Polónia 29-28 Espanha: Polacos conquistam bronze no prolongamento

cab andebol

A Polónia venceu a Espanha por 29-28, após prolongamento, assegurando assim o 3º lugar no Mundial de Andebol. A seleção espanhola, que ainda detém o título de campeã do Mundo, pelo menos até à final, que irá ser disputada entre Qatar e França, fica fora do pódio, o que não acontecia desde 2011.

A Polónia, que foi eliminada nas meias-finais pelo anfitrião Qatar, começou melhor o jogo com um parcial de três golos sem resposta, marcados pelo ponta direito Michal Daszek (três golos, 100% de eficácia), pelo ponta esquerdo Adam Wisniewski (quatro golos em seis remates, 86%) e pelo pivô Kamil Syprzak. Este último jogador, que atualmente representa uma equipa do seu país, o Wisla Plock, marcou três golos na primeira parte, aproveitando a reduzida agressividade defensiva dos espanhóis, que entraram no jogo desconcentrados também a atacar (só conseguiram faturar pela primeira vez aos oito minutos, através de Albert Rocas).

Szyba foi o melhor em campo Foto: HandBall 2015(Facebook Oficial da Competição)
Szyba foi o melhor em campo
Foto: HandBall 2015

A meio do primeiro tempo, mantinha-se a vantagem de três golos para a Polónia (8-5), que progressivamente Espanha foi anulando. Muito por causa da qualidade no lado esquerdo do ataque, onde Joan Canellas e Valero Rivera (marcou três dos últimos cinco golos da sua seleção na primeira parte, tendo acabado com cinco durante todo o jogo) colocaram bem visíveis as dificuldades defensivas de Daszek e Szyba. O resultado ao intervalo (empate a 13 golos) espelhava o que se tinha passado na partida, que teve duas fases distintas: uma entrada fortíssima por parte da Polónia e um crescimento dos espanhóis a partir dos 20 minutos.

Logo no início da segunda metade, Espanha passou para a frente com um golo do seu pivô Julen Aguinagalde (quatro golos em cinco tentativas, 80%), cujo poderio físico lhe permitiu ganhar muitos duelos na zona central, e não mais a Polónia voltou ao comando do marcador. Manuel Cadenas, o treinador da seleção espanhola, relegou Victor Tomas para o banco e deu a titularidade a Rocas na ponta direita, algo que ainda não tinha acontecido nos anteriores oito jogos do mundial. Contudo, principalmente na segunda parte, quem ocupou a posição foi Tomas, que acabou por ser o melhor marcador da sua seleção neste desafio, com sete golos em oito remates (excelente eficácia de 88%).

À entrada para o último minuto, verificava-se um 24-22 a favor de Espanha, diferença que a Polónia conseguiu esbater com dois golos de Michal Szyba, talvez o melhor atleta em campo. Este jogador de 26 anos, que joga na liga de andebol da Eslovénia, também viria a ser decisivo para a vitória que a Polónia conseguiu no prolongamento (marcou no total oito golos em 12 remates), ao faturar em cima do minuto 70. A seleção espanhola acabou por sair derrotada devido à maior capacidade física dos polacos no tempo extra, que conseguiram, desta forma, arrecadar a terceira medalha de bronze em campeonatos do mundo.

Foto de capa: HandBall 2015

Tiago Caeiro
Tiago Caeirohttp://www.bolanarede.pt
É frequente dar por ele a contar as horas até começar o próximo jogo do glorioso Benfica, que não perde por nada. Lá fora, apoia Arsenal, Milan e Bayern só porque os seus jogadores vestem a magnífica cor vermelha.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AVS SAD oficializa mais 2 reforços no fim do mercado

O AVS SAD garantiu mais dois reforços. Óscar Perea e Paulo Vitor chegaram à Vila das Aves no último dia do mercado de transferências.

Estoril Praia fecha contratação de defesa do Feyenoord com passagem na formação do Chelsea

O Estoril Praia continua a ultimar detalhes no plantel. Antef Tsoungui vai ser reforço dos canarinhos ainda neste mercado, nas próximas horas.

Benfica oficializa Dodi Lukebakio por 20 milhões de euros

Dodi Lukebakio foi confirmado esta segunda-feira como o mais recente reforço do Benfica, deixando o Sevilha em definitivo por 20 milhões de euros.

Conrad Harder fala como reforço do RB Leipzig: «Espero marcar muitos golos e quero contribuir para os objetivos da equipa»

Conrad Harder já falou como reforço do RB Leipzig. O avançado dinamarquês não escondeu a satisfação com o novo desafio.

PUB

Mais Artigos Populares

As palavras emocionantes de Florentino no momento da despedida do Benfica: «Foram anos de crescimento»

Florentino Luís já despediu do Benfica. O médio português foi emprestado ao Burnley, com cláusula de compra obrigatória.

Famalicão anuncia contratação de Gonzalo Pastor

O Famalicão anunciou a contratação de Gonzalo Pastor. O jogador chega proveniente do Catellón, equipa da La Liga 2.

Vitória SC perde mais um jogador influente depois de Tomás Handel

O Vitória SC prepara-se para perder dois dos jogadores mais importantes da equipa: além de Tomás Handel, também Tiago Silva está de saída.