📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Superliga Europeia | A competição que (quase) ninguém quer

- Advertisement -

TUDO GIRA À VOLTA DO DINHEIRO

Passemos, então, à génese desta Superliga: o dinheiro (diz-se por aí que é uma palavra feia). Reunir os maiores e os melhores na mesma competição dá muito dinheiro. Os números avançados pela imprensa dão conta de um investimento “à cabeça” de cinco mil milhões de euros. Até 350 milhões só pela participação. O prémio para o vencedor da prova seria de mil milhões de euros. Por comparação, o Liverpool arrecadou 111 milhões com a vitória na Liga dos Campeões em 2019.

Entre direitos televisivos, direitos de imagem e publicidade, os promotores desta iniciativa teriam o monopólio de uma das indústrias que mais dinheiro move no mundo. Lucros que chegariam e sobrariam para proveito próprio e para distribuir por clubes e jogadores.

Para já, são 12 clubes que estarão interessados em avançar com esta ideia. De Inglaterra,  Arsenal FC, Manchester United FC, Liverpool FC, Manchester City FC, Chelsea FC e Tottenham Hotspur. De Espanha, FC Barcelona, Real Madrid CF e Club Atlético de Madrid. De Itália, FC Internazionale Milano, AC Milan e Juventus FC. Espera-se que venham a ser 15 clubes “fixos” (os fundadores) e cinco convidados.

Clubes que, hoje, são multimilionários, autênticas máquinas de fazer dinheiro. Mas que têm origens humildes. Alguns fundados por trabalhadores fabris, outros criados em bairros pobres. Clubes que, hoje, são geridos por investidores que pouco ou nada têm a ver com a sua história. Mas que têm milhares de adeptos, famílias inteiras, que há várias gerações apoiam o mesmo clube independentemente dos resultados (perguntem-lhes se concordam com esta ideia megalómana). Clubes que estão dispostos a negar a sua própria história e a virar as costas aos seus adeptos mais fiéis, em troca dos interesses financeiros dos seus donos.

Ainda dizem os organizadores que a Superliga seria disputada a meio da semana e que é compatível com os campeonatos nacionais. Mas como pode ser compatível se os 15 ou 20 clubes, que já são mais ricos que os outros, vão passar a ganhar ainda mais dinheiro? Como é que um clube espanhol de meio da tabela vai fazer frente a um Real Madrid que ganhou mil milhões de euros só em prize money? Tal sugestão nada mais é que uma forma dissimulada de garantir que as competições internas perderiam competitividade e o interesse do público.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Guarda-redes do Girona quer sair do clube em janeiro e agente revolta-se: «Abriu mão de uma grande quantia de dinheiro no Fenerbahçe e assinou...

Dominik Livakovic, guarda-redes croata emprestado pelo Fenerbahçe no início da temporada, quer sair do Girona já no mercado de janeiro.

Despedida emocional na última internacionalização de Teemu Pukki pela Finlândia

Teemu Pukki, uma das maiores figuras do futebol na Finlândia, retirou-se da seleção aos 35 anos, após 133 internacionalizações e 42 golos.

Antigo selecionador espanhol condena Lamine Yamal: «Não vai durar muito»

Javier Clemente condenou Lamine Yamal sobre o seu comportamento. O antigo selecionador espanhol prevê uma carreira mal sucedida do atleta do Barcelona.

Treinador do Marinhense alvo de denúncia por alegado abuso psicológico antes do duelo com o Sporting

Rui Sacramento foi alvo de uma denúncia anónima no Sindicato de Jogadores. O Marinhense está informado sobre o caso e já abriu uma investigação.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto e Benfica empatam a 27 no Clássico de Andebol

Terminou empatado a 27 o Clássico de Andebol da 11.ª jornada da Liga. Pontos repartidos entre o FC Porto e o Benfica.

Manchester United de Ruben Amorim recusou contratar médio no último dia do mercado de transferências de

Conor Gallagher esteve na lista do Manchester United e continua a estar. Red devils recusaram contratar médio no último dia do mercado de verão.

Histórico avançado do Manchester United avalia contratação de Benjamin Sesko

Andy Cole, ex-internacional inglês e goleador no Manchester United, ofereceu a sua opinião sobre a contratação de Benjamin Sesko.