O balão de oxigénio de Roberto Martínez | Portugal 5-2 Dinamarca

    Portugal apurou-se novamente para a final four da Liga das Nações, depois de ter vencido na noite de domingo a Dinamarca por 5-2, na segunda mão dos quartos de final da competição (5-3 no agregado). Algo que se pode afirmar em relação a este encontro, é que os lusos foram tremendamente superiores ao jogo da primeira mão, em Copenhaga. A missão tampouco era complicada, já que os comandados de Roberto Martínez pouco ou nada fizeram no jogo da quinta-feira passada, onde saíram derrotados por 1-0, quando poderiam ter perdido por uma diferença substancial de golos.

    O selecionador realizou algumas mudanças no onze inicial. Bernardo Silva entrou para o meio campo, de modo a cumprir o jogo 100 por Portugal (a justificação apresentada para a sua titularidade não faz qualquer sentido) e Francisco Conceição foi o eleito para atuar a extremo direito. Com Alvalade a rebentar pelas costuras, a seleção entrou melhor, aproveitando o bloco mais baixo da Dinamarca e até conquistou uma grande penalidade logo aos 4’. Cristiano Ronaldo não aproveitou a oportunidade e Kasper Schmeichel facilmente adivinhou para onde a bola iria. Ainda assim, a seleção não desistiu e conseguiu chegar à vantagem ainda no primeiro tempo. Joachim Andersen ‘traiu’ a sua equipa e marcou um autogolo, aos 38’.

    Se a primeira parte pode ser considerada como dominada por Portugal, a segunda parte foi muito mais aberta, com a Dinamarca a procurar novamente a vantagem na eliminatória, aproveitando a falta de físico do meio campo de Portugal (João Palhinha fez falta neste capítulo). Foram quatro golos em 45 minutos, mas o momento que podemos destacar do encontro surgiu aos 81’. Francisco Trincão, geralmente pouco utilizado por Roberto Martínez, entrou em campo, num estádio que bem conhece e veio revolucionar a partida. Quando se esperava uma passagem dos escandinavos, que sempre souberam ir atrás do resultado, fez o 3-2, aos 86’, dando uma confiança enorme ao resto da equipa.

    Cristiano Ronaldo Portugal
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    O extremo do Sporting praticamente ‘matou’ a eliminatória logo no começo do prolongamento, aos 91’, dando a Portugal uma confortabilidade que jamais conseguira nestes quartos de final. Gonçalo Ramos (nove golos em 15 jogos pela seleção) tinha entrado no final do tempo regulamentar para o lugar de Cristiano Ronaldo e voltou a fazer das suas, selando as contas do jogo. O 5-2 possivelmente não traduz o que se passou em campo, mas a Dinamarca esteve longe do patamar apresentado em Copenhaga. Portugal não foi brilhante, mas soube aproveitar a maioria das oportunidades que teve.

    Roberto Martínez passou a prova, quando era certo que seria despedido por Pedro Proença em caso de eliminação. Esta vitória foi fundamental para o espanhol, que não vive uma fase positiva pela seleção e já nem consegue convencer os adeptos (o seu estado de graça já acabou, mas aprecia-se o facto de ter aprendido português e se ter ambientado rapidamente à cultura, ainda que pouco diferente da espanhola e catalã). Ainda assim, terá que ser colocado no lote dos vencedores da noite. Ousou retirar do campo Cristiano Ronaldo (ainda que tarde e a más horas), algo que poucos na história tiveram a coragem e fazer. O avançado do Al Nassr marcou um golo, mas o resto da sua exibição foi pobre. Além da grande penalidade desperdiçada, a conexão com os restantes colegas não foi a melhor. Passou grande parte do tempo a pedir apoio às bancadas, quando deveria estar concentrado no jogo. Tal atitude pode ser justificada pelo penálti falhado, ficando necessitado de palavras bonitas por parte dos aficionados. Gonçalo Ramos fez a diferença depois de ter entrado, num prolongamento em que Portugal jogou muito mais como equipa do que nos 90 minutos antecedentes.

    Gonçalo Ramos e Francisco Trincão poderão ser considerados ‘renegados’ para Roberto Martínez, dada a pouca utilizados dos dois elementos, mas a verdade é que salvaram o selecionador de estar na lista de desemprego. É possível que a equipa técnica comece a olhar para outros nomes, diferentes dos habituais que pouco ou nada têm contribuído (Rafael Leão e Cristiano Ronaldo à cabeça), de maneira a conseguir regressar aos bons resultados de uma forma convincente e com um bom futebol, já que Portugal tem apresentado pouco perfume.

    Portugal x Dinamarca
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Uma última nota para Geovany Quenda. Nova convocatória, novamente zero minutos. O jovem tem apenas 17 anos e está a ser um dos melhores jogadores da Primeira Liga, mas voltou a não merecer uma oportunidade por parte de Roberto Martínez, que na conferência de imprensa pós-jogo se mostrou feliz por ver o extremo celebrar com os colegas. Não teria sido melhor para a sua evolução ter ficado a treinar em Alcochete? Se estava feliz por Portugal ter vencido o encontro, como se sentiria caso se estreasse pela seleção? Uma situação a refletir e que com esta equipa técnica vai certamente voltar a repetir-se.

    A seleção nacional vai enfrentar em junho a Alemanha e não parte como favorita para a eliminatória. Apresentou demasiadas dificuldades contra uma Dinamarca que, apesar de ter qualidade, era um adversário acessível. Além disto, parte para o duelo com os germânicos sem o seu melhor central, já que Rúben Dias está suspenso por amarelo. O jogador do Manchester City tem estado longe de convencer, mas vai levar a que Roberto Martínez coloque António Silva ou Renato Veiga em campo, que ainda dão menos segurança.

    Cristiano Ronaldo Schmeichel
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    O técnico está seguro até junho, no mínimo, e apenas uma hecatombe o retiraria da seleção antes da realização do Mundial 2026. Possivelmente esta vitória foi mais fundamental para o futuro de Roberto Martínez do que para o de Portugal, que poderia iniciar um novo ciclo nesta segunda-feira, liderado por Pedro Proença, que teria tempo para escolher um novo selecionador. Caso o futebol praticado continue semelhante ao desta eliminatória (os cinco golos marcados podem enganar muita gente), a Alemanha terá um lugar seguro na final four da Liga das Nações.

    Portugal conta com um grande talento individual, mas continua co os problemas do passado, não conseguindo ser uma boa equipa. Os selecionadores, no seu geral, criticam a falta de tempo para trabalhar ideias, para estarem com os jogadores, mas orientar um país é totalmente distinto do que treinar um clube, onde existe um contacto diário. Ainda assim, há seleções que jogam bom futebol. Os lusos não são uma delas e são várias as vezes que parece que estão a jogar somente com 10. Roberto Martínez tem menos de três meses para tentar mudar alguma coisa. Qual a diferença para este estágio? O seu lugar não estará tremido.

    Bola na Rede na Conferência de Imprensa

    BnR: Apostou num meio campo com Vitinha, Bruno Fernandes e Bernardo Silva. Gostaria de saber qual era o objetivo da mudança face ao encontro da primeira mão…

    Roberto Martínez: Acho que a ideia dentro do estágio era utilizar o Bernardo Silva no onze inicial em casa, utilizar a sua experiência, a sua inteligência. A ideia era que o Bruno jogasse perto do Vitinha, com o Bernardo a controlar o jogo, para poder penetrar nas zonas centrais e sem bola poder parar a parte forte da Dinamarca, que passa pela zona central do jogo. O João Neves também fez um bom trabalho, mas a estrutura e condição da equipa foram diferentes do jogo de Copenhaga, em comparação com esta partida em Alvalade. A diferença não foi a troca de jogadores. Foi mais um ajustar, ter um jogador mais acima do campo para pressionar melhor. Não é a escolha dos jogadores, mas a diferença. O Bernardo Silva tem experiência, são 100 jogos, num jogo importante, numa segunda mão que precisas de gerir o resultado isso faz a diferença.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Casa Pia x Estoril Praia foi adiado devido ao apagão e já tem nova data

    O Casa Pia x Estoril Praia já tem nova data marcada. A partida vai jogar-se nesta terça-feira, às 20h30.

    Lazio cede empate em casa com Parma e Bolonha também perde pontos na Serie A

    A Lazio não foi além de um empate em casa frente ao Parma a dois golos, na jornada 34 da Serie A. Udinese e Bolonha também empataram.

    Carlo Ancelotti já tem acordo com o Brasil e prepara-se para deixar o Real Madrid no final da temporada

    Carlo Ancelotti chegou a um princípio de acordo com a Seleção Brasileira. O técnico italiano vai deixar o Real Madrid no final da temporada.

    Pedri fala sobre Hansi Flick: «É como um pai para nós»

    Pedri abordou a relação de Hansi Flick com os jogadores do Barcelona. O médio espanhol comentou sobre a importância do técnico no conjunto blaugrana.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Recurso do Sporting por Conrad Harder foi recusado pelo Conselho de Disciplina da FPF

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu recusar o recurso apresentado pelo Sporting devido à suspensão de Conrad Harder.

    Dorival Júnior confirmado como treinador do Corinthians

    Dorival Júnior é o novo treinador do Corinthians. O técnico brasileiro foi oficializado pela equipa canarinha nesta segunda-feira.

    Mikel Arteta confirma uma baixa e antevê Arsenal x PSG: «Estamos a fazer história e queremos mais»

    Mikel Arteta fez a antevisão do Arsenal x PSG, da primeira-mão das meias-finais da Champions League. O técnico garantiu que quer continuar a fazer história.

    Luis Enrique antevê Arsenal x PSG: «A equipa que mais gosto de ver jogar é a minha»

    Luis Enrique fez a antevisão do Arsenal x PSG, da primeira-mão das meias-finais da Champions League.

    Hansi Flick vai renovar com o Barcelona em maio: eis os pormenores

    Hansi Flick está pronto para renovar o contrato com o Barcelona. O técnico alemão vai prolongar o vínculo até junho de 2027.

    Marcus Rashford lesiona-se e já não deve jogar mais nesta temporada

    Marcus Rashford vai falhar o resto da temporada do Aston Villa. O avançado inglês sofreu uma lesão e não deve jogar mais pela equipa de Unai Emery.

    Braga confirma adiamento do jogo com o Caxinas devido ao “apagão”

    O Braga confirmou que o jogo frente ao Caxinas, da jornada 20 da Liga de Futsal, foi adiado para esta terça-feira.

    Nicolás Otamendi deixa mensagem após goleada do Benfica: «Só dependemos de nós»

    Nicolás Otamendi deixou uma mensagem após a goleada do Benfica frente ao AVS SAD. O capitão das águias reforçou que as águias só dependem de si.

    Barcelona goleia Trabzonspor e conquista a Youth League pela terceira vez

    O Barcelona é o novo vencedor da UEFA Youth League. A equipa catalã bateu o Trabzonspor e conquistou o troféu pela terceira vez.

    Liga Portugal confirma adiamentos dos jogos da Primeira Liga e Segunda Liga devido à falha de energia

    A Liga Portuga confirmou que todos os jogos que estavam estabelecidos para esta segunda-feira foram adiados para uma data ainda a definir.