📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesTriste, muito triste, com a morte do Professor Mário Moniz Pereira. É um momento que tinha de estar próximo; afinal, já eram 95 anos. Mas nunca estamos preparados para estes momentos, a verdade é esta.

O Sr. Atletismo, como também lhe chamavam, é o grande nome do Atletismo nacional e mesmo um dos grandes nomes do Atletismo mundial. Foi atleta e treinador de Atletismo, mas também de Voleibol, e em ambas com muito sucesso, chegando a campeão nacional como atleta em ambas as modalidades. Além disto praticou Andebol, Futebol, Hóquei em Patins, Basquetebol, Ginástica e Ténis de Mesa. Como treinador também foi campeão de Voleibol e de Atletismo.

Em 1945 disse que ia formar um campeão olímpico português e foi logo apelidado de maluco, porque tal seria impossível para um português. Esta é a típica lógica do português derrotista, que se mantém até hoje. Há cerca de dois anos fiz um trabalho na universidade sobre Portugal nos Jogos Olímpicos e em que comparava o nosso país com a Hungria, um professor disse-me que não podíamos olhar para o topo: tínhamos de nos contentar com o que tínhamos. Esta é a principal dificuldade dos portugueses; pensam pequeno e criticam quem pensa maior. Mas o Professor Moniz Pereira não ouviu os críticos, e em 1984 Carlos Lopes deu-nos o primeiro de quatro ouros olímpicos que temos até agora.

O professor competiu até tarde Fonte: WikiSporting
O professor competiu até tarde
Fonte: WikiSporting

O seu maior mérito foi a forma como revolucionou o treino do Atletismo em Portugal, daí o nome Sr. Atletismo. Graças a ele muitos resultados até àquela altura impensáveis foram conseguidos por atletas portugueses. Foram muitos resultados de sucesso dos seus atletas, quer pelo país, quer pelo seu clube, em Europeus, Mundiais e Jogos Olímpicos, resultados estes que deixam todos os portugueses orgulhosos. As suas 12 participações (entre 1948 e 2012) em Jogos Olímpicos mostram a sua qualidade como treinador, apesar de nem todas terem sido nesta qualidade. Para mim, que como jornalista tenho o sonho de ir a uns Jogos Olímpicos em trabalho, ouvir que alguém foi a 12 causa sempre alguma inveja.

Morreu a 31 de julho de 2016 o maior nome do desporto português, um homem respeitado no mundo todo pelo seu trabalho no Atletismo. Que todas as homenagens sejam tomadas a favor deste senhor, a começar já no Rio de Janeiro; a ida para o Panteão Nacional é o mínimo que pode ser dado de recompensa ao professor.

Foto de Capa: Sporting Atletismo

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Tite assume comando técnico do Cruzeiro

Após Leonardo Jardim abandonar o Cruzeiro por razões pessoais, o clube anunciou que Tite irá assumir o comando técnico em 2026.

Édouard Mendy acerta renovação de contrato com o Al Ahli até 2028

O Al Ahli anunciou esta terça-feira a renovação do contrato de Édouard Mendy. O guardião senegalês estendeu a sua ligação ao clube até 2028.

Barcelona passa por dificuldades mas elimina Guadalajara na Taça do Rei

O Barcelona foi ao terreno do Guadalajara vencer por duas bolas a zero esta terça-feira, em jogo dos 16avos de final da Taça do Rei.