As 3 principais lacunas a colmatar na seleção nacional

1.


Ponta de Lança – Não tem sido fácil encontrar um avançado mais de referência. Com isto, não me refiro apenas a um jogador forte fisicamente que tenha capacidade de receber bolas a partir de cruzamentos e alheando-se a grande parte do jogo da equipa. Refiro-me, de facto, a uma presença física mais notável, mas que seja um jogador participativo e que sirva de referência em bolas mais longas e que permita à equipa ganhar fôlego em jogos de maior aperto.

As experiências de André Silva, Éder ou Gonçalo Paciência pela seleção foram, para já, efémeras. Neste momento, a aposta parece ser Paulinho, um jogador bem mais requintado do que qualquer um dos referidos, mas que pode servir como essa referência. Rui Jorge, nos sub-21, está a arranjar uma solução para essa brecha. Dany Mota, que o selecionador das esperanças desencantou em Itália, e Rafael Leão podem estar na calha para desempenhar o papel (que na seleção A tem sido secundário).

Quando não se tem cão caça-se com gato e Fernando Santos tem fugido muito bem ao problema, apostando numa frente de ataque móvel, com dois ou três jogadores, e dotada de uma grande liberdade de movimentos no espaço ofensivo. Nas grandes competições ou nos jogos frente a equipas igualmente poderosas, a falta de um “9” pode fazer-se sentir. Não deixa de ser irónico que tenha sido um jogador deste tipo a dar a maior alegria a Portugal.

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.