Alemanha 2-1 Suécia: Golo no apagar das luzes dá esperança


Alemanha e Suécia entraram em campo em Sochi com propostas diferentes. Para os alemães apenas a vitória interessava. A vitória do México sobre a Coréia do Sul obrigava os alemães a partiram para cima dos suecos. Uma derrota alemã os eliminava da Copa do Mundo e caso empatasse dependeria de uma derrota da Suécia para o México, na última rodada, para ter chances de classificação. Já a Suécia que venceu a Coréia do Sul na primeira rodada, entrou no relvado considerando um empate contra os atuais campeões do mundo sendo um bom resultado. Os suecos que nas eliminatórias europeias eliminaram a Holanda na fase de grupos e a Itália no play-off teria outra oportunidade de eliminar um gigante mundial.

O treinador alemão Joachim Löw ficou muito insatisfeito com a estreia de sua equipa no Mundial e modificou bastante o time para a segunda rodada. Rüdiger entrou na defesa no lugar do Hummels, no meio campo Khedira e Ozil deram lugar para Rudy e Reus, respectivamente. Já na seleção sueca a única modificação que o treinador Jan Olof Andersson promoveu foi o retorno do defensor titular Lindelöf no lugar do Jansson que atuou na estreia.

A jogar no 4-2-3-1 a Alemanha teve Reus e Draxler abertos pelas pontas, Müller a atuar mais centralizado e com o Werner na frente. Os alemães dominaram completamente o adversário no início do jogo. A Suécia entrou em campo no tradicional 4-4-2 e com 10 minutos de jogo tinha dado apenas seis passes certos. Porém, a melhor chance de golo criada foram dos suecos. O avançado Berg recebeu a bola em um contra-ataque e obrigou ao Neuer fazer uma grande defesa. No lance, o avançado reclamou de pênalti que teria sofrido pelo defensor Boateng, porém o juiz nada marcou.

A Alemanha explorava os lados de campo e a Suécia se manteve inabalável em sua defesa. Com o passar do tempo os alemães baixaram o ritmo e a Suécia conseguia ter um pouco mais de posse bola. Aos 30 minutos Joachim Löw foi obrigado a mexer na equipa. Saiu o médio Rudy, com uma fratura no nariz, para a entrada de Gündogan.

Aos 31 minutos Tony Kroos saiu jogando errado no campo defensivo, Claesson recuperou a bola para os suecos, lançou o avançado Toivonen que brilhante encobriu o guarda-redes Neuer e marcou um verdadeiro golaço em Sochi. A Suécia fazia 1 a 0 na Alemanha, placar que eliminava os alemães na primeira fase da Copa do Mundo. Algo que jamais ocorreu na história.

A Alemanha chegou no final do primeiro tempo com mais de 75% de posse de bola e controlava a maioria das ações do jogo, mas a Suécia tinha ao seu favor o contra-ataque e sempre levava muito perigo quando subia. Apesar de toda posse de bola, os jogadores ofensivos da seleção não fizeram uma boa primeira parte e ficaram muito aquém de suas capacidades.

Para a segunda parte a Alemanha voltou com uma novidade e com uma outra formação em campo. O ponta de lança Mario Gómez entrou no lugar do Draxler. A intenção do treinador era fazer com que a equipa tivesse mais poder de conclusão das jogadas. A substituição deu mais certo do que se imaginava.

Low chegou a levar as mãos à cabeça
Fonte: FIFA

Aos 47 minutos Mário Gomez fez uma bela jogada na linha de fundo e cruza para Reus que mandou a bola para o fundo das redes sueca. Alemanha 1 x 1 Suécia. O golo de empate reacendia as esperanças alemã.
A Alemanha sufocava a Suécia de maneira impressionante. Não saía do campo ofensivo e explorava muito o seu lado ofensivo direito com Kimmich e Müller, que trocou de posição em campo com Reus e na segunda parte jogou mais aberto na direita enquanto o Reus ficou mais centralizado.
A Suécia fazia uma partida correta no que propôs. Não mudou a sua postura em campo, defendia com afinco e sempre levava perigo nos contra-ataques.
Aos 66 minutos Mario Gómez recebeu um lindo passe de Rüdiger quase na pequena área e perdeu uma inacreditável chance de golo. Essa foi a melhor oportunidade de golo que os alemães tiveram na segunda parte. Para ganhar tempo o treinador sueco começou a promover as primeiras substituições no jogo. Mas sem mudar seu esquema tático.
Aos 81 minutos o drama alemão aumentava de vez. Boateng fez falta dura em Berg e recebeu o seu segundo cartão amarelo no jogo. A situação estava complicada, mas apenas a vitória interessava. Mesmo com um jogador a menos, Joachim Löw arriscou tudo. Sacou o lateral Hector para colocar o avançado Brandt no relvado. O treinador sabia que o empate praticamente eliminava a sua seleção da Copa do Mundo. A Alemanha tentava de tudo pata virar o jogo e parecia nem estar com um homem a menos.
Aos 91 minutos Brandt chutou da entrada da área e a bola explodiu na trave. O gritou de golo ficou preso na garganta dos adeptos alemães. Mas não por muito mais tempo.
Em uma cobrança de falta em dois tempos, Tony Kroos chuta com efeito para a baliza de Olsen e marca um verdadeiro golaço. Os adeptos alemães foram ao delírio nas arquibancadas e esse golo colocava a Alemanha de volta ao Mundial.
Depois do golo não teve mais tempo para nada. A vitória alemã se confirmou e a chance de qualificação às oitavas de final ficou nas mãos da seleção. Uma vitória contra a Coréia do Sul garantia a equipa na próxima fase. Já a Suécia precisará vencer o México para garantir sua passagem à segunda fase. Talvez esse tenha sido o melhor jogo da Copa do Mundo até o momento.
ONZES INICIAIS:
ALEMANHA: Neuer, Kimmich, Rudiger, Boateng, Hector (Brandt 86′); Kroos e Rudy (Gundogan 31′); Muller, Draxler (Gomez 45′), Reus; Werner.
SUÉCIA: 
Olsen, Lustig, Lindelof, Granqvist, Augustinsson; Claesson (Durmaz 73′), Larsson, Ekdal, Forsberg; Berg (Thielin 89′), Toivonen (Guidetti 77′).

Foto de capa: FIFA

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Christian Horner despedido da Red Bull com efeito imediato após 20 anos

Christian Horner foi despedido da Red Bull após 20 anos na equipa. Decisão tomada após o GP da Grã-Bretanha.

Oficial: Gabriel Gudmundsson é reforço do Leeds United

O Leeds anunciou a contratação de Gabriel Gudmundsson. O defesa sueco deixou o Lille e assinou até 2029 com o clube inglês.

Dusan Vlahovic prepara saída da Juventus e já escolheu destino na Premier League

A Juventus planeia rescindir contrato com Dusan Vlahovic e o avançado sérvio quer juntar-se ao Manchester United de Ruben Amorim.

Benfica tem princípio de acordo com Thiago Almada e já são conhecidos os detalhes

Thiago Almada está mais perto do Benfica. Médio argentino já tem princípio de acordo com o clube português.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG x Real Madrid: Antevisão, Estatísticas e Dica de Aposta para a meia-final do Mundial de Clubes

PSG e Real Madrid têm encontro marcado para a segunda meia-final do Mundial de Clubes da FIFA. O reencontro de Kylian Mbappé com a sua antiga equipa.

Manchester United de Ruben Amorim vai receber mais de 9 milhões de euros com jogador que já não está na equipa

O Manchester United vai receber parte da verba da transferência de Anthony Elanga para o Newcastle. Extremo passou pelos red devils.

Liverpool define avançado do PSG como alternativa a Luis Díaz

O Liverpool está a considerar Khvicha Kvaratskhelia como possível substituto de Luis Díaz, caso o colombiano deixe Anfield neste mercado de verão.