Thierry Anti: A confirmação da mudança

Desde o início da década de 2010, o andebol português foi sofrendo um conjunto de alterações e evoluções que tinham como objetivo recuperar o nível e credibilidade que se havia perdido nos anos anteriores – má gestão financeira e desportiva dos clubes e da federação tinham deixado o nome de Portugal um pouco manchado na Europa.

Todas essas alterações atingiram o seu expoente máximo na época que agora acabou. Um ano de 2018/2019 que foi absolutamente histórico e que terminou com a confirmação de que finalmente se tinha recuperado a reputação perdida.

Quando, no passado dia 15 de Junho, o Sporting Clube de Portugal anunciou Thierry Anti como seu novo treinador, substituindo Hugo Canela no comando técnico dos leões, percebeu-se que o mote já não era a recuperação, mas sim a afirmação e o crescimento do andebol nacional na europa.

Francês de 60 anos, Anti fez toda a sua carreira em França. Venceu um campeonato francês, uma segunda divisão francesa, quatro Taças de França, uma Supertaça, duas Taças da Liga e na época 2017/2018 levou o Nantes até à final da Liga dos Campeões, perdendo na final frente ao Montpellier.

Nos dez anos que esteve ao serviço do Nantes, entre 2009 e 2019, levou um clube pequeno, que acabara de subir à primeira divisão francesa, aos maiores palcos do andebol europeu e a ser favorito em todas as competições que disputa. Com um crescimento sustentado e gradual, o Nantes foi ganhando o seu espaço a nível interno, e dois anos depois da sua chegada apurou-se pela primeira vez para as competições europeias, um dos marcos na história do clube. Desde então, o rumo da equipa francesa tem sido de constante crescimento, lutando várias vezes cara-a-cara com adversários com orçamentos muito superiores.

Thierry Anti levou a equipa de Nantes à final da Liga dos Campeões de Andebol, perdendo para o Montpellier
Fonte: HBC Nantes

Thierry Anti é, atualmente, um dos melhores treinadores do mundo. No entanto, pode ficar a pergunta: Hugo Canela era bicampeão, vencedor de uma Taça Challenge e acabava de fazer uma caminhada histórica na Liga dos Campeões, perdendo apenas frente ao vice-campeão europeu Veszprém. Porquê mudar?

Esta é uma pergunta pertinente e que não tem uma reposta certa. Hugo Canela é também, neste momento, um dos melhores treinadores a nível europeu, e a equipa parecia seguir na direção correta, com uma mistura interessante de experiência e jovens vindos da formação. Mas agora é Anti o timoneiro da equipa leonina, e o futuro parece risonho.

O andebol português é, nos dias de hoje, um mercado bastante apetecível, e não só para atletas em fim de carreira que querem aproveitar os seus últimos anos num país com bom tempo e boa gastronomia. O apuramento para o Europeu 2020 a nível de seleções e as excelentes campanhas de Sporting CP, FC Porto e Madeira SAD nas competições europeias chamaram a atenção e demonstraram toda a qualidade existente. Não só isso, mas também mostraram que Portugal e os seus clubes podem ambicionar outros voos e que apenas participar já não é o suficiente.

A contratação de Anti é uma confirmação desta afirmação e é uma aposta por parte do Sporting na tentativa de voltar a conquistar um título europeu no futuro próximo. O primeiro passo está dado com a aposta num treinador experiente nas competições europeias. Agora tudo irá depender do mercado. Mas uma coisa é certa.

O andebol português está bom e recomenda-se, e a chegada de uma figura deste gabarito foi apenas o primeiro passo naquele que, pode ser, um novo capítulo de ouro na sua história.

Foto de Capa: SCP Modalidades

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Raphinha confronta Carlo Ancelotti por ser utilizado no Bolívia x Brasil e critica arbitragem: «Inventou um penálti»

Raphinha deixou críticas ao encontro entre a Bolívia e o Brasil. Extremo não gostou de ser utilizado e falou com Carlo Ancelotti, selecionador do Brasil.

Presidente da CBF após derrota do Brasil contra a Bolívia: «Jogámos contra a arbitragem, contra a polícia e contra os apanha-bolas»

Samir Xaud, presidente da CBF, deixou críticas ao encontro entre a Bolívia e o Brasil. O dirigente atacou a arbitragem e polícia,bem como os apanha-bolas.

Já é conhecido o estádio onde se realizará o Portugal x Arménia em novembro

O Portugal x Arménia de novembro será disputado no Estádio do Dragão. Jogo realizado na última paragem de seleções do ano.

Rafael Leão continua sem receber boas notícias

Rafael Leão continua lesionado e vai falhar o próximo desafio do AC Milan. O jogador português prossegue lesionado.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham tentou fechar jogador do PSG mesmo antes do mercado encerrar

Tottenham fez uma proposta por Senny Mayulu, médio de 19 anos do PSG, nas últimas horas de mercado e pode voltar a tentar em 2026.

«É preciso uma M-16 para travar Giannis» – Comentário do treinador de Israel gera polémica

Ariel Beit-Halahmy, treinador da seleção israelita, utilizou expressão antes do jogo contra a Grécia, referindo-se a Giannis Antentokounmpo

Manchester United planeia contratar jogador que está nas contas de 2 emblemas da Premier League

Manchester United tem observado Dani Vivian, do Athletic Bilbao, após rumores de interesse do Newcastle e Aston Villa para a sua contratação