SL Benfica 26-25 Sporting CP: Águias vencem leões em casa seis anos depois

- Advertisement -

Benfica e Sporting encontraram-se este sábado no pavilhão 2 da Luz, num jogo em atraso a contar para a jornada 19 do campeonato nacional de andebol. 

As equipas entraram em campo com quatro pontos de diferença – o Sporting em segundo lugar, com 70 pontos, e o Benfica em terceiro, com 66, ambos com um jogo a menos. Os encarnados venceram por 26-25 e acabaram com uma série de maus resultados em casa para o campeonato contra o rival que durava desde 2013.

O Sporting entrou melhor no dérbi e assumiu desde cedo o controlo do jogo. O Benfica começou a partida com alguma desconcentração e a cometer excessivas falhas técnicas. Grande ambiente no pavilhão da Luz com lotação praticamente esgotada e grande apoio dos adeptos das duas partes. Os leões controlaram o jogo nos primeiros 15 minutos, com Tiago Rocha em evidência, chegando a estar a vencer por uma vantagem de quatro golos (4-8).

O Benfica reagiu, acertou os erros que estava a cometer e começou uma recuperação onde Kevynn Nyokas teve enorme contributo. O lateral direito encarnado foi uma autêntica dor de cabeça para a defesa do Sporting a empregar no jogo toda a sua força e técnica.

Com uma defesa muito sólida, os encarnados chegaram à igualdade aos 26 minutos, por Belone Moreira, num momento muito festejado pelos adeptos benfiquistas (11-11), depois de terem ultrapassado uma fase com dois jogadores a menos aos 22 minutos, sofrendo apenas um golo dos leões. Destaque para o regresso de lesão do jogador do Benfica Pedro Seabra e para a expulsão de Bosko Bjelanovic por toque na cara de Belone Moreira.

O final da primeira parte demonstrou o enorme equilíbrio e intensidade com as equipas a chegarem empatadas ao intervalo e a marcarem um golo cada no último minuto da primeira metade (14-14).

O Sporting, com o melhor ataque do campeonato, não se conseguiu superiorizar à melhor defesa
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

A segunda parte apresentou um ritmo ainda mais elevado. Enorme combatividade nos duelos e entrega máxima dos jogadores das duas formações. As águias regressaram do balneário decididas a impor a segunda derrota do campeonato aos bi-campeões nacionais.

As equipas continuaram muito equilibradas sem que nenhuma conseguisse ganhar uma vantagem significativa. Exclusões de parte a parte, grandes exibições dos guarda redes, Matevs Skok e Borko Ristovski, e espetáculo dentro e fora do campo.

Aos 39 minutos, o Benfica chegou pela primeira vez à vantagem no marcador com golo de Belone Moreira (19-18). Vantagem que durou apenas três minutos e que não fez bem aos jogadores comandados por Carlos Resende – o Sporting voltou à liderança pouco depois e conseguiu, com um parcial de 5-1, chegar a uma vantagem de três golos (20-23). 

Kevynn Nyokas desapareceu do jogo e teve de aparecer Belone Moreira, que comandou e bem a formação encarnada. Do lado dos leões, Edmilson Araújo foi dos melhores da segunda parte, a par de Frankis Carol. O Benfica voltou a empatar o jogo quando faltavam apenas cinco minutos para o final do encontro.

A dois minutos do fim, o “tímido” Alexandre Cavalcanti marcou o golo que colocou o Benfica na frente do marcador (26-25) e o resultado manteve-se com Ristovski a defender um remate de falta de nove metros no último segundo do jogo, confirmando-se a primeira derrota do Sporting no campeonato contra rivais diretos e a segunda da época, e a impossibilidade de chegar ao fim da fase regular na liderança.

Esta vitória permite ao Benfica uma aproximação aos outros constituintes do pódio, ficando apenas a dois pontos do Sporting e a cinco do Porto, que tem um jogo a mais. Falta agora um encontro para terminar a fase regular do campeonato e espera-se que Benfica e Sporting vençam o jogo que falta. Os encarnados jogam com o Belenenses fora de casa, e os verde e brancos deslocam-se ao campo do Arsenal.

EQUIPAS INICIAIS

SL Benfica: Borko Ristovski; Davide Carvalho, Paulo Moreno, Arthur Patrianova, Alexandre Cavalcanti, Belone Moreira, Fábio Antunes

Sporting CP: Matevz Skok; Carlos Ruesga, Frankis Carol, Valentin Ghionea, Ivan Nickcevic, Edmilson Araujo, Tiago Rocha

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Podcast Papo de Bola #107 – Análise do Brasil vs. Marrocos

No episódio do "Papo de Bola" desta semana é feita a análise à estreia do Brasil no Mundial 2026 frente a Marrocos. Com a participação do César Mayrinck.

Vítor Pereira mantém-se fiel ao Nottingham Forest apesar do interesse do Al Hilal

Vítor Pereira pretende continuar no Nottingham Forest, mas não deve assinar um novo acordo antes do início da próxima temporada.

Inédito: Tunísia despede o selecionador Sabri Lamouchi após sofrer goleada no primeiro jogo do Mundial 2026

Depois da derrota pesada por 5-1 frente à Suécia no arranque do Mundial 2026, a Tunísia decidiu despedir o selecionador Sabri Lamouchi.

EM DIRETO E AO VIVO: Assiste ao Espanha x Cabo Verde do Mundial 2026

Espanha e Cabo Verde têm encontro marcado na fase de grupos do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal retoma trabalhos com a mesma baixa às ordens de Roberto Martínez

A Seleção Nacional treinou esta segunda-feira com o foco na estreia do Mundial 2026. Rúben Dias fez trabalho condicionado.

Álvaro Pacheco sai por divergência de ideias com o Casa Pia e Vasco Matos não está fechado: eis o que o Bola na Rede...

Álvaro Pacheco está de saída do Casa Pia. Bola na Rede sabe o que mudou e que Vasco Matos não está fechado como o seu substituto.

Mercado não mexe com Tomás Araújo: Internacional português está focado no Benfica

Apesar do interesse de clubes como o Real Madrid e Bayern Munique, Tomás Araújo está comprometido a continuar no Benfica.