Maratona ou Sprint? | A reta final na corrida pelo título nas cinco principais ligas europeias

ESPANHA: REGRESSO A BARCELONA

O Dia do Pai tratou de acabar com as dúvidas: o Barcelona regressou ao topo de Espanha e embalou para o título. A vitória no El Clássico abriu um fosso de 12 pontos de distância para os eternos rivais de Madrid que é, à partida, suficiente para os culés garantirem o título.

Depois da tempestade – maus resultados na Europa (ainda a serem resolvidos), grave crise financeira, saída de Messi, perda de identidade – a bonança parece estar mesmo para chegar e o barco do Barcelona navega em águas mais calmas. A formação voltou a dar frutos – Baldé e Gavi são titulares indiscutíveis (além do menino Pedri, atormentado por lesões) – e Xavi tratou-se de dar ao clube uma nova identidade.

Não é o Barcelona de Guardiola. Entre a euforia importa manter alguma clarividência e deixar bem claro que o Barça de Xavi está ainda bem longe do que tinha Xavi no meio-campo – qualidade, regularidade, consistência e brilhantismo. Mas também não tem de o ser. Com Xavi o Barcelona não é tão dominador, não é um rolo compressor nem vence todos os jogos de goleada. É o clube da consistência defensiva – ajuda ter Ter Stegen numa forma tremenda – da chegada por fora de Baldé e Dembelé/Raphinha e do quadrado do meio-campo com Gavi a partir da esquerda para o centro. São apenas nove golos sofridos em vinte seis jogos. 

Ainda com a segunda meia-final da Copa do Rey em andamento (vitória do Barcelona fora por 1-0 na primeira mão), o Barcelona não tem um calendário fácil: Atlético de Madrid, Bétis, Real Sociedad e Celta de Vigo. No entanto, o Real Madrid também tem um calendário apertado ao qual se juntam os confrontos para a Liga dos Campeões, competição primordial dos merengues. Depois da destruição, Xavi voltou a unir os cacos e o Barcelona já tem de novo corpo e competitividade. Aos poucos vai-se reerguendo.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal falhou contratação de avançado português antes de fechar Darwin Núñez

Gonçalo Ramos rejeitou uma mudança para a Arábia Saudita. Al Hilal acabou por fechar contratação de Darwin Núñez.

Franjo Ivanovic estreia-se a marcar pelo Benfica na Champions League

O Benfica está a vencer o Nice por 1-0 na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League. Franjo Ivanovic estreia-se a marcar.

Manchester United de Ruben Amorim já conhece o preço de alvo para o meio-campo: 115 milhões de euros

O Manchester United demonstrou interesse na contratação de Carlos Baleba. Brighton quer travar a saída do médio neste verão.

Fechado: Darwin Núñez vai mesmo trocar Liverpool pelo Al Hilal

Darwin Núnez vai ter novo desafio na carreira. Ex-Benfica prepara-se para trocar Liverpool pelo Al Hilal neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas entre as figuras presentes no velório de Jorge Costa no Estádio do Dragão

Frederico Varandas esteve no Estádio do Dragão para prestar condolências devido à morte de Jorge Costa. Eis quem mais.

Manchester United de Ruben Amorim avança por médio que atua na Premier League

O Manchester United está interessado em Carlos Baleba. Red Devils entram em contacto com a comitiva do médio do Brighton.

Arsenal derrotado pelo Villarreal na primeira titularidade de Viktor Gyokeres

O Arsenal perdeu esta quarta-feira com o Villarreal por 3-2 num jogo particular. Viktor Gyokeres estreou-se a titular.