Obrigatório confirmar o apuramento em casa | Portugal x Eslováquia

    Apuramento para o EURO 2024, 7.ª jornada: sexta-feira, 19h45, 13 de outubro de 2023

    A ANTEVISÃO: PORTUGAL EM BUSCA DA CONFIRMAÇÃO DO APURAMENTO PARA O EURO

    Portugal, orientado desde o início deste ano por Roberto Martinez, está a um pequeno passo de carimbar a 13.ª presença consecutiva em fases finais dos principais torneios – sete europeus e seis mundiais.

    Um triunfo na próxima sexta-feira coloca os Heróis do Mar na Alemanha, local onde irá ocorrer o Euro 2024. Se por breves momentos retirarmos a máquina de calcular para fora, um empate pode ser suficiente para o antecipado apuramento do conjunto lusitano. Para tal, o Luxemburgo terá de levar a melhor diante da Islândia, no Laugardalsvössur. Contudo, para além de uma qualificação que parece estar praticamente no bolso, há uma marca digna de registo.

    Tendo em conta o tremendo saldo de golos (+24), o elemento estatístico de maior relevo tem sido a consistência defensiva. Portugal continua com a baliza intacta, perseguindo a intransponibilidade até ao término da qualificação, um fenómeno nunca antes conseguido.

    A Eslováquia já fez o gosto ao pé por oito ocasiões, ocupando atualmente o segundo posto do grupo J. A única derrota dos comandados de Francesco Calzona foi consentida frente aos portugueses, em Bratislava, numa partida pautada pelo equilíbrio, mas um tento de Bruno Fernandes foi o suficiente para desfazer o nulo.

    No que diz respeito aos alinhamentos táticos, ambos os técnicos podem promover alterações face ao último confronto direto. João Félix poderá entrar nas primeiras escolhas de Roberto Martinez, em detrimento de Vitinha, fruto do vigoroso arranque no FC Barcelona. Com esta mexida, Bernardo Silva acabaria por baixar para o meio-campo, posição onde também se sente bastante confortável.

    Já do outro lado do espetro, Lobotka comanda a primeira fase de construção da equipa forasteira, através da sua técnica apurada e capacidade de passe, tanto curto como longo. Róbert Bozeník, nome familiar aos adeptos do futebol nacional, poderá ser o ponta-de-lança do conjunto adversário.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Portugal pode confirmar o apuramento para o Euro 2024 se vencer o jogo. Se empatar, ficará à espera de que o Luxemburgo triunfe diante da Islândia para confirmar tal feito.
    2. A seleção portuguesa venceu todos os seis jogos nesta fase de apuramento para o Euro 2024.
    3. Portugal vem de uma expressiva vitória frente ao Luxemburgo, por 9-0.
    4. Portugal já marcou 24 golos nesta fase de apuramento, não tendo sofrido nenhum.
    5. A Eslováquia vem de um triunfo claro frente ao Liechtenstein, por 3-0.
    6. A turma eslovaca já testou todos os resultados possíveis nesta fase: quatro vitórias, um empate e uma derrota.
    7. A Eslováquia já marcou oito golos e sofreu apenas dois nesta fase de apuramento.
    8. O histórico do confronto mostra que a seleção de Portugal e a equipa de Francesco Calzona já se encontraram por cinco vezes, com os portugueses em vantagem: quatro vitórias, contrastando com os zero triunfos da seleção eslovaca.
    9. Em jogos de apuramento para o Euro, as duas seleções enfrentaram-se por três vezes, tendo Portugal vencido as três.
    10. Na última vez que os clubes se encontraram, Portugal saiu com a vitória por 1-0. Assim, a jogar em casa, a equipa de Roberto Martínez conta com um certo favoritismo para vencer esta partida.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Bruno Fernandes Portugal apuramento Euro
    Fonte: FPF

    Bruno Fernandes – O médio português tem sido destaque no apuramento, somando quatro golos e cinco assistências. O atleta do Manchester United FC encontra-se num excelente momento de forma, conciliando a sua visão de jogo com o seu instinto goleador.

    Róbert Bozeník
    Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

    Róbert Bozeník – O ponta-de-lança eslovaco, que atualmente atua no Boavista FC, está de pé quente – – já apontou cinco golos e fez duas assistências em nove jogos esta época -, valorizou 500% de acordo com o Transfermarkt (o seu valor de mercado subiu de 1M€ para 5M€) e, por isso, será certamente uma das setas apontadas à baliza de Diogo Costa.

    XI´s PROVÁVEIS

    Portugal:Diogo Costa; Diogo Dalot; António Silva; Rúben Dias; João Cancelo; João Palhinha; Bruno Fernandes; Bernardo Silva; João Félix; Rafael Leão; Cristiano Ronaldo

    Treinador: Roberto Martínez

    «Estamos focados e queremos estar no nosso melhor amanhã para tentarmos ganhar o jogo. Não há jogos fáceis e isso é muito claro. Ganhámos seis jogos porque os jogadores tiveram uma atitude e um compromisso excecionais. Isso dá uma estrutura para que depois possam mostrar o seu talento, sabemos que individualmente temos jogadores num patamar diferente das outras seleções [que estão no grupo]. Isso não significa que os jogos sejam fáceis. Estamos focados em crescer».

    Eslováquia: Martin Dúbravka; Peter Pekarik; Milan Skriniar; Denis Vavro; David Hancko; Stanislav Lobotka; Ondrej Duda; Juraj Kucka; Ivan Schranz; Lukas Haraslin; Róbert Bozeník

    Treinador: Francesco Calzona

    «Não será fácil contra Portugal. Penso que temos de defender muito bem, como fizemos em Bratislava, com muita intensidade, a bloquear os remates de Portugal e a criar as nossas oportunidades. A equipa está a trabalhar para melhorar em vários aspetos e todos os jogadores sabem o que têm de fazer».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 3-0 Eslováquia

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    O futuro incerto dos Phoenix Suns | NBA

    Os Phoenix Suns terminaram, oficialmente, a sua época depois...

    4 vencedores e 2 derrotados no ATP Masters 1000 Madrid | Ténis

    Andrey Rublev surpreendeu os adeptos da modalidade ao vencer...
    Raul Saraiva
    Raul Saraiva
    Jovem entusiasta e curioso, o Raúl tem 18 anos e está prestes a ingressar na Universidade. O seu objetivo é fazer jornalismo, de preferência desportivo, até porque a sua paixão pelo desporto é infindável e inigualável. Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora ver, falar e escrever sobre futebol, nunca fugindo às táticas envolvidas no mesmo. O desporto-rei é, assim, a sua grande paixão e o seu refúgio para escapulir nos momentos em que a sua grave doença se faz sentir. Ainda assim, também se interessa bastante por NBA, futsal, hóquei em patins, andebol, voleibol e ténis. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.