3 disputas jurídicas no mundo do futebol que não vamos esquecer

    2.

    Calciocaos Cinco dias depois de se tornar tetracampeã mundial, com a vitória sobre a França na final do Mundial de 2006, a Itália via a confirmação de um dos maiores escândalos da história do futebol. A 14 de julho de 2006 foi proferida sentença sobre um alegado esquema de manipulação de resultados que relegou a gigante Juventus FC para a segunda divisão do Campeonato Italiano e que cujo impacto ainda hoje deixa marcas no futebol transalpino.

    O esquema veio a publico através da polícia italiana, por meio de escutas telefônicas, que investigou dirigentes de clubes e do comitê de arbitragem. A Juventus FC era a principal envolvida no esquema, porque alegadamente fazia acordos com o comitê de arbitragem local, por forma a obter ajudas e benefícios nos seus jogos. Em 2005/06, a equipa de Turim tinha sido campeã com 91 pontos em 38 jornadas, tendo perdido apenas um jogo.

    Algumas das principais estrelas do atual clube de Cristiano Ronaldo acabaram por deixar o clube, assim que saiu a confirmação da sentença.

    Esta decisão foi tão marcante que o ex-lateral Gianluca Pessotto, que durante 11 anos atuou com a camisola preta e branca (e que até estava em vias de se reformar), entrou em depressão e tentou cometer suicídio, atirando-se de uma altura de 15 metros. Felizmente, não teve sucesso na sua missão e mais tarde acabaria até por assumir o comando técnico de uma das equipas de formação do clube.

    As sanções aos clubes envolvidos acabariam por ser definidas em segunda instância, sendo mais brandas do que as previstas antes deste recurso – a sanção inicial previa que o clube de Turim fosse relegado para a terceira divisão, enquanto o AC Milan, a ACF Fiorentina e a SS Lazio seriam despromovidas para a segunda divisão.

    No final, as restantes equipas mantiveram-se no principal escalão, enquanto a Juventus FC perdeu os títulos conquistados nas temporadas 2004/05 e 2005/06 e acabou despromovida para a segunda divisão na época 2006/07.

    Além da queda da Juventus FC, o então vice-campeão AC Milan foi destituído para o terceiro posto ao perder 30 pontos – mesma quantidade de pontos perdidos pela Fiorentina, que de terceira classificada passou para a nona posição e perdeu o apuramento para a Liga dos Campeões. A SS Lazio, que tinha conquistado o sexto lugar, passou para o décimo sexto posto da tabela classificativa. Além disso, os três clubes iniciaram a temporada seguinte com pontos negativos. O Reggina 1914 perdeu 15 pontos pelo envolvimento no caso.

    Com a sentença final a envolver quatro dos maiores clubes de Itália, acabou por ser criada uma supremacia do FC Internazionale Milano, que além de herdar o título de 2005/06, venceu todos os quatro títulos nacionais seguintes, e ainda a Liga dos Campeões em 2010, com José Mourinho.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Eis o novo organograma do futebol do FC Porto

    O FC Porto irá passar por algumas mudanças. André...

    FC Porto x Sporting: eis os onzes prováveis

    FC Porto e Sporting vão a jogo a partir...

    Honra, glória e muito mais em jogo | FC Porto x Sporting

    Primeira Liga, 31.ª jornada: domingo, 28 de março de...