A origem das 5 maiores rivalidades do futebol mundial

    5. Panathinaikos OA x Olympiacos F.C. – A maior rivalidade grega

    A batalha dos Eternos Inimigos. A histórica e ancestral rivalidade entre os dois emblemas helénicos assenta, fundamentalmente, em diferenças sociais e culturais, desde os primeiros anos de existência de ambos os clubes.

    O Panathinaikos nasceu na capital, no centro de Atenas, e desde a primeira hora que se identificou com a melhor sociedade e a burguesia ateniense. O Olympiacos, por sua vez, nasceu no Pireu, o célebre porto de Atenas, atraindo a população mais humilde – na sua esmagadora maioria operários fabris ou trabalhadores da estiva.

    Esta conjuntura sempre se manteve no processo evolutivo dos dois clubes, ditando uma acérrima rivalidade entre ambos – que se foi diluindo com o tempo, sendo que, atualmente, a diferença social entre adeptos se dissipou.

    Em termos práticos, o Olympiacos sempre se afirmou como o conjunto mais glorioso, comparativamente com o velho rival, e tem registado uma verdadeira hegemonia – desde 2000 são já 17 os títulos conquistados e comandados pelo técnico português, Pedro Martins, prometem não ficar por aqui…

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Fábio Pereira Lopes
    Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
    O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.