Maratona ou Sprint? | A reta final na corrida pelo título nas cinco principais ligas europeias

ESPANHA: REGRESSO A BARCELONA

O Dia do Pai tratou de acabar com as dúvidas: o Barcelona regressou ao topo de Espanha e embalou para o título. A vitória no El Clássico abriu um fosso de 12 pontos de distância para os eternos rivais de Madrid que é, à partida, suficiente para os culés garantirem o título.

Depois da tempestade – maus resultados na Europa (ainda a serem resolvidos), grave crise financeira, saída de Messi, perda de identidade – a bonança parece estar mesmo para chegar e o barco do Barcelona navega em águas mais calmas. A formação voltou a dar frutos – Baldé e Gavi são titulares indiscutíveis (além do menino Pedri, atormentado por lesões) – e Xavi tratou-se de dar ao clube uma nova identidade.

Não é o Barcelona de Guardiola. Entre a euforia importa manter alguma clarividência e deixar bem claro que o Barça de Xavi está ainda bem longe do que tinha Xavi no meio-campo – qualidade, regularidade, consistência e brilhantismo. Mas também não tem de o ser. Com Xavi o Barcelona não é tão dominador, não é um rolo compressor nem vence todos os jogos de goleada. É o clube da consistência defensiva – ajuda ter Ter Stegen numa forma tremenda – da chegada por fora de Baldé e Dembelé/Raphinha e do quadrado do meio-campo com Gavi a partir da esquerda para o centro. São apenas nove golos sofridos em vinte seis jogos. 

Ainda com a segunda meia-final da Copa do Rey em andamento (vitória do Barcelona fora por 1-0 na primeira mão), o Barcelona não tem um calendário fácil: Atlético de Madrid, Bétis, Real Sociedad e Celta de Vigo. No entanto, o Real Madrid também tem um calendário apertado ao qual se juntam os confrontos para a Liga dos Campeões, competição primordial dos merengues. Depois da destruição, Xavi voltou a unir os cacos e o Barcelona já tem de novo corpo e competitividade. Aos poucos vai-se reerguendo.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot confirma baixas no Liverpool e faz a antevisão do jogo frente ao Chelsea: «Estamos a tentar encontrar formas de ser melhores»

Arne Slot deu declarações à imprensa antes do confronto frente ao Chelsea para a Premier League e revelou estados físicos de jogadores.

Como e onde ver a 3ª eliminatória da Taça de Portugal: eis os horários e todos os jogos com transmissão televisiva

Já são conhecidos os horários dos jogos com transmissão televisiva na 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Não percas nenhuma informação.

Rodrigo Bentancur assina novo contrato com o Tottenham

O médio uruguaio, Rodrigo Bentancur, renovou contrato com o Tottenham, após 5 temporadas ao serviço do clube londrino.

Bayer Leverkusen prolonga contrato de Exequiel Palacios até 2030

O médio argentino, Exequiel Palacios, renovou contrato com o Bayer Leverkusen até 2030, depois de sete temporadas no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniele De Rossi rescinde com a AS Roma um ano depois de ser despedido

O antigo capitão da AS Roma, Daniele De Rossi treinou o clube entre janeiro e setembro de 2024 e só agora chegou a acordo para rescisão.

Já há estádio para o Celoricense x FC Porto da Taça de Portugal

O Celoricense x FC Porto, duelo da Taça de Portugal, será jogado em Barcelos. Jogo ficou marcado para o dia 18 de outubro, sábado.

Mudanças no futebol brasileiro: 2026 terá novo calendário e mudanças nas competições

A CBF anunciou, esta quarta-feira, mudanças que incluem um novo calendário, diminuição dos estaduais e aumento da duração do Brasileirão.