Diogo Gonçalves: O alentejano atrás do “American Dream” da MLS

- Advertisement -

Diogo Gonçalves. Nasceu em Almodôvar, região do Alentejo que pertence ao distrito de Beja, Diogo António Cupido Gonçalves, de seu nome, que aos 27 anos de idade, acaba de aterrar nos Estados Unidos da América, em busca do sonho americano. A equipa escolhida pelo ala português é o Real Salt Lake, que ocupa neste momento a terceira posição na Conferência Oeste da MLS, apenas atrás dos dois gigantes de Los Angeles.

Mas o que é que faz um jogador de futebol mudar-se do frio de Copenhaga para as planícies áridas de Utah? Bem quanto a isto, apenas Diogo Gonçalves é que sabe as suas verdadeiras motivações, no entanto, parece-me uma opção de carreira bastante interessante, até pelas suas próprias características enquanto jogador, tendo em conta que pode beneficiar do futebol com mais espaço da MLS.

Chegou muito cedo a um dos maiores clubes portugueses, o Benfica, onde fez toda a formação, essencialmente como extremo direito, rumando depois a Inglaterra numa primeira fase, onde representou o histórico Nottingham Forest. aterrando posteriormente em Famalicão, naquela que foi a época que lhe valeu o bilhete de regresso à casa mãe, para atuar pelos encarnados. Nunca se percebeu bem a sua posição em campo, se era médio ala, extremo ou até lateral, como no Benfica de Jesus, no famoso sistema de três centrais. 

Sempre olhei para Diogo Gonçalves tendo o exemplo de outros jogadores semelhantes que fizeram uma boa carreira em posições mais recuadas no campo, como os casos de Ricardo Pereira ou até Fábio Coentrão que, não sendo excessivamente dotados tecnicamente, conseguiram aprimorar as suas características defensivas e, com isso, tornarem-se valores seguros da posição. No caso de Diogo Gonçalves, parece-me que a sua evolução não correu como esperado, e até o próprio momento que a equipa encarnada vivia na altura, não era propriamente propício, daí a sua saída para a Dinamarca onde, até então representou o Copenhaga, com bastante sucesso devo dizê-lo.

Acontece inúmeras vezes, todos os dias, portugueses a conquistarem o mundo, e no futebol é bastante propício isto acontecer. Diogo era uma das referências da equipa dinamarquesa, mas chega agora aos Estados Unidos da América, país onde já brilharam nomes como Nani, Abel Xavier, Nuno Santos, André Horta, enfim entre outros, com a pesada camisola 10 dos Real Salt Lake, o que por si só já implica sempre uma certa pressão extra, mas também pelas fortes aspirações do conjunto americano, que se vê envolvido nas posições de acesso ao playoff da sua conferência, e que por isso têm condições para lutar por títulos. 

Como já referi anteriormente, se fosse jogador de futebol acredito que escolhia os Estados Unidos como uma das etapas da minha carreira, não só porque a cultura em geral me fascina, para além de todas as paisagens e vida extra campo, mas essencialmente pela aposta que os americanos estão a realizar, ano após ano, no “soccer“, com projetos orientados para o sucesso, para o bem estar financeiro e desportivo, mas também para a própria evolução dos jogadores, fator que tem sido imensamente explorado por todas as equipas americanas. A MLS é, cada vez mais, uma liga muito atrativa para jovens jogadores e já deixou de ser, há muito, uma liga para o fim de carreira de alguns jogadores consagrados, e outros nem tanto. Para terminar, acredito que a aventura de Diogo tem tudo para correr bem porque vai beneficiar da sua rapidez, capacidade de progressão com bola, capacidade nas bolas paradas e ainda alguma irreverência que imprime no seu jogo para ter todo o sucesso que merece e que deseja.

Até já Diogo Gonçalves, ou como se diz na América “see ya“!

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: está garantido um regresso para 2026/27

O Benfica prepara-se para voltar a contar com Tiago Gouveia no seu plantel, pelo menos para realizar a pré-temporada.

Real Madrid conquista a Youth League após bater o Club Brugge nos pénaltis

Real Madrid é o novo vencedor da Youth League. Os merengues empataram a um golo com o Club Brugge no tempo regulamentar e acabaram por vencer a partida nos pénaltis.

Liga Canadiana testa nova “Lei Wenger” proposta por Arsène Wenger

A Liga Canadiana de futebol testou, pela primeira vez, uma nova regra do fora de jogo, inspirada numa proposta do antigo treinador Arsène Wenger.

Gheorghe Hagi regressa ao cargo de selecionador da Roménia passados mais de 20 anos

Gheorghe Hagi é o novo selecionador da Roménia. O treinador volta assim ao cargo passado 25 anos e sucede a Mircea Lucescu.

PUB

Mais Artigos Populares

Wenderson Galeno marca e Al Ahli garante lugar na final da Champions Asiática

O Al Ahli derrotou o Vissel Kobe por duas bolas a uma esta segunda-feira, garantindo um lugar na final da Champions Asiática.

Atenção, Sporting: Yeremay Hernández volta a ganhar estatuto

Yeremay Hernández está de volta a titularidade no Deportivo de La Coruña, depois de cinco jogos a saltar do banco de suplentes.

Fotis Ioannidis não vai ser operado e pode ir a jogo frente ao Tondela

Fotis Ioannidis prepara-se para regressar aos terrenos de jogo pelo Sporting, escapando a uma operação que terminaria com a sua época.