No entanto, é nas opções deixadas de fora do certame da Rússia que podem surgir as maiores esperanças de Portugal para a posição. Nélson Semedo, após o seu primeiro ano em Barcelona, arranca para a nova época com perspetivas de aumentar o seu tempo de jogo.

O ex-Benfica, que já somou 36 partidas na temporada anterior, foi titular na supertaça de Espanha e procura agora conquistar de vez o seu lugar como indiscutível no onze de Ernesto Valderde.

Caso seja bem-sucedido, o lateral poderá encontrar finalmente o seu espaço entre a elite da posição e reclamar um lugar nos eleitos do Engenheiro.

Nélson Semedo espera tornar-se esta época um indiscutível no Barcelona
Fonte: FC Barcelona

Mas, se é verdade que Nélson Semedo se pode afirmar como um dos melhores laterais do mundo, outra coisa não se pode dizer de João Cancelo. O ex-Valência, após ter sido riscado das opções do clube che, passou por um período de empréstimo ao Inter de Milão, onde brilhou na segunda metade da época.

As suas exibições ao serviço dos nerazzurri convenceram a Juventus a pagar 40 milhões de euros pelos seus serviços e, até agora, a aposta tem sido firme, uma vez que Cancelo é totalista da Serie A.

Anúncio Publicitário

Num campeonato tão exigente como o italiano, o lateral português pode, aos 24 anos, suprir as lacunas que lhe são reconhecidas e juntar solidez defensiva a uma velocidade e potencial atacante tremendos.

Titular numa das melhores equipas do mundo, João Cancelo deverá ganhar o estofo dos grandes palcos e, quem sabe, formar com Cristiano Ronaldo uma parceria muito proveitosa para Portugal.

Até à data, João Cancelo é totalista na Serie A
Juventus FC

Por tudo isto, não seria demasiado incerto arriscar o lateral da Juventus como o previsível dono da posição nos próximos anos. No entanto, pelas circunstâncias, idade e potencial demonstrados, para o futuro não se pode ignorar o nome de Diogo Dalot.

O jogador formado no FC Porto, depois de se sagrar campeão europeu de Sub-17, ficou de fora do título dos sub-19 por lesão e, ainda, por integrar o seu novo clube, o gigante Manchester United.

Dalot custou 24 milhões de euros ao Manchester United
Fonte: Manchester United FC

Contratado por 24 milhões, o lateral é apontado como o sucessor de Valencia no conjunto de Manchester e, caso recupere bem da sua lesão, não seria surpreendente que fizesse alguns jogos na Premier League ainda esta temporada.

Apontado por José Mourinho como o melhor lateral direito da sua idade, Dalot tem longa margem de progressão e, caso confirme todo o seu potencial, tem tudo para ser uma referência na posição a nível internacional.

Como se pode concluir, o que não falta é qualidade.

Foto de Capa: FPF