À procura do tri na terra dos kiwis

futebol de formação cabeçalho

A selecção nacional de sub-20 prepara-se para fazer a sua décima participação num Campeonato do Mundo da categoria, procurando, na Nova Zelândia, assegurar o seu terceiro título mundial, isto depois das conquistas de 1989, na Arábia Saudita, e de 1991, em Portugal.

Não podendo considerar-se a grande favorita, distinção que terá de ficar para selecções como a do Brasil, Argentina e Alemanha, a verdade é que a equipa das quinas apresenta-se na “terra dos kiwis” pelo menos como candidata a chegar longe na competição, devendo os quartos-de-final serem vistos como uma espécie de fasquia mínima para a nossa selecção.

A história

A selecção nacional de sub-20 já participou em nove edições do Mundial, somando dois títulos (1989 e 1991), um segundo lugar (2011) e um terceiro lugar (1995), isto para além de uma eliminação nos quartos-de-final (1979) e três eliminações nos oitavos de final (1999, 2007 e 2013).

Aliás, apenas por uma vez Portugal não passou a fase de grupos da competição, mais concretamente em 1993, quando somou por derrotas os três jogos realizados, com Alemanha (0-1), Uruguai (1-2) e Gana (0-2). Curiosamente, essa competição foi disputada igualmente na Oceânia, mas na Austrália, esperando-se outra sorte no regresso ao referido continente.

Os nossos 21

Podendo escolher apenas 21 jogadores para a viagem até à Nova Zelândia, certamente que o seleccionador Hélio Sousa teve dificuldade em fazer a convocatória, sendo de salientar a ausência de Rafael Ramos (Orlando City), até porque só foi chamado um lateral-direito de raiz (Mauro Riquicho), e a de Francisco Geraldes (Sporting), sendo Rony o único “dez” do grupo.

De qualquer maneira, e atendendo à limitação de vagas, pode dizer-se que Hélio Sousa teve o cuidado de escolher um grupo minimamente abrangente, composto pelos seguintes elementos: os guarda-redes André Moreira (Moreirense – emprestado pelo Atlético de Madrid), Guilherme Oliveira (Sporting) e Tiago Sá (Sp. Braga); os defesas Nélson Monte (Rio Ave), Domingos Duarte (Sporting), João Nunes (Benfica), Mauro Riquicho (Sporting), Rafa (FC Porto) e Rebocho (Benfica); os médios Estrela (Orlando City), Tomás Podstawski (FC Porto), Janio Bikel (Heerenveen), Raphael Guzzo (Chaves – emprestado pelo Benfica), Francisco Ramos (FC Porto) e Rony (Lille – emprestado pelo Manchester City); e os avançados André Silva (FC Porto), Gelson Martins (Sporting), Gonçalo Guedes (Benfica), Nuno Santos (Benfica), João Vigário (Vitória de Guimarães) e Ivo Rodrigues (Vitória de Guimarães – emprestado pelo FC Porto).

Os jogadores às ordens de Hélio Sousa estão no grupo com Colômbia, Qatar e Senegal Fonte: Seleções de Portugal
Os jogadores às ordens de Hélio Sousa estão no grupo com Colômbia, Qatar e Senegal
Fonte: Seleções de Portugal

Rony é a principal figura

Apesar de a equipa das quinas apresentar boas opções em todos os sectores do terreno, é justo admitir que é no ataque que surgem as principais figuras, sendo importante chamar a atenção para a capacidade de desequilíbrio de Nuno Santos e Gelson Martins, para a polivalência de Gonçalo Guedes e Ivo Rodrigues e para o goleador André Silva.

Ainda assim, a referência principal desta selecção é o médio-ofensivo Rony, futebolista que está vinculado ao Manchester City desde 2011/12 e que na actual temporada, aos 19 anos, já somou 27 jogos (três golos) pela equipa principal do Lille. Afinal, trata-se de um jogador tecnicista e que se destaca pela sua grande visão de jogo, capacidade de desequilíbrio e qualidade no passe, prometendo ser o maestro do jogo ofensivo da selecção nacional.

Grupo C obrigará a suar

Portugal, que chega a este Mundial como vice-campeão europeu, estará na primeira linha dos outsiders a ganharem o certame, isto logo após o Brasil, Argentina e Alemanha, mas é certo que a tarefa da selecção nacional de sub-20 começará a ser complicada logo na fase de grupos da competição.

Afinal, integrada no Grupo C, juntamente com Colômbia, Senegal e Qatar, a equipa das quinas defrontará nada mais nada menos que o vice-campeão sul-americano, o vice-campeão africano e o campeão asiático, isto num agrupamento que é de longe um dos mais fortes da competição.

De qualquer maneira, pelo seu valor colectivo e individual, Portugal terá todas as condições de discutir o primeiro lugar com a selecção colombiana, sendo que uma eventual eliminação na primeira fase do Mundial será sempre uma enorme surpresa.

Foto de Capa: Facebook das Seleções de Portugal

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Benfica já sabe quando enfrentará Feyenoord ou Fenerbahçe caso elimine Nice

O Benfica vai enfrentar o Feyenoord ou o Fenerbahçe, se eliminar o Nice. Conhecem-se agora as datas do playoff da Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim recusa (para já) avançado da Juventus

O Manchester United não quis avançar nas negociações de Dusan Vlahovic. Avançado da Juventus oferecido aos Red Devils.

Más notícias: Benfica revela lesão grave de Ana Borges

Ana Borges sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerda. Benfica emite comunicado oficial.

FC Porto enviou proposta de 27 milhões de euros por defesa do Arsenal e levou nega

O FC Porto tentou contratar Jakub Kiwior por empréstimo com opção de compra. Arsenal recusou oferta dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Boavista Miguel Reisinho está sem clube e tem interessados em Espanha, Itália e Turquia

Miguel Reisinho está sem clube desde a experiência no Boavista. Médio português tem mercado em Espanha, Itália e Turquia.

CEO do Manchester United admite possibilidade de novos reforços: «Há muitas chamadas e reuniões de última hora»

Omar Berrada, CEO do Manchester United, fala sobre possibilidade de haver novos reforços para a equipa de Ruben Amorim.

Bomba: FC Porto muito próximo de desviar Jota Silva ao Sporting

O FC Porto está muito perto de contratar Jota Silva ao Nottingham Forest. Dragões podem desviar avançado ao Sporting.