As 3 principais lacunas a colmatar na seleção nacional

1.


Ponta de Lança – Não tem sido fácil encontrar um avançado mais de referência. Com isto, não me refiro apenas a um jogador forte fisicamente que tenha capacidade de receber bolas a partir de cruzamentos e alheando-se a grande parte do jogo da equipa. Refiro-me, de facto, a uma presença física mais notável, mas que seja um jogador participativo e que sirva de referência em bolas mais longas e que permita à equipa ganhar fôlego em jogos de maior aperto.

As experiências de André Silva, Éder ou Gonçalo Paciência pela seleção foram, para já, efémeras. Neste momento, a aposta parece ser Paulinho, um jogador bem mais requintado do que qualquer um dos referidos, mas que pode servir como essa referência. Rui Jorge, nos sub-21, está a arranjar uma solução para essa brecha. Dany Mota, que o selecionador das esperanças desencantou em Itália, e Rafael Leão podem estar na calha para desempenhar o papel (que na seleção A tem sido secundário).

Quando não se tem cão caça-se com gato e Fernando Santos tem fugido muito bem ao problema, apostando numa frente de ataque móvel, com dois ou três jogadores, e dotada de uma grande liberdade de movimentos no espaço ofensivo. Nas grandes competições ou nos jogos frente a equipas igualmente poderosas, a falta de um “9” pode fazer-se sentir. Não deixa de ser irónico que tenha sido um jogador deste tipo a dar a maior alegria a Portugal.

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Saída de Nuno Espírito Santo do Nottingham Forest traz consequências: já não há treinadores portugueses às ordens de Evangelos Marinakis

Evangelos Marinakis já contratou alguns técnicos portugueses para os seus clubes, mas recentemente despediu Nuno Espírito Santo.

5 melhores defesas da Primeira Liga 2025/26

Hoje, mais do que nunca, pede-se aos defesas que sejam mais do que simples guardiões da sua baliza.

Flamengo quer ser reconhecido como nação e vai enviar pedido à ONU

O Flamengo quer ser reconhecido como a primeira nação no mundo do futebol e prepara-se para enviar um pedido à ONU.

Hungria 2-3 Portugal | Cancelo embala Portugal para o Mundial

Contra uma selecção com mais argumentos, recursos e qualidade nas suas transições ofensivas, Portugal tinha seguramente perdido.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire enaltece triunfo de Portugal frente à Escócia: «Mais uma vitória que nos assenta bem»

Luís Freire analisou a vitória de Portugal frente à Escócia, na segunda jornada da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-21, em 2027.

Marco Rossi conformado depois da derrota frente a Portugal: «Não sou Jesus Cristo, os jogadores também não

Marco Rossi reagiu à derrota da Hungria contra Portugal. O técnico mostrou-se conformado com o resultado do encontro.

Nicolás Otamendi expulso pela primeira vez pela Argentina e falha a primeira jornada do Mundial 2026

Nicolás Otamendi vai falhar a primeira jornada do Mundial 2026. O defesa-central do Benfica foi expulso no último encontro de qualificação pela Argentina.