📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O futebol sob o ponto de vista de um Feiticeiro

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalQuaresma é daqueles que integram o restrito lote de fantasistas que conseguem transformar um retângulo verde num romance em movimento.

Aquando da sua aparição na equipa principal do Sporting, o então treinador Laszlo Boloni instado a falar sobre o craque português foi claro: “É um pouco especial. Será sempre um jogador que tentará seguir o seu caminho, vai continuar sempre com os seus princípios”.

A caminhada deste predestinado começara em Israel. Corria a temporada de 1999/2000. Quaresma levou a sua varinha de condão na mala, e foi figura de proa da seleção portuguesa que conquistou o Campeonato Europeu de Sub-16, tendo marcado o golo solitário com que Portugal bateu a República Checa na final. Foi eleito o melhor jogador desse torneio!

Rapidamente ascendeu à equipa principal do Sporting, e em tão tenra idade o seu talento era tema de conversa um pouco por todo o lado. Este não enganava. Dono de uma personalidade muito forte, o Mustang – alcunha dada por Boloni numa clara alusão ao seu espírito indomável em campo – enfrentava os “graúdos”, fintando-os, um, dois, e mais viessem, sempre com a postura “provocador”, e “arrogante” próprias de um talento invulgar.

A verdade é que o Sporting era demasiado pequeno para o seu talento e acabaria por rumar a Barcelona, onde recebeu a alcunha de Harry Potter. Depois de uma pré-época prometedora nos Estados Unidos, a verdade é que não conseguiu singrar na cidade Condal, tendo regressado a Portugal, para representar o FC Porto, num negócio que envolveu a saída de Deco para o Barça.

Herdou a camisola “10” do mágico, e recuperou a alegria na Invicta. O mundo do futebol voltou a poder disfrutar da sua magia. Conquistou a Taça Intercontinental, e três títulos de campeão nacional, tendo finalmente correspondido em campo com todo o talento que tinha.

Quaresma Intercontinental
Conquista da Taça Intercontinental, em 2004, contra o Once Caldas (8-7 após g.p.). Quaresma marcou o 3º penalti
Fonte: EPA

Antes de abandonar os azuis e brancos, Jesualdo Ferreira deu o mote para que qualquer treinador pudesse retirar o máximo rendimento de Quaresma, apesar de ninguém parecer estar interessado em tão sábias palavras: “Não quero que ele mude a sua personalidade e características individuais, caso contrário transforma-se num jogador mediano em vez do génio que é.”

Nem a propósito, à semelhança do que tinha sucedido em Barcelona, também não foi feliz em Milão, pese embora tenha conquistado a Liga dos Campeões. Depois da falta de paciência que evidenciou em Barcelona por acreditar que o seu talento era garante de um lugar no 11, as exigências táticas impostas por Mourinho não eram do seu agrado. Chegava a casa, revia os jogos, e não se identificava com o que via. Não se reconhecia em campo. Aquele não era Quaresma. Aquele era um jogador mediano. Voltou a sair, por empréstimo para outro gigante do futebol mundial: o Chelsea! E voltou a não correr bem. A sua varinha andava perdida algures num baú, longe dos grandes palcos.

Muitos foram aqueles que nesta altura vaticinaram o fim de Quaresma, e que não raras as vezes foram impiedosos no tom das críticas que lhe eram dirigidas. Mas o craque “Será sempre um jogador que tentará seguir o seu caminho, vai continuar sempre com os seus princípios”.

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo médio do Atlético Madrid critica atitude de Vinícius Júnior no Real Madrid x Barcelona: «Inaceitável e egocêntrica»

Gabi analisou a reação de Vinícius Júnior à substituição feita por Xabi Alonso durante a segunda parte do clássico entre Real Madrid e Barcelona.

Uma noite cheia de emoção na NHL

Nesta passada terça-feira, a NHL regressou ao seu anual...

Emerson Palmieri recorda expulsão frente ao Sporting: «Interpretei mal a situação»

Emerson Palmieri lamentou a expulsão no Sporting x Marselha. O encontro da Champions League terminou com a vitória dos leões por 2-1.

Boavista desiste da I Divisão da AF Porto após falta de comparência a 5 jogos

O Boavista decidiu desistir da Primeira Divisão da AF Porto, depois de somar cinco faltas de comparência ao longo da presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Renan Lodi oferecido ao Benfica para reforçar o lado esquerdo da defesa a custo zero

Renan Lodi foi colocado na rota do Benfica. Defesa lateral está sem clube e foi oferecido ao emblema encarnado.

Sporting detalha todas as transferências de 2025: da venda de Viktor Gyokeres à possível contratação mais cara da história

O Sporting revelou os detalhes das transferências dos dois mercados de 2025. Luis Suárez pode tornar-se a contratação mais cara dos leões.

Rui Miguel revela jogador mais difícil que enfrentou no futebol nacional: «Podia dizer-te o Aimar, Hulk ou James Rodríguez, mas…»

Em entrevista ao Bola na Rede, Rui Miguel fez um balanço da sua carreira profissional, abordando o percurso no futebol nacional e internacional.