Os 5 equipamentos mais bonitos de Portugal com a Nike

    Ao fim de 27 anos, a Nike vai deixar de patrocinar os equipamentos da seleção portuguesa, dando lugar à Puma.

    Portugal está nos quartos-de-final da Liga das Nações, e é uma das favoritas à conquista da competição, depois de já ter vencido em 2019. Hoje podemos afirmar que Portugal é uma das selecções mais temidas do mundo, e a conquista do Euro-2016 veio reforçar essa posição.

    Mas termos Cristiano Ronaldo há 20 anos consecutivos a levar Portugal a patamares nunca antes alcançáveis, será, porventura, a principal razão pela qual a seleção das quinas seja respeitada por todos. Para os mais supersticiosos, há quem pense que os equipamentos possam ter impacto no rendimento dos jogadores, dependendo do seu grau de beleza.

    A Nike começou a patrocinar a nossa seleção em 1997, e coincidência ou não, desde 2000 que Portugal não falha uma fase final de uma grande competição.

    Com a Nike, Portugal venceu o seu primeiro Europeu
    Com a Nike, Portugal venceu o seu primeiro Europeu Fonte: Seleções de Portugal

    Mas na vida, tudo tem um princípio, meio e fim. A seleção portuguesa vai entrar agora numa nova era no que diz respeito à marca desportiva que produz os seus equipamentos, com a Puma a ser a nova responsável pelas cores da equipa de todos nós já a partir do dia 1 de janeiro de 2025.

    Para trás, ficam 27 anos de memórias e dezenas de equipamentos com a assinatura da Nike, que vestiu de forma irrepreensível a nossa seleção, e que nos levou a duas conquistas e a uma final europeia em 2004 no nosso país. Recorde aqui os cinco equipamentos, que para mim, são os mais bonitos de Portugal com a gigante marca norte-americana. Se o leitor discordar de alguns aqui apresentados, e será normal, fique a saber que percebo mais de bola do que moda.

    5.

    Portugal 1997 Nike
    Fonte: FPF

    1997 – O ano de 1997 marca o início da colaboração de Portugal com a Nike, e o fim com a Olympic. Esta não foi a primeira vez que a seleção portuguesa se juntou a uma marca desportiva de renome, pois já tinha sido patrocinada pela Adidas (eterna rival da Nike) na década de 80.

    A mudança de design do equipamento foi bem notória à primeira vista, e visualmente as linhas eram mais atrativas em relação às anteriores, com cores bastante sólidas. Portugal entrava numa nova era de estilo e preparava-se para o futuro.

    Contudo, a estreia da parceria Portugal/Nike não começou da melhor maneira, e com este conjunto a nossa seleção falhou a qualificação para o Mundial de França, em 1998. Seria apenas um acidente de percurso, pois daí para a frente Portugal esteve sempre presente em todas as competições.

    4.

    Portugal 2000 Nike
    Fonte: FPF

    2000 – Quase na viragem para o novo século, a Nike apresentou-nos um equipamento com linhas mais modernas e uniformes, e já sem a típica gola dos anos 90.

    O decote em V a amarelo foi a principal novidade, e funcionava bem com o resto do equipamento, que não perdia a sua identidade original. Foi uma lufada de ar fresco que levou Portugal a realizar um grande Campeonato da Europa nesse mesmo ano, onde alcançou as meias-finais, tendo sido eliminado pela França, que viria a conquistar a prova.

    3.

    Diogo Jota Bernardo Silva Otávio
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    2020 – O ano de 2020 trouxe o regresso do calção verde, que se havia perdido após o Euro-2004, e da gola vintage, mas exibida de uma forma mais discreta. Este equipamento traz à memória outros tempos da nossa seleção, mas com linhas bastante mais modernas.

    Este foi o equipamento que Portugal usou no Campeonato da Europa de 2020, mas que só se realizou em 2021 devido à pandemia Covid-19. Portugal acabaria por ser eliminado logo nos oitavos-de-final, diante da Bélgica.

    É um dos equipamentos mais bonitos de Portugal e recupera novamente as duas cores da nossa bandeira.

    2.

    Portugal 2006 Nike
    Fonte: FIFA

    2006 – Não era um equipamento com muitos detalhes, onde o vermelho era a cor predominante, mas esteticamente dava nas vistas, talvez por ser simples e não com muitos floreados. O verde era apresentado de forma discreta na gola, na manga e na meia, e dava um toque simples ao conjunto.

    Este foi o equipamento que Portugal levou ao Mundial da Alemanha, em 2006, onde acabou por cair nas meias-finais frente à França, e não conseguiu também vencer o jogo de atribuição ao terceiro lugar da prova.

    1.

    Portugal festa euro 2016 Nike
    Fonte: UEFA

    2016 – O equipamento mais bonito de Portugal, na minha opinião, só nos podia ter levado ao céu. A cor bordô na manga da camisola contrastava na perfeição com o resto do equipamento com um vermelho mais vivo, e a linha fina verde nas laterais dava um toque mais requintado. E ao contrário de equipamentos anteriores da Nike, onde a meia foi sempre vermelha, neste ano passou a ser verde, a cor que muita gente reclamava que devia ter mais protagonismo na nossa seleção.

    Portugal venceu na estética e no campo, onde acabou por bater a França na final do Euro-2016, com o golo imortal de Éder, e festejou o título de campeão europeu pela primeira vez na história.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bayern Munique confirma 2 baixas prolongadas no plantel

    O Bayern Munique confirmou que Alphonso Davies e Dayot Upamecano vão desfalcar a equipa nos próximos tempos. A lesão do lateral canadiano é mais complexa.

    Ex-Benfica pede a saída de Dorival Júnior do Brasil: «Não temos mais tempo de espera»

    Continuam as manifestações para a saída de Dorival Júnior do comando técnico do Brasil. Desta vez, foi Roger Flores, antigo jogador do Benfica.

    David Neres revela pormenores sobre a saída do Benfica: «Não pensei duas vezes»

    David Neres falou sobre a sua saída do Benfica. O avançado brasileiro está ao serviço do Nápoles e explicou a troca de clube.

    Rio Ave quer 15 milhões de euros por Clayton: Associado ao FC Porto

    O FC Porto está interessado em Clayton e já fizeram contactos exploratórios. Rio Ave define preço do avançado nos 15 milhões de euros.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Ángel Di María apto para o Gil Vicente x Benfica: Eis as últimas novidades

    O Benfica vai enfrentar esta sexta-feira o Gil Vicente para a Primeira Liga. Ángel Di María regressa de lesão e Tomás Araújo ainda em dúvida.

    Vinícius Júnior admite má exibição do Brasil e diz: «Temos de repensar tudo o que fizemos… isto não pode acontecer»

    O Brasil foi goleado esta madrugada pela Argentina por 4-1 na qualificação sul-americana para o Mundial 2026. Vinícius Júnior já reagiu.

    Scaloni após a goleada da Argentina: «Desculpo o Raphinha porque sei que não fez de propósito»

    A Argentina goleou esta madrugada o Brasil por 4-1 na qualificação sul-americana para o Mundial 2026. Lionel Scaloni já reagiu

    Scaloni deixa mensagem de apoio ao Brasil após goleada: «Vão voltar a ser o que foram, se é que deixaram de ser»

    A Argentina goleou esta madrugada o Brasil por 4-1 na qualificação sul-americana para o Mundial 2026. Lionel Scaloni já reagiu.

    Dorival Júnior e a goleada sofrida do Brasil: «Argentina foi superior em todos os sentidos. Peço até desculpa ao adepto brasileiro»

    O Brasil foi goleado esta madrugada pela Argentina por 4-1 na qualificação sul-americana para o Mundial 2026. Dorival Júnior já reagiu.

    André Villas-Boas admite regresso de Francisco Conceição ao FC Porto e fala do futuro de Fábio Vieira, Nehuén Pérez, Tiago Djaló e Rodrigo Mora

    André Villas-Boas assumiu que Francisco Conceição pode vir a regressar ao FC Porto. O presidente dos dragões falou do futuro de vários jogadores.

    Otamendi sobre a goleada da Argentina ao Brasil: «Há que mostrar dentro de campo, mais do que fora»

    A Argentina venceu esta madrugada o Brasil por 4-1 na qualificação sul-americana para o Mundial 2026. Nico Otamendi reagiu.

    Chat GPT indica 6 nomes para o lugar de Dorival Júnior como selecionador do Brasil e há 3 portugueses entre os eleitos

    Dorival Júnior tem o lugar em risco no Brasil e o Bola na Rede perguntou ao Chat GPT quais seriam as opções viáveis. Há três treinadores portugueses escolhidos.

    Alphonso Davies sofre rotura do ligamento cruzado anterior e vai estar fora 6 meses

    Péssimas notícias para o Bayern Munique e para Alphonso Davies. O lateral-esquerdo internacional canadiano sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior e vai parar vários meses.

    Estoril Open confirma Nuno Borges e Kei Nishikori para a edição de 2025

    Estão confirmados os primeiros dois nomes para o Estoril Open 2025. Nuno Borges e Kei Nishikori foram oficializados para o maior evento de Ténis em Portugal.