Martínez soube mexer na pressão e Portugal fez xeque-mate

- Advertisement -

Portugal venceu a Polónia por 5-1, mas esteve empatado até ao intervalo. Na segunda parte, depois das mudanças no meio-campo, a seleção das quinas dominou os polacos por completo.

O Estádio do Dragão parece estar sempre pronto a dar alegrias à seleção portuguesa. Depois de terem vencido a Liga das Nações, em 2019, na invicta, carimbaram agora o apuramento para a próxima fase do torneio. Contudo, apesar da goleada, Portugal teve uma exibição penosa, na primeira parte. Não conseguia fazer uma pressão eficaz, com o meio-campo a ficar sempre descompensado, e era muitas vezes apanhado em contra pé, permitindo aos polacos receber no meio, quase sempre Romanczuk, e este lançar os avançados na profundidade.

Durante toda a primeira parte, Bruno Fernandes e Bernardo Silva pressionavam a mesma ala, formando uma linha de cinco com os dois extremos e avançado. João Neves tapava um médio da Polónia, mas sobrava sempre um outro, Romanczuk, como já referido. Entre muitos lances de perigo, cuja ineficiência da pressão de Portugal não conseguia contrariar, destacam-se o remate de Bereszynski aos 28’ e o de Piatek (este, ao poste) aos 38’.

Cristiano Ronaldo Portugal
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Na segunda parte, Roberto Martinez, conforme explicou em conferência de imprensa, passou para uma pressão com 4 jogadores, tal como tinha acontecido no primeiro jogo entre as duas seleções, o que resultou na perfeição: “Na segunda parte fizemos uma pressão alta com quatro jogadores (…) Fizemos a pressão alta no primeiro jogo com a Polónia e correu bem. Hoje a Polónia contrariou isso muito bem e tivemos que ajustar”. Vitinha entrou para o lugar de João Neves e Bruno Fernandes ou Bernardo Silva, dependendo da ala que estivesse a ser pressionada, tapavam o meio e não permitiam que os polacos aproveitassem o espaço no meio.

Depois da mudança, a goleada. Martinez mexeu no xadrez e Portugal fez xeque-mate. Passou a assumir o jogo, na segunda parte, e não deu hipótese aos Polacos de criar perigo até ao final do jogo.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: José Mourinho mais perto de perder Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup está mais perto de sair do Benfica. O jogador deve ceder ao Parma, emblema que atua na Serie A.

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.

Jorge Jesus e a expulsão no jogo do Al Nassr: «Um exagero»

Jorge Jesus abordou a derrota do Al Nassr contra o Al Hilal, não estando de acordo com a expulsão de Al Aqidi.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro anuncia contratação de Tetê a troco de 6 milhões de euros

O extremo brasileiro Tetê deixou o Panathinaikos e assinou pelo Grémio até dezembro de 2029, num negócio avaliado em seis milhões de euros.

Celta de Vigo derrota o Sevilha com golo perto do final do encontro

O Celta de Vigo foi à Andaluzia vencer o Sevilha por uma bola a zero durante a noite desta segunda-feira, em jogo da 19.ª jornada da La Liga.

Liverpool avança na Taça de Inglaterra com vitória caseira diante do Barnsley FC

O Liverpool bateu o Barnsley FC por 4-1, esta segunda-feira, num jogo a contar para a terceira ronda da Taça de Inglaterra.