- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesTriste, muito triste, com a morte do Professor Mário Moniz Pereira. É um momento que tinha de estar próximo; afinal, já eram 95 anos. Mas nunca estamos preparados para estes momentos, a verdade é esta.

O Sr. Atletismo, como também lhe chamavam, é o grande nome do Atletismo nacional e mesmo um dos grandes nomes do Atletismo mundial. Foi atleta e treinador de Atletismo, mas também de Voleibol, e em ambas com muito sucesso, chegando a campeão nacional como atleta em ambas as modalidades. Além disto praticou Andebol, Futebol, Hóquei em Patins, Basquetebol, Ginástica e Ténis de Mesa. Como treinador também foi campeão de Voleibol e de Atletismo.

Em 1945 disse que ia formar um campeão olímpico português e foi logo apelidado de maluco, porque tal seria impossível para um português. Esta é a típica lógica do português derrotista, que se mantém até hoje. Há cerca de dois anos fiz um trabalho na universidade sobre Portugal nos Jogos Olímpicos e em que comparava o nosso país com a Hungria, um professor disse-me que não podíamos olhar para o topo: tínhamos de nos contentar com o que tínhamos. Esta é a principal dificuldade dos portugueses; pensam pequeno e criticam quem pensa maior. Mas o Professor Moniz Pereira não ouviu os críticos, e em 1984 Carlos Lopes deu-nos o primeiro de quatro ouros olímpicos que temos até agora.

O professor competiu até tarde Fonte: WikiSporting
O professor competiu até tarde
Fonte: WikiSporting

O seu maior mérito foi a forma como revolucionou o treino do Atletismo em Portugal, daí o nome Sr. Atletismo. Graças a ele muitos resultados até àquela altura impensáveis foram conseguidos por atletas portugueses. Foram muitos resultados de sucesso dos seus atletas, quer pelo país, quer pelo seu clube, em Europeus, Mundiais e Jogos Olímpicos, resultados estes que deixam todos os portugueses orgulhosos. As suas 12 participações (entre 1948 e 2012) em Jogos Olímpicos mostram a sua qualidade como treinador, apesar de nem todas terem sido nesta qualidade. Para mim, que como jornalista tenho o sonho de ir a uns Jogos Olímpicos em trabalho, ouvir que alguém foi a 12 causa sempre alguma inveja.

Morreu a 31 de julho de 2016 o maior nome do desporto português, um homem respeitado no mundo todo pelo seu trabalho no Atletismo. Que todas as homenagens sejam tomadas a favor deste senhor, a começar já no Rio de Janeiro; a ida para o Panteão Nacional é o mínimo que pode ser dado de recompensa ao professor.

Foto de Capa: Sporting Atletismo

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os adversários de Portugal na Liga das Nações

Portugal já conhece os seus adversários na próxima edição da Liga das Nações: Dinamarca, Noruega e País de Gales.

Sub-16: Portugal vence Japão e e há assistência de Cristianinho

Portugal venceu o Japão por 3-0 na primeira jornada do Torneio do Algarve. Cristianinho fez uma assistência na partida.

Eis o sorteio completo da Liga A da Liga das Nações

Realizou-se esta quinta-feira o sorteio da Liga das Nações. Portugal já sabe quem vai enfrentar na competição.

Sporting: Rui Borges chama 3 jovens aos trabalhos

O Sporting realizou esta quinta-feira mais um treino. Leões preparam jogo frente ao Famalicão para a Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção: Benfica tem baixa de peso para o jogo contra o Santa Clara

Fredrik Aursnes é baixa de peso do Benfica. Médio norueguês lesionou-se e não seguiu na comitiva para os Açores.

Já é oficial: Matheus Reis deixa Sporting e reforça o CSKA Moscovo

O CSKA Moscovo oficializou esta quinta-feira a contratação de Matheus Reis. Defesa brasileiro deixa assim o Sporting.

Premier League: Já é conhecida a possível duração do contrato de Vítor Pereira

Vítor Pereira deverá assinar contrato válido com o Nottingham Forest até 2027. Técnico português prepara regresso à Premier League.