Académico BC 21-32 Sporting CP: Clássico termina com vitória tranquila dos leões

Clássico em Braga este sábado, com a equipa do Académico BC a receber, no histórico Pavilhão Flávio Sá Leite, o Bi-Campeão nacional Sporting, num jogo que punha frente a frente o quarto e segundo classificados, respetivamente. A equipa de Lisboa entrava nesta partida sabendo que precisava de vencer para não deixar fugir o FC Porto, primeiro classificado do Campeonato, que vencera na sexta feira o Boa Hora FC por 32-20 em jogo antecipado da 16ª jornada.

Jogo com duas partes totalmente diferentes. Uma primeira parte muito intensa – como é costume -, e com a palavra-chave a ser o equilíbrio entre os dois conjuntos. O ABC começou por defender muito aberto, oscilando entre o 3-3 e o 3-2-1 no plano defensivo. Uma defesa agressiva que colocava muita pressão no ataque leonino comandado pelo experiente Carlos Ruesga. Já no plano ofensivo, o ABC mantinha o seu jogo caraterístico de posse e circulação lenta para depois tentar penetrações aos seis metros ou fazer combinações com o pivot.

Nos minutos iniciais, o ABC ainda conseguiu uma ligeira separação de três golos. O Sporting conseguia, contudo, ganhar várias bolas com a sua forte defesa, o que dava origem a contra-ataques concretizados pelo ponta-direita Fábio Chiuffa, que rapidamente chegou aos 5 golos, fruto da sua velocidade. As duas equipas foram assim para o intervalo com o resultado de 12-13 para o Sporting.

Fonte: Federação de Andebol de Portugal

A segunda parte foi diametralmente oposta, em grande parte devido ao enorme jogo de Skok. O guarda-redes começou por realizar três defesas em ataques consecutivos, o que permitiu ao Sporting disparar de um 12-13 para um 12-16, que aos 36 minutos de jogo já se encontrava num 13-18.

O treinador da equipa de Braga, Jorge Rito, arriscou ao tirar Humberto Gomes da baliza e a jogar em superioridade numérica de sete para seis, com dois jogadores na posição de pivot, mas a estratégia não surtiu grande efeito. Aos 45 minutos de jogo, o resultado encontrava-se nos 17-23 favorável aos visitantes. A equipa de Hugo Canela geriu o resultado calmamente e nem a expulsão direta de Bosko Bjelanovic colocou em causa a confortável vitória dos leões, que terminou com o resultado final de 21-32.

Equipas Iniciais:

Académico BC: Humberto Gomes, Dario Andrade (1), Antonio Ventura (2), Nuno Silva (2), Miguel Baptista (3), André Rei (3), Hugo Rocha (5), Eduardo Mendonça (1), Hugo Rosário, João Peixoto, José Rolo (4), Carlos Bandeira, Carlos Oliveira, Francisco Silva, Cláudio Silva, Rui Ferreira.

Sporting: Aljosa Cudic, Ivan Nikcevic (2), Pedro Valdes (3), Carlos Ruesga (3), Edmilson Araújo (3), Fábio Chiuffa (8), Luís Frade (8), Bosko Bjelanovic(1), Carlos Carneiro (3), Neven Stjepanovic, Matevz Skok, Matej Asanin, Frankis Carol, Tiago Rocha, Nuno Reis(1), Gonçalo Grácio.

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Baleba não fecha a porta ao Manchester United de Ruben Amorim e CEO do Brighton reage: «Esperamos que fique aqui por muitos anos»

Carlos Baleba tem interesse em ouvir a sondagem do Manchester United. O CEO do Brighton também já reagiu a toda a especulação.

Ponto de situação no interesse do Manchester United em Benjamin Sesko: ainda não há fumo branco

O Manchester United quer contratar Benjamin Sesko. No entanto, ainda não há acordo com o RB Leipzig para a transferência.

Vancouver Whitecaps confirmam contratação de Thomas Muller

Thomas Muller foi confirmado como reforço dos Vancouver Whitecaps. O avançado internacional alemão assinou a custo zero com a equipa da MLS.

Son Heung-min oficializado nos Los Angeles FC e faz história na MLS

Os Los Angeles FC confirmaram a contratação de Son Heung-min. O avançado sul-coreano tornou-se no reforço mais caro da história da MLS.

PUB

Mais Artigos Populares

Franck Haise lamenta derrota do Nice: «Não estamos na mesma categoria [do Benfica], sabíamos disso antes»

Franck Haise analisou o encontro entre o Benfica e o Nice. Duelo da primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League.

Florentino Luís deixa garantia sobre o seu futuro no Benfica: «Vou dar o meu máximo durante os dois anos que tenho de contrato»

Florentino Luís analisou o encontro entre o Benfica e o Nice. Duelo da primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim tem concorrência de 2 rivais da Premier League por médio

Carlos Baleba é alvo do Manchester United de Ruben Amorim para o meio-campo. O médio tem mais interessados na Premier League.