Portugal x Qatar: Boa preparação para evitar as “passas do Algarve”

    Jogo de Preparação: sábado, 20h15, 9 de outubro de 2021
    A ANTEVISÃO: ENGENHEIRO DAS MUITAS SOLUÇÕES PARA O QATAR, FERNANDO SANTOS TENCIONA INTERNACIONALIZAR MAIS TRÊS JOGADORES

    Em jogo de preparação antes da próxima partida a contar para a fase de apuramento do Mundial 2022, frente à seleção luxemburguesa, no dia 12, Portugal irá hoje defrontar o Qatar no Estádio Algarve.

    AMIGÁVEL, MAS NINGUÉM GOSTA DE MARCAR PASSO NEM A FEIJÕES. POR ISSO, A SELEÇÃO PORTUGUESA QUERERÁ VENCER. SABES QUANTO VAI FICAR? ENTÃO, APOSTA JÁ NA BWIN!

    Comparativamente aos convocados dos últimos jogos, é desde logo importante aludir aos regressos de Diogo Dalot e William Carvalho, juntamente com as possíveis estreias de Matheus Nunes, Rafael Leão e Diogo Costa. Também de volta está João Mário, depois de falhar o Euro 2020.

    Matheus Nunes juntamente com Rafael Leão e Diogo Costa podem ser os próximos a estrearem-se com a camisola das Quinas
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Sobre os que ficaram de fora, ainda mais há a dizer. Ricardo Pereira, Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves, inicialmente convocados nos jogos de setembro, mas excluídos por lesão, não fazem parte da lista; o mesmo se passa agora com o atacante do FC Porto, Otávio, que está lesionado.

    Nelson Semedo, José Fonte e Trincão não faziam parte da lista inicial, mas foram “repescados” para suprir as recentes baixas de Rafa, Domingos Duarte e Raphaël Guerreiro. Por fim, a ausência que (infelizmente?) está a deixar de ser surpresa: João Félix.

    Tendo em conta a intensidade do mês de setembro para a maior parte dos jogadores, e contando também com o facto de Diogo Jota e Rúben Neves não estarem nas melhores condições físicas, o selecionador nacional irá evidentemente juntar o útil ao “agradável”: fazer gestão de esforço e experimentar novas opções.

    Ainda que falta de soluções de qualidade nunca aparente ser um problema para Fernando Santos, o mesmo não se pode dizer da falta de criatividade que por vezes se faz notar nas prestações dos portugueses.

    Contudo, e verdade seja dita, a maior parte dos adversários da seleção nacional optam geralmente por “estacionar o autocarro” em frente da própria baliza, o que não facilita em nada o trabalho dos nossos jogadores.

    Mesmo assim, e mais do que uma vitória que é praticamente certa, espera-se uma boa exibição, com pormenores de qualidade, e uma preparação adequada para o desafio que se segue: o Luxemburgo.

    Para já, a seleção portuguesa lidera o Grupo A de qualificação para o Mundial 2022 no Qatar, com dois pontos a mais do que a Sérvia.

    Todos os jogos são finais a ser disputadas e todos estamos conscientes da evolução da seleção luxemburguesa nestes últimos anos, com a qual, aliás, chegámos a estar a perder na primeira volta. Humildade e concentração são palavras de ordem.

    Vamos lá, Portugal. Vamos todos, vamos com tudo!

     

    10 DADOS RÁPIDOS
    1. Este será o 645.º jogo de sempre para a Seleção das Quinas.
    2. Será o segundo encontro entre as duas seleções. O primeiro foi em jogo amigável, realizado no mês passado.
    3. Frente a seleções asiáticas, Portugal soma 13 jogos, nos quais obteve 10 vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
    4. No Estádio do Algarve, a nossa seleção disputou até hoje 11 jogos, o último dos quais também em setembro, frente à República da Irlanda.
    5. No total de jogos realizados na zona algarvia, os portugueses contam com 12 vitórias, quatro derrotas e um excelente total de 42 golos marcados e apenas seis sofridos.
    6. Este poderá ser o jogo em que Rui Patrício irá alcançar um marco nunca antes obtido por um guarda-redes: chegar aos 100 jogos.
    7. O guarda-redes irá passar a ser o sétimo atleta com mais internacionalizações, na lista que conta com Fernando Couto (110), Nani (112), Pepe (121), Luís Figo (127), João Moutinho (138) e Cristiano Ronaldo (180).
    8. O suspeito do costume poderá continuar a fazer das suas e tornar-se no jogador europeu com mais internacionalizações na história da Europa. Ronaldo tem neste momento 180 internacionalizações, exatamente as mesmas do espanhol Sérgio Ramos.
    9. Fernando Santos é o treinador português com mais jogos pela seleção. Soma para já 91, dos quais 62% são vitórias.
    10. O selecionador nacional já internacionalizou 53 jogadores e prepara-se agora para juntar três à lista: Diogo Costa, Rafael Leão e Matheus Nunes.

     

    JOGADORES A TER EM CONTA
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Bernardo Silva (Portugal) – Os adversários da Seleção das Quinas jogam, por norma, com um bloco muito baixo e fechado, tornando ainda mais conveniente ter jogadores criativos que sejam capazes de abrir linhas.

    Bernardo Silva fá-lo magistralmente e está, inclusivamente, num excelente momento de forma. Seja através do passe ou do drible, esperamos sempre pelo menos uma assistência daquelas que só ele sabe fazer.

    Almoez Ali (Qatar) – Avançado experiente, faturou dez golos e nove assistências ao serviço do Al-Duhail SC na época passada. Pela seleção, conta com 64 internacionalizações e 33 golos, e pode ser ele o jogador capaz de desvendar o caminho para o golo da seleção do Qatar.

     

    XI´S PROVÁVEIS

    Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, José Fonte, Rúben Dias, Nuno Mendes, Bruno Fernandes, Palhinha, Matheus Nunes, Bernardo Silva, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo

    Treinador: Fernando Santos

    “O jogo com o Qatar é particular, mas não é amigável. Gestão terá de acontecer. Muitos deles estão carregados, muitos jogos, competições europeias, disputas internas… será feita alguma gestão. Parece-me normal que Matheus Nunes e Rafael Leão irão a jogo. Quanto ao Diogo Costa vou pensar, é um lugar específico, uma posição diferente.”

    Qatar: Barsham, Pedro Ró-Ró, Al-Rawi, Khoukhi, Hassan, Ahmed, Al Ahrak, Boudiaf, Hatem, Afif, Almoez Ali

    Treinador: Félix Sánchez

    “Às vezes, sinto que as pessoas pensam que estamos aqui apenas para jogar e ver os grandes jogadores, mas creio que já temos historial noutras competições e já jogámos contra outras equipas e jogadores de topo. Para nós, vai ser mais um jogo difícil e vamos tentar fazer o nosso melhor.”

     

    PREVISÃO DO RESULTADO: PORTUGAL 2-0 QATAR

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares