Rafael Leão | Um trajeto sempre em ascensão

    A carreira de Rafael Leão começou na formação do Amora FC, mas foi no Sporting CP que completou a maior parte da preparação até ao escalão sénior. Contudo, só representou a equipa principal dos leões em cinco ocasiões, na temporada 2017/18. Foi lançado pela mão de Jorge Jesus e logo se percebeu que podia ser um talento precoce e especial.

    Em maio de 2018, deu-se a invasão à academia de Alcochete. Rafael Leão rescindiu unilateralmente com o Sporting na sequência desses acontecimentos. Assinou, em seguida, pelo LOSC Lille. Em 2019, explicou o que o levou a rescindir com os leões: «Foi por causa dos acontecimentos com os adeptos. Foi um período difícil. Não estavam reunidas as condições para continuar. Não me sentia seguro. O que se passou foi lamentável. Eu não podia ficar.» Esta situação não escapou a muita polémica. O Tribunal Arbitral do Desporto julgou a rescisão como ilícita e condenou o atleta a pagar 16,5 milhões de euros ao clube de Alvalade.

    Desportivamente, o projeto montado por Luís Campos no Lille foi uma boa rampa de lançamento a nível internacional para o atacante. Na mesma altura, vários virtuosos despontaram na Liga Francesa. É um campeonato que valoriza características como as de Rafael Leão: velocidade, ousadia, espontaneidade.

    Um ano depois, o rendimento do extremo esquerdo em França motivou um investimento de 29,5 milhões de euros da parte do AC Milan para o recrutar. A idade não foi entrave para o avançado começar a aparecer ao lado do veterano Zlatan Ibrahimovich na dianteira. Ainda assim, na primeira temporada em Itália, o português não foi figura de proa.

    Com a chegada de Stefano Pioli ao comando dos rossoneri, Rafael Leão ganhou maior protagonismo, nomeadamente jogando a partir da ala esquerda, onde consegue fazer melhor uso da sua capacidade de desequilíbrio e arranque. Na época passada disputou 40 encontros, apontou sete golos e contabilizou seis assistências.

    Repare-se na diferença para esta temporada, onde marcou 14 golos e somou 12 assistências em 42 partidas. Tornou-se muito claro este ano o super atleta que é o português, com uma capacidade de arranque estonteante que deixa para trás qualquer adversário – e por vezes mais do que um. A isto juntou a boa definição das jogadas. O título de melhor jogador da Serie A 2021/2022 é inteiramente justificado.

    Está a ser reportado pela Gazzetta dello Sport o interesse do Real Madrid CF no passe do atacante. Depois de falharem a contratação de Kylian Mbappé ao Paris Saint-Germain, os merengues viram-se agora para Rafael Leão e estão dispostos a chegar aos 120 milhões de euros.

    Não haja dúvida de que seria um grande passo, que colocaria o talento do português à prova num emblema ainda maior, mas onde a concorrência seria de grande nível também. Vinícius Júnior atua na mesma posição, partilha algumas das características de Leão e está numa fase muito boa da sua evolução.

    A intenção do Milan é renovar o contrato do avançado até 2026, pois o vínculo termina em 2024. Paolo Maldini, diretor desportivo dos campeões italianos, foi categórico numa entrevista à Gazettta dello Sport: «Consideramos o Rafael Leão um jogador chave e intocável. Não está à venda. Ele é um diamante em bruto que está a progredir. Acreditamos muito nele.»

    Daqui em diante, aquilo que parece claro é que terão de surgir mais oportunidades para este talento a nível da Seleção Nacional. O atleta tem um vasto percurso nas seleções jovens lusas. Contudo, só realizou cinco encontros pela seleção A das Quinas.

    Fernando Santos tem uma enorme diversidade de opções para a frente de ataque, é certo. Ainda assim, se Rafael Leão já era há algum tempo um nome que estava a ser pouco levado em conta pelo selecionador e que reclamava mais oportunidades de se mostrar, agora é evidente que está no patamar das melhores opções de Portugal para os lugares da frente. Já está no nível de Diogo Jota ou João Félix.

    A carreira de Rafael Leão tem sido em crescendo e, aos 22 anos, já é uma certeza para a próxima década do futebol mundial. Estará nos grandes palcos a nível europeu. A começar já no próximo ano desportivo: o Milan estará mais uma vez na Liga dos Campeões e tentará fazer melhor do que esta época.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Miguel Bravo Morais
    Miguel Bravo Moraishttp://www.bolanarede.pt
    O Miguel atualmente reside em Lisboa. Quis seguir Jornalismo, área em que se licenciou na Escola Superior de Comunicação Social, porque gosta de aprender um pouco todos os dias. Na Escola Primária, usava uma camisola do Rui Costa três vezes por semana. Muitas vezes chorou com o futebol. Com o passar dos anos, tornou-se um estudioso do fenómeno. Hoje, o que o faz vibrar é a inteligência tática dos jogadores e das equipas, mas isso não significa que não tenha a mesma paixão, que não chore, que não grite.