A origem das 5 maiores rivalidades do futebol mundial

2. FC Barcelona x Real Madrid CF – Rivalidade milionária no país de nuestros hermanos

Talvez não haja maior constelação de estrelas do que aquela que as bancadas dos estádios Santiago Bernabéu e Camp Nou nos habituaram ao longo dos anos. Visto por muitos como o maior de todos os clássicos, “El Clásico”, como é habitualmente denominado, é sinónimo de espetacularidade. O encontro onde os melhores do mundo jogam contra os melhores do mundo.

E mais do que uma rivalidade histórica, esta é uma rivalidade cultural e política que tem marcado fortemente o país de “Nuestros Hermanos”. É um dos vários palcos das reivindicações independentistas da Catalunha, e também um momento de afirmação do centralismo de Madrid.

O símbolo maior do nacionalismo catalão foi fundado por estrangeiros (mas não castelhanos!), enquanto por sua vez o Real Madrid teve como fundador e primeiro Presidente um catalão natural de Barcelona, em curiosa inversão de papéis.

Desde então, a história de ambos os clubes escreveu-se com o contributo de alguns dos melhores praticantes que a modalidade já assistiu: se os merengues contaram com nomes como Puskas, Di Stéfano, Ronaldo, Raúl González ou Cristiano Ronaldo, o percurso dos blaugrana foi evangelizado pela magia de Diego Armando Maradona, Cruijff, Ronaldinho Gaúcho ou Lionel Messi.

Em termos numéricos, no confronto direto, o Real Madrid apresenta uma ligeira vantagem, registando 98 triunfos, contra 96 dos catalães, para além de 52 empates, num total de 246 jogos. Um duelo de colossos que continuará, certamente, a exacerbar paixões em toda a Espanha e em todo o Mundo.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diretor desportivo do Lecce revela como descobriu Morten Hjulmand: «É extraordinário em todos os sentidos»

Morten Hjulmand trocou o Lecce pelo Sporting em 2023. Pantaleo Corvino, diretor desportivo do clube italiano, deixou elogios ao médio.

João Félix é o 4.º jogador que mais dinheiro movimentou na história: Eis o top-10

João Félix já fez movimentar cerca de 225,7 milhões de euros. Cristiano Ronaldo está no pódio e Neymar Júnior lidera a lista.

Pedro Proença comenta ausência de Cristiano Ronaldo no funeral de Diogo Jota: «Foi das pessoas que mais sentiu»

Pedro Proença deu uma entrevista ao Expresso. Presidente da FPF falou sobre ausência de Cristiano Ronaldo no funeral de Diogo Jota.

Alejandro Garnacho quer trocar Manchester United por outro gigante da Premier League

Alejandro Garnacho está na porta de saída do Manchester United. Extremo argentino quer mudança para o Chelsea.

PUB

Mais Artigos Populares

Custaram mais de 55 milhões de euros e o Manchester City pode emprestá-los ao Girona

O Manchester City pode emprestar Vítor Reis e Claudio Echeverri ao Girona. Já há acordo para ceder o defesa brasileiro.

Atenção, Benfica: Nice pode perder avançado para a Turquia

O Nice é o adversário do Benfica na terceira pré-eliminatória da Champions League. Jérémie Boga, avançado, pode rumar à Turquia.

Everton prepara oferta superior aos 31 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Everton está muito interessado numa possível contratação de Tyler Dibling ao Southampton. Nova oferta a ser preparada.