Honra, glória e muito mais em jogo | FC Porto x Sporting

    Primeira Liga, 31.ª jornada: domingo, 28 de março de 2024, 20h30

    ANTEVISÃO: DRAGÕES PELO PÓDIO E LEÕES PELO TÍTULO NUM CLÁSSICO (AINDA MAIS) ESPECIAL

    FC Porto e Sporting entram em campo naquela que pode ser considerada a antecâmara da próxima final da Taça de Portugal, mas ainda há aspetos por definir no campeonato. Os dragões, que já não chegam ao título nem à segunda posição, precisam de confirmar o terceiro, e para isso será fundamental aproveitar a derrota do Braga na Luz, bem como não deixar o Vitória SC aproximar-se. Já o Sporting, que também já sabe que não poderá festejar no final desta ronda, tenta confirmar o mais rápido possível aquilo que já parece inevitável. Vencer no Dragão será mais um passo de gigante para a confirmação do tão ambicionado título de Campeão Nacional. Este jogo representa também o primeiro Clássico, em mais de 42 anos, sem Pinto da Costa na presidência do FC Porto.

    André Villas-Boas venceu as eleições de ontem, é o novo Presidente do clube portista, mas não é totalmente garantida a sua presença nos camarotes presidenciais do Estádio do Dragão. No entanto, o ex-treinador tem uma estreia de peso à espreita. Aliás, para além da habitual rivalidade e da atual classificação, este é outro dos temas que mais atenção desperta para este duelo, principalmente pela questão de Sérgio Conceição, que renovou recentemente até 2028 e sempre se mostrou apoiante da candidatura de Jorge Nuno Pinto da Costa. Os jogadores (e até os adeptos) têm de se abstrair de todo o burburinho à volta, mas será difícil a atual situação interna e externa do clube não pesar nesta fase.

    Não deverá haver grandes surpresas de um lado e outro e é perfeitamente expectável que ambas as equipas se mantenham fiéis aos seus princípios, ainda que Sérgio Conceição pareça ter sempre uma carta na manga para este tipo de jogos. E essa carta até pode ter o nome de Mehdi Taremi. O iraniano, que está a realizar a época bem menos conseguida desde que é jogador do FC Porto e será jogador do Inter na próxima temporada, vem de dois golos nos últimos três duelos. Taremi tem dois golos e três assistências em 12 jogos contra os leões e apenas perdeu uma vez, precisamente no último jogo.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Este será o jogo número 248 entre dragões e leões em todas as competições.
    2. No historial de confrontos, o FC Porto tem 91 vitórias, o Sporting tem 84 e somam-se ainda outros 72 empates.
    3.  Em casa, os portistas perderam apenas por 19 ocasiões, num total de 116 partidas.
    4. A maior vitória do FC Porto, em casa, perante o Sporting remonta à temporada de 1935/36. Na altura, os dragões venceram por 10-1.
    5. O melhor resultado que o Sporting conseguiu retirar do Porto foi na época de 1959/60, com uma vitória por 1-4. Nos dragões jogava José Maria Pedroto, que acabou expulso no encontro.
    6. Entre Olhanense, Académica de Coimbra, Braga, Vitória SC  e FC Porto, o histórico de Sérgio Conceição em jogos com o Sporting é favorável. O técnico português soma 10 vitórias, 13 empates e sete derrotas.
    7. Já Rúben Amorim, que só defrontou o Porto como treinador do Sporting, tem 4 vitórias, 4 empates e 6 derrotas.
    8. Nos últimos seis encontros entre ambas as equipas, o registo é de cinco vitórias para os dragões e uma para os verde e brancos.
    9. A última vez que o Sporting venceu o FC Porto duas vezes seguidas foi em 2016. Jorge Jesus era o técnico dos leões e Lopetegui/Peseiro dos azuis e brancos.
    10. Diz a história que o resultado típico entre as duas equipas é de 2-1 favorável aos dragões.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Francisco Conceição a jogar pelo FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Francisco Conceição (FC Porto)Apesar de uma época bastante atípica desde que Sérgio Conceição é técnico dos Dragões, Francisco, o filho, tem aproveitado para cimentar o seu lugar no plantel principal dos azuis e brancos. Depois de uma experiência menos positiva do jovem extremo português em Amesterdão, o ‘pequeno malabarista’ do FC Porto é, hoje, uma das maiores ameaças do ataque portista. Centro de gravidade baixo, velocidade alucinante, boa capacidade de remate e uma técnica verdadeiramente desconcertante são características muito evidentes em Francisco Conceição. A compra em definitivo do passe do jovem formado entre Alcochete e o Olival poderá motivar ainda mais jovem para esta fase final de temporada. Rúben Amorim terá de ponderar muito bem que homem utiliza para parar Conceição. Não havendo Matheus Reis a opção deverá recair sobre Nuno Santos, mas a propensão ofensiva do ala do Sporting e as suas fraquezas defensivas poderão levar o treinador do Sporting a tentar uma adaptação.

    Viktor Gyokeres pelo Sporting
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Viktor Gyokeres (Sporting) – Poucas palavras sobram para descrever a temporada absolutamente incrível que o sueco está a fazer. Gyokeres não marcava há cinco jogos, mas aproveitou o duelo teoricamente difícil contra o Vitória SC para molhar a sopa por duas vezes. Tem aparecido sempre quando a equipa mais precisa dele e parece ter também aquilo que confere um caráter divino perante a massa adepta: faz a diferença nos jogos com os grandes.

    A velocidade de Otávio e a experiência de Pepe podem ajudar o FC Porto a lidar com a fera, mas Gyokeres já provou ser capaz de superar grandes desafios. Rúben Amorim confirmou que o avançado do Sporting estava em dúvida para o Clássico e, assim sendo, se se confirmar a ausência, Sérgio Conceição tem motivos para sorrir. São 38 golos e 14 assistências em 45 jogos.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Pepe, Otávio e Wendell; Alan Varela e Nico Gonzalez; Francisco Conceição e Galeno; Mehdi Taremi e Evanilson

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Espero que finalize [eleições] da forma que eu quero e sinto que é o melhor para o nosso futuro próximo. Se não acontecer, os sócios é que decidem. Não há ressaca nenhuma, há sim o foco no jogo de amanhã».

    Sporting: Franco Israel; St. Juste, Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hjulmand, Daniel Bragança e Nuno Santos; Pote, Gyokeres e Trincão

    Treinador: Rúben Amorim

    «A importância é sempre grande, um clássico tem sempre um grande significado. Vai ser o jogo mais difícil do campeonato, por todas as condicionantes. Sabemos do clube, do treinador, não estão na luta pelo título, mas nós estamos e queremos ganhar. Temos de fazer seis pontos e queremos fazer o mais rápido possível».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 1-1 Sporting

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    AC Milan adiciona mais um médio à lista de compras para 2024/25

    O AC Milan quer contratar Sofyan Amrabat. O médio...

    PSG quer desviar jovem talento do Mónaco

    O PSG está interessado na contratação de Maghnes Akliouche....

    Neymar aponta à continuidade no Al Hilal de Jorge Jesus

    Neymar quer continuar no Al Hilal. O avançado brasileiro...