Os 5 melhores avançados do século, até agora

    5.

    Robert Lewandowski – Corria o ano de 2015. Pep Guardiola, na altura treinador do Bayern Munique, via-se a perder em casa diante do fortíssimo Wolfsburgo. Ao intervalo, olhou para o banco e decidiu que ia tirar Thiago para colocar Lewandowski. Ao minuto 60, o Bayern ganhava por 5-1: o polaco marcou 5 golos em 9 minutos.

    Depois de duas épocas ao serviço do Lech Poznan, onde marcou 32 golos em 58 jogos, os olheiros do Borussia Dortmund decidiram trazer o ainda jovem Robert Lewandowski para a Alemanha. Não sabiam, contudo, que dali vinha um dos melhores pontas de lança da geração que estamos a viver.

    Às ordens de Jürgen Klopp, Lewandowski jogou ao mais alto nível, em Dortmund, por quatro épocas. Foi a principal figura da equipa do bicampeonato dos auri-negros em 2011 e 2012. Ganhou ainda uma Taça da Alemanha, também em 2012, e foi o melhor marcador dessa competição.

    Ainda em Dortmund, perde uma final da Champions em 2013 diante do Bayern, e, até agora, não voltou a jogar mais nenhuma.

    Foram 103 golos em 187 jogos de BVB ao peito, antes de trocar o amarelo e negro pelo vermelhão.

    Em 2014, e depois de se sagrar o melhor marcador da Bundesliga pela primeira vez, o ponta-de-lança com 26 anos, e avaliado em 50 milhões de euros, assina pelo Bayern a custo zero. Um dos melhores negócios que os bávaros fizeram até hoje.

    Em Munique, sagra-se campeão da Alemanha em cinco ocasiões, ganha duas taças e é três vezes o melhor marcador da Liga.

    278 jogos, 232 golos, 52 assistências. Números que falam por si.

    Aos 31 anos, vive a melhor época da sua carreira, contando já com 27 golos em 26 jogos na Bundesliga. Está muito perto de ultrapassar a sua melhor marca de 30 golos para o campeonato numa só época.

    Lewandowski tem também 61 golos pela Seleção polaca, quase o triplo dos do segundo classificado desta lista, Jakub Błaszczykowski, com “apenas” 21.

    Em toda a sua carreira, contabiliza um grande total de 691 jogos e 458 golos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Dá Mesquita
    Diogo Dá Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo é licenciado em Jornalismo pela Universidade Católica. Também tirou o curso de árbitro na Associação de Futebol de Lisboa. Tinha 8 anos quando começou a perceber a emoção que o desporto movia. No espaço de quinze dias, observou a família a chorar de alegria o golo do Miguel Garcia em Alkmaar, a tristeza da derrota em Alvalade contra o CSKA o ensurdecedor apoio dos adeptos do Liverpool enquanto perdiam a final da Liga dos Campeões por 3-0. Hoje, e cada vez mais apaixonado por futebol, continua a desenhar o seu percurso para tentar devolver a esta indústria tudo o que dela já recebeu.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.