SL Benfica 26-25 Sporting CP: Águias vencem leões em casa seis anos depois

- Advertisement -

Benfica e Sporting encontraram-se este sábado no pavilhão 2 da Luz, num jogo em atraso a contar para a jornada 19 do campeonato nacional de andebol. 

As equipas entraram em campo com quatro pontos de diferença – o Sporting em segundo lugar, com 70 pontos, e o Benfica em terceiro, com 66, ambos com um jogo a menos. Os encarnados venceram por 26-25 e acabaram com uma série de maus resultados em casa para o campeonato contra o rival que durava desde 2013.

O Sporting entrou melhor no dérbi e assumiu desde cedo o controlo do jogo. O Benfica começou a partida com alguma desconcentração e a cometer excessivas falhas técnicas. Grande ambiente no pavilhão da Luz com lotação praticamente esgotada e grande apoio dos adeptos das duas partes. Os leões controlaram o jogo nos primeiros 15 minutos, com Tiago Rocha em evidência, chegando a estar a vencer por uma vantagem de quatro golos (4-8).

O Benfica reagiu, acertou os erros que estava a cometer e começou uma recuperação onde Kevynn Nyokas teve enorme contributo. O lateral direito encarnado foi uma autêntica dor de cabeça para a defesa do Sporting a empregar no jogo toda a sua força e técnica.

Com uma defesa muito sólida, os encarnados chegaram à igualdade aos 26 minutos, por Belone Moreira, num momento muito festejado pelos adeptos benfiquistas (11-11), depois de terem ultrapassado uma fase com dois jogadores a menos aos 22 minutos, sofrendo apenas um golo dos leões. Destaque para o regresso de lesão do jogador do Benfica Pedro Seabra e para a expulsão de Bosko Bjelanovic por toque na cara de Belone Moreira.

O final da primeira parte demonstrou o enorme equilíbrio e intensidade com as equipas a chegarem empatadas ao intervalo e a marcarem um golo cada no último minuto da primeira metade (14-14).

O Sporting, com o melhor ataque do campeonato, não se conseguiu superiorizar à melhor defesa
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

A segunda parte apresentou um ritmo ainda mais elevado. Enorme combatividade nos duelos e entrega máxima dos jogadores das duas formações. As águias regressaram do balneário decididas a impor a segunda derrota do campeonato aos bi-campeões nacionais.

As equipas continuaram muito equilibradas sem que nenhuma conseguisse ganhar uma vantagem significativa. Exclusões de parte a parte, grandes exibições dos guarda redes, Matevs Skok e Borko Ristovski, e espetáculo dentro e fora do campo.

Aos 39 minutos, o Benfica chegou pela primeira vez à vantagem no marcador com golo de Belone Moreira (19-18). Vantagem que durou apenas três minutos e que não fez bem aos jogadores comandados por Carlos Resende – o Sporting voltou à liderança pouco depois e conseguiu, com um parcial de 5-1, chegar a uma vantagem de três golos (20-23). 

Kevynn Nyokas desapareceu do jogo e teve de aparecer Belone Moreira, que comandou e bem a formação encarnada. Do lado dos leões, Edmilson Araújo foi dos melhores da segunda parte, a par de Frankis Carol. O Benfica voltou a empatar o jogo quando faltavam apenas cinco minutos para o final do encontro.

A dois minutos do fim, o “tímido” Alexandre Cavalcanti marcou o golo que colocou o Benfica na frente do marcador (26-25) e o resultado manteve-se com Ristovski a defender um remate de falta de nove metros no último segundo do jogo, confirmando-se a primeira derrota do Sporting no campeonato contra rivais diretos e a segunda da época, e a impossibilidade de chegar ao fim da fase regular na liderança.

Esta vitória permite ao Benfica uma aproximação aos outros constituintes do pódio, ficando apenas a dois pontos do Sporting e a cinco do Porto, que tem um jogo a mais. Falta agora um encontro para terminar a fase regular do campeonato e espera-se que Benfica e Sporting vençam o jogo que falta. Os encarnados jogam com o Belenenses fora de casa, e os verde e brancos deslocam-se ao campo do Arsenal.

EQUIPAS INICIAIS

SL Benfica: Borko Ristovski; Davide Carvalho, Paulo Moreno, Arthur Patrianova, Alexandre Cavalcanti, Belone Moreira, Fábio Antunes

Sporting CP: Matevz Skok; Carlos Ruesga, Frankis Carol, Valentin Ghionea, Ivan Nickcevic, Edmilson Araujo, Tiago Rocha

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

Beni Mukendi percorreu todo o campo de joelhos após conquistar a Taça da Liga

Depois do triunfo histórico frente ao Braga na final da Taça da Liga, o médio angolano do Vitória SC, Beni Mukendi, fez todo o campo de joelhos.

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Neto | O Ás de Trunfo esquecido

Nas últimas duas épocas, os números em assistências e ações decisivas acompanham o impacto visual que Pedro Neto tem em campo.

Roberto Martínez lança Mundial 2026: «Precisamos de um terceiro ponta de lança»

Roberto Martínez falou sobre vários temas em entrevista. Selecionador Nacional quer mais um ponta de lança para levar ao Mundial 2026.

Força da Tática | Vitória SC x Braga

O dérbi minhoto entre Vitória SC e Braga foi uma partida taticamente rica, mas com pouco espaço para conforto na construção.