Diogo Gonçalves: O alentejano atrás do “American Dream” da MLS

- Advertisement -

Diogo Gonçalves. Nasceu em Almodôvar, região do Alentejo que pertence ao distrito de Beja, Diogo António Cupido Gonçalves, de seu nome, que aos 27 anos de idade, acaba de aterrar nos Estados Unidos da América, em busca do sonho americano. A equipa escolhida pelo ala português é o Real Salt Lake, que ocupa neste momento a terceira posição na Conferência Oeste da MLS, apenas atrás dos dois gigantes de Los Angeles.

Mas o que é que faz um jogador de futebol mudar-se do frio de Copenhaga para as planícies áridas de Utah? Bem quanto a isto, apenas Diogo Gonçalves é que sabe as suas verdadeiras motivações, no entanto, parece-me uma opção de carreira bastante interessante, até pelas suas próprias características enquanto jogador, tendo em conta que pode beneficiar do futebol com mais espaço da MLS.

Chegou muito cedo a um dos maiores clubes portugueses, o Benfica, onde fez toda a formação, essencialmente como extremo direito, rumando depois a Inglaterra numa primeira fase, onde representou o histórico Nottingham Forest. aterrando posteriormente em Famalicão, naquela que foi a época que lhe valeu o bilhete de regresso à casa mãe, para atuar pelos encarnados. Nunca se percebeu bem a sua posição em campo, se era médio ala, extremo ou até lateral, como no Benfica de Jesus, no famoso sistema de três centrais. 

Sempre olhei para Diogo Gonçalves tendo o exemplo de outros jogadores semelhantes que fizeram uma boa carreira em posições mais recuadas no campo, como os casos de Ricardo Pereira ou até Fábio Coentrão que, não sendo excessivamente dotados tecnicamente, conseguiram aprimorar as suas características defensivas e, com isso, tornarem-se valores seguros da posição. No caso de Diogo Gonçalves, parece-me que a sua evolução não correu como esperado, e até o próprio momento que a equipa encarnada vivia na altura, não era propriamente propício, daí a sua saída para a Dinamarca onde, até então representou o Copenhaga, com bastante sucesso devo dizê-lo.

Acontece inúmeras vezes, todos os dias, portugueses a conquistarem o mundo, e no futebol é bastante propício isto acontecer. Diogo era uma das referências da equipa dinamarquesa, mas chega agora aos Estados Unidos da América, país onde já brilharam nomes como Nani, Abel Xavier, Nuno Santos, André Horta, enfim entre outros, com a pesada camisola 10 dos Real Salt Lake, o que por si só já implica sempre uma certa pressão extra, mas também pelas fortes aspirações do conjunto americano, que se vê envolvido nas posições de acesso ao playoff da sua conferência, e que por isso têm condições para lutar por títulos. 

Como já referi anteriormente, se fosse jogador de futebol acredito que escolhia os Estados Unidos como uma das etapas da minha carreira, não só porque a cultura em geral me fascina, para além de todas as paisagens e vida extra campo, mas essencialmente pela aposta que os americanos estão a realizar, ano após ano, no “soccer“, com projetos orientados para o sucesso, para o bem estar financeiro e desportivo, mas também para a própria evolução dos jogadores, fator que tem sido imensamente explorado por todas as equipas americanas. A MLS é, cada vez mais, uma liga muito atrativa para jovens jogadores e já deixou de ser, há muito, uma liga para o fim de carreira de alguns jogadores consagrados, e outros nem tanto. Para terminar, acredito que a aventura de Diogo tem tudo para correr bem porque vai beneficiar da sua rapidez, capacidade de progressão com bola, capacidade nas bolas paradas e ainda alguma irreverência que imprime no seu jogo para ter todo o sucesso que merece e que deseja.

Até já Diogo Gonçalves, ou como se diz na América “see ya“!

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto com baixa importante no último treino de preparação para o jogo com o Rangers

Diogo Costa foi a grande baixa no treino FC Porto desta quarta-feira. Francesco Farioli chamou três jovens da equipa B.

Exclusivo Bola na Rede: «Jogar diante do seu público é sempre uma grande vantagem para o Athletic»

Pablo Fuentenebro, jornalista do Diario As esteve à conversa com o Bola na Rede, com o Athletic x Sporting a ser o tema de relevo.

Champions League: Eis os onzes prováveis do Athletic x Sporting

O Sporting defronta o Athletic no Estádio San Mamés, encontro referente à 8ª. jornada da fase regular da Champions League.

Benfica x Real Madrid: Eis os onzes prováveis para a última jornada da fase regular da Champions League

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz, no encontro da 8.ª e última jornada da fase regular da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica afasta-se da corrida por Stije Resink e o médio já não deve sair do Groningen em janeiro

Stije Resink já não deverá reforçar o Benfica. O Groningen permaneceu irredutível face a uma possível saída do médio neerlandês.

Javi García recorda passagem pelo Benfica como jogador e treinador: «Foi uma das decisões mais felizes da minha vida»

Javi García recordou a sua carreira no Real Madrid e no Benfica e falou sobre os momentos que marcaram a sua passagem pelos dois clubes.

José Sá pode deixar o Wolverhampton para rumar a outra equipa da Premier League

O futuro de José Sá no Wolverhampton está em dúvida. O guarda-redes internacional português está na mira do Nottingham Forest.