- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesTriste, muito triste, com a morte do Professor Mário Moniz Pereira. É um momento que tinha de estar próximo; afinal, já eram 95 anos. Mas nunca estamos preparados para estes momentos, a verdade é esta.

O Sr. Atletismo, como também lhe chamavam, é o grande nome do Atletismo nacional e mesmo um dos grandes nomes do Atletismo mundial. Foi atleta e treinador de Atletismo, mas também de Voleibol, e em ambas com muito sucesso, chegando a campeão nacional como atleta em ambas as modalidades. Além disto praticou Andebol, Futebol, Hóquei em Patins, Basquetebol, Ginástica e Ténis de Mesa. Como treinador também foi campeão de Voleibol e de Atletismo.

Em 1945 disse que ia formar um campeão olímpico português e foi logo apelidado de maluco, porque tal seria impossível para um português. Esta é a típica lógica do português derrotista, que se mantém até hoje. Há cerca de dois anos fiz um trabalho na universidade sobre Portugal nos Jogos Olímpicos e em que comparava o nosso país com a Hungria, um professor disse-me que não podíamos olhar para o topo: tínhamos de nos contentar com o que tínhamos. Esta é a principal dificuldade dos portugueses; pensam pequeno e criticam quem pensa maior. Mas o Professor Moniz Pereira não ouviu os críticos, e em 1984 Carlos Lopes deu-nos o primeiro de quatro ouros olímpicos que temos até agora.

O professor competiu até tarde Fonte: WikiSporting
O professor competiu até tarde
Fonte: WikiSporting

O seu maior mérito foi a forma como revolucionou o treino do Atletismo em Portugal, daí o nome Sr. Atletismo. Graças a ele muitos resultados até àquela altura impensáveis foram conseguidos por atletas portugueses. Foram muitos resultados de sucesso dos seus atletas, quer pelo país, quer pelo seu clube, em Europeus, Mundiais e Jogos Olímpicos, resultados estes que deixam todos os portugueses orgulhosos. As suas 12 participações (entre 1948 e 2012) em Jogos Olímpicos mostram a sua qualidade como treinador, apesar de nem todas terem sido nesta qualidade. Para mim, que como jornalista tenho o sonho de ir a uns Jogos Olímpicos em trabalho, ouvir que alguém foi a 12 causa sempre alguma inveja.

Morreu a 31 de julho de 2016 o maior nome do desporto português, um homem respeitado no mundo todo pelo seu trabalho no Atletismo. Que todas as homenagens sejam tomadas a favor deste senhor, a começar já no Rio de Janeiro; a ida para o Panteão Nacional é o mínimo que pode ser dado de recompensa ao professor.

Foto de Capa: Sporting Atletismo

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Estrela da Amadora apresentado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação do defesa-lateral de 18 anos, Wedtoin Ouedraogo, que foi apontado ao Estrela da Amadora neste mercado de janeiro.

Antevisão UFC 324: As Tartarugas na Árvore

Antevisão: A luta principal do UFC 324, pode ser...

Treinador do Torino e a chegada de Rafael Obrador: «Tem qualidade, técnica e capacidade de corrida»

Marco Baroni, treinador do Torino, falou sobre a contratação de Rafael Obrador. Lateral foi emprestado pelo Benfica ao emblema de Turim.

PUB

Mais Artigos Populares

AVS SAD recupera desvantagem de 3 golos a partir dos 75′ e empata na Primeira Liga

O Casa Pia empatou 3-3 com o AVS SAD na jornada 19 da Primeira Liga. Equipa de Vila das Aves recuperou desvantagem de três golos.

Levante de Luís Castro ganha ao Elche de Martim Neto e André Silva com final muito dramático

O Levante de Luís Castro venceu ao Elche por 3-2 na jornada 21 da La Liga. Final dramático com dois golos nos descontos.

Fernando Gomes reage e quer que FPF conteste pagamento de 2,6 milhões à Segurança Social

Fernando Gomes reage e quer que a FPF conteste o pagamento de cerca de 2,6 milhões de euros à Segurança Social.