logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

Portugal já tem equipamento para o Mundial. 2 golos que marcam os confrontos entre Portugal e Chéquia Cristiano Ronaldo

Espanha x Portugal: Duelo ibérico a abrir a fase de grupos

Liga das Nações – Grupo 2, 1.ª Jornada: Quinta-feira, 19:45h, 2 de julho de 2022

ANTEVISÃO: AUSÊNCIAS DE PARTE A PARTE, MAS COM TALENTO DE SOBRA 

Portugal desloca-se a Espanha para a primeira jornada da fase de grupos da Liga das Nações. Esta é a primeira jornada do Grupo 2 da Liga das Nações A. A partida será disputada no estádio Benito Villamarín, em Sevilha, e arbitrada pelo inglês Michael Oliver.

QUEM VAI LEVAR A MELHOR NESTE CLÁSSICO EUROPEU? CONSEGUIRÁ PORTUGAL COMEÇAR COM UMA VITÓRIA FRENTE AO RIVAL DIRETO? APOSTA COM A BWIN!

Nesta edição, a Liga das Nações tem seis jogos na fase de grupos. Todas as equipas se defrontam em casa e fora. O grupo tem ainda Suíça e República Checa.

Nos convocados de Portugal, as novidades são a estreia de David Carmo e o regresso de Ricardo Horta, ambos do Sporting Clube de Braga. João Félix, Rúben Dias e Renato Sanches são os nomes de peso que se veem forçados a ficar de fora das opções.

Thiago é a grande baixa na seleção espanhola.«Thiago Alcântara tem uma lesão muscular na parte posterior da perna direita, o que o impedirá de jogar as quatro partidas marcadas para este mês de junho na Liga das Nações», pode ler-se no site da Federação Espanhola.

Diego Llorente, do Leeds United, foi chamado para substituir o inicialmente convocado Aymeric Laporte. Pablo Sarabia, que atuou esta temporada no Sporting CP, está entre os eleitos de Luis Enrique, como tem sido habitual.

Salta à vista, na lista de convocados, o nome de Ansu Fati: «Tenho um plano especial. Não vamos correr nenhum risco. Vamos vê-lo treinar. Ele não vai jogar muitos minutos. É importante que volte à competitividade e aos parâmetros da seleção», explicou o selecionador espanhol.

Mesmo sem estarem na máxima força, as duas seleções estão mais do que preparadas para este confronto. Os últimos jogos entre Espanha e Portugal têm sido equilibrados e com cautelas de parte a parte. É expectável que isso suceda de novo, dado que esta é apenas a primeira de seis jornadas na fase de grupos. Contudo, sabe-se que só uma equipa se irá apurar para a final-four da competição, pelo que o confronto direto entre estas duas seleções, à partida as mais poderosas do grupo, pode ser decisivo.

Portugal não quererá entregar o domínio do jogo ao adversário. O setor mais forte da equipa espanhola é claramente o meio campo. Mesmo com a ausência de Thiago, há nomes como Rodri, Busquets ou Gavi. Mas Portugal tem opções de grande nível sobretudo no ataque e deve jogar essas cartas para cima da mesa.

 

10 DADOS RÁPIDOS 

  1. Os dois embates recentes entre as duas equipas foram amigáveis e terminaram a zeros.
  2. O último encontro oficial foi no Mundial 2018. Terminou 3-3.
  3. Cristiano Ronaldo apontou um hat-trick nessa partida.
  4. Portugal venceu a primeira edição da Liga das Nações e Espanha foi vice-campeã da segunda, perdendo para a França na final.
  5. A final-four da terceira edição será realizada em junho de 2023.
  6. A turma das Quinas joga quatro duelos em dez dias.
  7. O motivo desta concentração de jogos nesta altura é a realização do Mundial 2022 no Qatar neste inverno.
  8. A 27 de setembro, Portugal recebe a Espanha na última jornada desta fase de grupos.
  9. Essa partida terá lugar no Estádio Municipal de Braga.
  10. Entre os elencos das duas seleções, a média de jogos disputados esta época anda perto dos 50.

JOGADORES A TER EM CONTA

Marco Asensio (Espanha) – O talentoso ala regressa à seleção espanhola pela primeira vez desde a goleada frente à Alemanha por 6-0 há dois anos. Após uma boa época ao serviço do campeão espanhol e europeu, o Real Madrid CF, Marco Asensio pode ter uma oportunidade de mostrar a boa forma com a camisola do seu país.

Rafael Leão Portugal x Turquia Espanha
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Rafael Leão (Portugal) – Não era, há um ano, uma opção indiscutível para Fernando Santos nos convocados da Seleção. Contudo, o melhor jogador da Serie A esta temporada arrisca-se a ser titular esta noite no Benito Villamarín e os olhos vão estar postos no avançado.

XI’S PROVÁVEIS 

Espanha: Unai Simón, Azpilcueta, Eric García, Pau Torres, Alba, Rodri, Koke, Gavi, Sarabia, Ferran Torres e Morata

Treinador: Luis Enrique

«Evidentemente chama mais a atenção a posse de bola e as situações de ataque que costumamos criar, mas somos uma seleção de topo no plano defensivo, não há dúvida nenhuma».

 

Portugal: Diogo Costa, Cancelo, Pepe, Danilo, Nuno Mendes, Moutinho, Bernardo Silva, Otávio, Bruno Fernandes, Ronaldo e Rafael Leão

Treinador: Fernando Santos

«Nunca aconteceu uma situação destas com quatro jogos em dez dias. Não me lembro de ver isto. Em 12 dias já vi, mas em dez nunca vi. Ainda para mais, depois de uma época altamente desgastante. Os jogadores só chegaram todos na segunda-feira… tivemos três dias para preparar um jogo, depois temos mais três até ao jogo seguinte, quatro dias depois voltamos a jogar e novamente três dias depois».

 

PREVISÃO DE RESULTADO: ESPANHA 2-1 PORTUGAL

O Miguel atualmente reside em Lisboa. Quis seguir Jornalismo, área em que se licenciou na Escola Superior de Comunicação Social, porque gosta de aprender um pouco todos os dias. Na Escola Primária, usava uma camisola do Rui Costa três vezes por semana. Muitas vezes chorou com o futebol. Com o passar dos anos, tornou-se um estudioso do fenómeno. Hoje, o que o faz vibrar é a inteligência tática dos jogadores e das equipas, mas isso não significa que não tenha a mesma paixão, que não chore, que não grite.

O Miguel atualmente reside em Lisboa. Quis seguir Jornalismo, área em que se licenciou na Escola Superior de Comunicação Social, porque gosta de aprender um pouco todos os dias. Na Escola Primária, usava uma camisola do Rui Costa três vezes por semana. Muitas vezes chorou com o futebol. Com o passar dos anos, tornou-se um estudioso do fenómeno. Hoje, o que o faz vibrar é a inteligência tática dos jogadores e das equipas, mas isso não significa que não tenha a mesma paixão, que não chore, que não grite.

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA