Se existe uma altura da temporada com uma maior ligação entre moda e futebol, essa altura é a pré-época. Apesar da postura adotada por uma boa fatia dos adeptos ser “desde que ganhem, até podem jogar de fato de mergulho”, a verdade é que os equipamentos lançados pelos clubes pode traduzir-se num considerável retorno financeiro e numa expansão importante da marca.
Assim, apresentamos neste artigo cinco dos mais belos equipamentos que vão “desfilar” pelos relvados na época que se avizinha. Excluímos, naturalmente, equipamentos que ainda não foram oficialmente lançados pelos clubes. Para conferir as criações menos conseguidas, acede ao nosso top dos equipamentos mais feios.
5.
Crystal Palace – Principal – A Macron pode não ser necessariamente a marca de quem se espera mais, no que toca ao design de equipamentos de futebol. No entanto, os mais recentes do Crystal Palace têm sido muito bem conseguidos e o da temporada que agora começa não é exceção.
Depois do design da temporada 23/24, com divisão a meio entre azul e vermelho, as listas verticais fazem um regresso. As cores vibrantes e os pormenores que fazem referência à águia, símbolo do clube, têm como objetivo refletir o seu espírito enérgico. A camisola conta ainda com uma inscrição que assinala os 100 anos da inauguração do ilustre Selhurst Park.
4.
Bayern Munique – Alternativo – O Bayern pretende reconquistar a Bundesliga depois de uma época claramente abaixo das expetativas e vai vestir-se para a ocasião. Os equipamentos principais também fez arregalar alguns pares de olhos, mas é no alternativo que focamos a nossa atenção.
O patrocínio e emblemas em bronze são inspirados na estátua da padroeira da Baviera, presente na cidade de Munique. Estes pormenores combinam na perfeição com o padrão de mármore escuro, conferindo ao equipamento um aspeto prestigioso e elegante.
3.
PSG – Alternativo – Os novos equipamentos alternativos do PSG vai ser utilizado nas próximas duas épocas, mas não é por isso que nos vamos fartar. Numa homenagem ao principal marco da cidade e do país (e um dos monumentos mais conhecidos mundialmente), a Nike baseou-se no modelo lançado em 1990/91.
Não foi necessário inventar no que às cores diz respeito, sendo o design tão bem conseguido. O próprio logótipo do patrocinador, em azul-escuro, incorpora-se harmoniosamente e não estraga aquele que será provavelmente um dos equipamentos recordistas em termos de vendas.
2.
Arsenal – Principal – Já começa a ser hábito. Se ter os equipamentos mais bonitos valesse títulos, os adeptos gunners viveriam certamente tempos mais felizes. Sem inventar demasiado, a Adidas consegue incorporar elementos que conferem alguma inovação e modernidade à camisola do clube londrino.
“The year of the cannon”: o emblema simplificado com o simbólico canhão, usado recentemente em equipamentos alternativos, figura no equipamento principal pela primeira vez desde a época 1989/90. Os elementos em azul-escuro substituem o dourado, que foi a principal característica distintiva do equipamento de 23/24.
Menção Honrosa
Bolonha – Principal – Como somos generosos, aqui têm um bónus. Na época em que regressa aos grandes palcos europeus, 60 anos volvidos, o Bolonha apresentou uma camisola que não tinha por onde falhar: em equipa que ganha não se mexe e as riscas largas azuis e vermelhas são um clássico.
No ano em que celebram 100 anos do seu primeiro de sete scudettos, o colarinho inclui uma inscrição em dourado onde se podem ler as datas 1925-2025. Desenhada no Valsamoggia Campus, instalação da Macron a poucos minutos da cidade de Bolonha, é notória e compreensível a atenção especial dada à indumentária do clube da cidade, numa época tem tudo para ser memorável.
1.
Estoril Praia – Principal – Terminamos em beleza e em território nacional, com um dos equipamentos mais belos dos últimos tempos. Depois de não ter lançado uma “nova pele” para o Estoril Praia na época 2023/24, a Kappa tratou de se esmerar e de fazer por recuperar algum do lucro que foi eventualmente perdido.
Com um look que nos transporta até aos anos 90, a camisola principal da equipa da linha de cascais é apreciada de forma quase unânime. Os vários símbolos Omini (associados à icónica marca italiana), no topo das mangas, são uma receita que não falha e o colarinho em V também não destoa. O emblema monocromático é o único pormenor passível de discussão, sem ser suficiente para tirar este equipamento do lugar cimeiro do top.