Maratona ou Sprint? | A reta final na corrida pelo título nas cinco principais ligas europeias

ESPANHA: REGRESSO A BARCELONA

O Dia do Pai tratou de acabar com as dúvidas: o Barcelona regressou ao topo de Espanha e embalou para o título. A vitória no El Clássico abriu um fosso de 12 pontos de distância para os eternos rivais de Madrid que é, à partida, suficiente para os culés garantirem o título.

Depois da tempestade – maus resultados na Europa (ainda a serem resolvidos), grave crise financeira, saída de Messi, perda de identidade – a bonança parece estar mesmo para chegar e o barco do Barcelona navega em águas mais calmas. A formação voltou a dar frutos – Baldé e Gavi são titulares indiscutíveis (além do menino Pedri, atormentado por lesões) – e Xavi tratou-se de dar ao clube uma nova identidade.

Não é o Barcelona de Guardiola. Entre a euforia importa manter alguma clarividência e deixar bem claro que o Barça de Xavi está ainda bem longe do que tinha Xavi no meio-campo – qualidade, regularidade, consistência e brilhantismo. Mas também não tem de o ser. Com Xavi o Barcelona não é tão dominador, não é um rolo compressor nem vence todos os jogos de goleada. É o clube da consistência defensiva – ajuda ter Ter Stegen numa forma tremenda – da chegada por fora de Baldé e Dembelé/Raphinha e do quadrado do meio-campo com Gavi a partir da esquerda para o centro. São apenas nove golos sofridos em vinte seis jogos. 

Ainda com a segunda meia-final da Copa do Rey em andamento (vitória do Barcelona fora por 1-0 na primeira mão), o Barcelona não tem um calendário fácil: Atlético de Madrid, Bétis, Real Sociedad e Celta de Vigo. No entanto, o Real Madrid também tem um calendário apertado ao qual se juntam os confrontos para a Liga dos Campeões, competição primordial dos merengues. Depois da destruição, Xavi voltou a unir os cacos e o Barcelona já tem de novo corpo e competitividade. Aos poucos vai-se reerguendo.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Pablo Rosario a um passo do FC Porto: quem é o novo médio dos dragões?

Pablo Rosario está muito perto de assinar pelo FC Porto, deixando o Nice em definitivo para se juntar novamente a Francesco Farioli atual técnico dos dragões.

José Mourinho indicou que não conhece vice-presidente do Fenerbahçe mas fotos provam o contrário

José Mourinho indicou durante a antevisão da partida frente ao Benfica que não conhece Hamdi Akin, mas existem fotos que os colocam juntos.

Estugarda obrigado a ir às grandes penalidades para vencer Braunschweig

O Estugarda conseguiu o apuramento para a segunda eliminatória da Taça da Alemanha, depois de vencer o Braunschweig.

Pafos conquista apuramento para a Champions League

O Pafos e o Estrela Vermelha empataram a uma bola durante esta terça-feira e os cipriotas conseguiram apurar-se para a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton segue em frente na Taça da Liga Inglesa com golo de Rodrigo Gomes

O Wolverhampton está apurado para a fase seguinte da Taça da Liga Inglesa, depois de vencer por 3-2 o West Ham United.

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

Pablo Rosario é reforço do FC Porto e deixa o Nice

Pablo Rosario vai ser confirmado em breve como novo reforço do FC Porto. O médio vai abandonar o Nice nos próximos dias. O jogador vai realizar os testes médicos pelos leões.