiana era a melhor liga do mundo”. Esta foi a segunda vez que se quebrou o recorde de transferências por causa de Ronaldo Nazário, uma vez que os italianos tiveram de pagar 28 milhões de euros pelos serviços do avançado.

No Inter, a sorte não foi tanta. Tudo corria ainda melhor do que o esperado quando o sensacional Ronaldo sofre uma lesão que tinha tudo para acabar com a sua carreira. Segundo o fisioterapeuta que o acompanhava na altura, esta foi a pior lesão que alguma vez viu num joelho. A meio dum jogo contra a Lazio, em que já estava condicionado, a rótula de Ronaldo cedeu de forma tão macabra que acabou por ficar pendurada na sua perna.

Esta lesão afastou-o dos relvados durante mais de um ano, e mudou o resto da sua carreira. Por causa disto, não conseguiu manter os números verdadeiramente impossíveis que insistia em apresentar. Jogou 98 partidas e fez 59 golos pelos nerazzurri. Mereceu outro prémio de melhor jogador do mundo da FIFA e uma Bola de Ouro ao serviço do Inter, ambas conquistadas em 1997.

O triunfante regresso de Ronaldo estava marcado para o Mundial 2002, na Coreia do Sul. Com a espantosa contribuição de oito golos em sete jogos, o ponta-de-lança conduziu os compatriotas para a conquista do quinto mundial da história da Seleção ‘canarinha’, arrecadando ainda o troféu de melhor marcador da prova.

Esta prestação vale a Ronaldo uma transferência para o Real Madrid, que pagou 45 milhões de euros ao Inter para que o prodígio brasileiro voltasse a atormentar as defesas espanholas. No ano do seu regresso às competições de clubes, repete a proeza de 1997. Ganha o prémio de melhor jogador do mundo da FIFA e a Bola de Ouro. Pelos merengues, conquista o Mundial de Clubes, a Supertaça Europeia, uma Copa Del Rey, e duas Ligas espanholas. Era, juntamente com Zidane, a cara dos Galaticos. Jogou 177 partidas e marcou 104 golos em Madrid.

Numa fase mais avançada da carreira, jogou ainda pelo AC Milan e foi ao Corinthians pendurar as botas.

Fenomenal.

Diogo Dá Mesquita
Diogo Dá Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Jornalismo pela Universidade Católica. Também tirou o curso de árbitro na Associação de Futebol de Lisboa. Tinha 8 anos quando começou a perceber a emoção que o desporto movia. No espaço de quinze dias, observou a família a chorar de alegria o golo do Miguel Garcia em Alkmaar, a tristeza da derrota em Alvalade contra o CSKA o ensurdecedor apoio dos adeptos do Liverpool enquanto perdiam a final da Liga dos Campeões por 3-0. Hoje, e cada vez mais apaixonado por futebol, continua a desenhar o seu percurso para tentar devolver a esta indústria tudo o que dela já recebeu.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.