Seguem-se os Vikings | Islândia x Portugal

    ANTEVISÃO: EVITAR SURPRESAS E MANTER O REGISTO IMACULADO DE PORTUGAL

    Islândia e Portugal entram em campo, esta terça-feira, em jogo a contar para a 4.ª jornada da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, a realizar na Alemanha. Tal como no primeiro encontro da história entre estas duas seleções – a 12 de outubro de 2010 -, o palco será o Laugardalsvollur, em Reiquiavique.

    Portugal parte como favorito para o jogo, mas também o era em 2016 quando contra todas as probabilidades escorregou e permitiu a divisão de pontos na jornada inaugural do Europeu realizado na França. No final da competição, a história seria outra e bem mais feliz, como sabemos.

    Apesar das grandes diferenças entre uma e outra equipa e do histórico favorável à Seleção Nacional – ainda que Portugal nunca tenha goleado os islandeses -, a formação orientada por Roberto Martínez não pode descansar à sombra da bananeira, porque do outro lado estarão onze ‘vikings’ preparados para repetir a receita de há sete anos atrás.

    De facto, Portugal não tem sido deslumbrante, mesmo após a mudança de sistema tático com a chegada do novo selecionador, mas o registo da equipa das ‘quinas’ é até ao momento imaculado: três jogos, três vitórias, treze golos marcados e nenhum sofrido.

    Do outro lado, estará a seleção de um pequeno país insular localizado ao norte da Europa, com pouco mais de 360 mil habitantes. A formação islandesa iniciou a qualificação para o Euro 2024 com Arnar Vidarsson no comando técnico, mas este acabou por ser substituído por Age Hareide. Contudo, a estreia do técnico norueguês foi amarga, já que os vikings perderam em casa por 1-2 perante a Eslováquia. Em três jogos, a Islândia tem uma vitória e duas derrotas.

    Pela frente, a Seleção Nacional terá uma equipa muito combativa e agressiva, à semelhança do que aconteceu na Luz perante a Bósnia e Herzegovina, mas muito inferior do ponto visto técnico. Ainda que Hareide só tenha um jogo no comando da equipa, a toada deverá vir a ser a mesma de sempre: defesa baixa, muitas bolas longas e constante procura dos duelos.

    Outro aspeto que deverá ser abordado por Roberto Martínez na preparação do jogo é o poderio adversário nas situações de bola parada. Dos oito golos apontados pela Islândia nesta fase de apuramento, quatro foram através de bolas paradas.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Este será apenas o 4.º confronto entre Portugal e Islândia
    2. O último jogo entre as duas seleções foi no Euro 2016, em França. A partida terminou empatada 1-1
    3. Só por uma vez a Seleção Nacional jogou na Islândia. Foi em 2010, durante o apuramento para o Euro 2012, e o jogo terminou com a vitória portuguesa por 1-3
    4. Portugal nunca perdeu com a Islândia. Em três jogos, a equipa das ‘quinas’ soma 2 vitórias e 1 empate
    5. Portugal e Islândia marcaram sempre que se defrontaram
    6. No total dos 3 jogos, Portugal soma 9 golos marcados e 5 sofridos
    7. Portugal é o 9.º classificado do Ranking FIFA. A Islândia ocupa a 64.ª posição
    8. Roberto Martínez venceu todos os jogos que disputou (4) contra a Islândia (todos ao serviço da Bélgica)
    9. Portugal procura a sua 9.ª presença em fases finais de Campeonatos da Europa
    10. A Islândia só por uma vez disputou a fase final de um Europeu, precisamente em 2016

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Bruno Fernandes – Foi a grande figura do duelo contra a Bósnia, apontando dois golos e assistindo para outro. The Portuguese Magnifico, como é carinhosamente apelidado pelos adeptos do Manchester United FC, continua a cimentar o seu estatuto de indiscutível no ‘onze’ da Seleção Nacional. Seja no meio campo a dois ou numa das posições do ataque, Bruno Fernandes faz a diferença através do último passe e do seu brilhante remate.

    Alfreð Finnbogason – O atual avançado do Lyngby BK, da Dinamarca, mas com passagens pela Eredivisie (Heerenveen), La Liga (Real Sociedad) e Bundesliga (Augsburgo) é um nome incontornável na história do futebol islandês por ser o autor do primeiro golo de sempre da Islândia em Campeonatos do Mundo.

    Finnbogason leva um golo em três jogos nesta fase de qualificação para o próximo Campeonato da Europa e é o 5.º melhor marcador da história da Seleção Islandesa.

    XI’s PROVÁVEIS

    Portugal (3-4-3): Diogo Costa; Danilo Pereira, Pepe, Gonçalo Inácio; Diogo Dalot, Bruno Fernandes, João Palhinha, Raphael Guerreiro; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Rafael Leão.

    Selecionador: Roberto Martínez

    «Pode haver alterações no ‘onze’. Todos os jogadores trabalharam muito bem. A equipa técnica está muito contente com o trabalho de todos. A nossa intenção não é fazer alterações por fazer, mas precisamos [de alterar] porque o jogo contra a Bósnia foi muito difícil.»

    Islândia (5-4-1): Rúnar Rúnarsson; Alfons Sampsted, Sverrir Ingason, Victor Pálsson, Hörður Magnússon, Valgeir Friðriksson; Aron Gunnarsson, Jóhann Guðmundsson, Willum Willumsson, Albert Guðmundsson; Alfreð Finnbogason

    Selecionador: Åge Hareide

    «É mais fácil para nós jogar contra equipas de grande nível. Elevamos o nosso jogo. Portugal é favorito e nós até gostamos desse papel. Isso é bom para nós. Ficamos mais soltos. Acredito que, com alguma sorte, podemos surpreender»

    PREVISÃO DE RESULTADO: Islândia 0-3 Portugal

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares