📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Como correu ele abaixo das duas horas?

- Advertisement -

O EFEITO “BOLHA”

Não há como desmentir a importância de todos os fatores externos. É verdade que, muito provavelmente, apenas Kipchoge é capaz, neste momento, de fazer o que foi feito hoje, mesmo com todas as ajudas externas. Mas também é verdade que nem ele, provavelmente, seria capaz de o fazer sem essas ajudas. A temperatura hoje em Viena era a ideal e assim o foi porque os organizadores conseguiram garantir a tal janela de oito dias que permitiu escolher a altura ideal (em termos de data e hora).

Os pacers foram fundamentais para o feito do queniano
Fonte: INEOS 1:59

O percurso perfeito, os pacers rotativos, a limitação de vento (decorrente da formação dos pacers), o carro pacemaker que emitia o tal laser verde, a ausência de competidores (e como tal uma estratégia única, com 41 atletas de elite a ajudar), tudo isso são fatores que ninguém irá encontrar numa prova da Maratona e impedem que esta marca seja um recorde mundial. Ainda assim, quem correu foi Kipchoge. E se algum de vocês – amadores ou atletas- tiver a ideia de que pode tentar replicar o seu feito, é só colocarem a passadeira do vosso ginásio a 21km/h, enquanto correm nela. E manterem-na nessa velocidade por duas horas. Terão ainda um efeito mais controlado do que o que Kipchoge encontrou!

A perfeição dos ritmos de Kipchoge
Fonte: INEOS 1:59

OS VAPORFLY

Kipchoge utilizou uma Nike Vaporfly em Viena
Fonte: INEOS 1:59

Entramos aqui num assunto controverso e um dos mais polémicos das corridas de estrada na atualidade. Não iremos aprofundar o tema em demasia hoje – o artigo já vai longo e isto merece um artigo exclusivo – mas as sapatilhas Vaporfly da Nike nunca foram consensuais e cada vez menos o são. Em Viena, Kipchoge apresentou-se com umas ainda não reveladas sapatilhas, que têm vindo a ser chamadas de Nike ZoomX Vaporfly Next%, à falta da confirmação do nome oficial. A principal polémica em relação às Vaporfly (em geral, independentemente do modelo) é a existência de uma placa de fibra de carbono, a posição enviesada do pé e a espuma na parte da frente que permite ganhos na corrida que a companhia afirma serem na casa dos 4% (para o anterior modelo, pouco se sabe deste novo…).

Ora, isto levanta muitas questões quanto à sua legalidade – atletas de outras marcas não podem usar este modelo, estando em desvantagem – e até quanto à grandeza das marcas atuais. Será mesmo Eliud um maratonista tão melhor do que outros num passado recente? Ou será que essa melhoria de marcas que hoje apresenta têm como grande impulsionador a tecnologia? Muitos afirmam – com dados sustentáveis – que desde que se começaram a usar estes modelos da Nike, os atletas que antes corriam em 2:04/2:05, passaram a correr bastante mais rápido, sendo que dos 20 atletas masculinos mais rápidos neste ano, 18 são atletas Nike! O tema fica para um futuro próximo. Por hoje, o destaque não são os ténis. O destaque é e será Eliud Kipchoge, o filósofo!

Foto de Capa: INEOS 1:59 Challenge

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De volta à Serie A: Daniele De Rossi é o novo treinador do Genoa (onde joga Vitinha)

Daniele De Rossi está de volta à Serie A. Técnico italiano de 42 anos é o novo treinador do Genoa, onde joga Vitinha.

Lionel Messi reflete sobre período no PSG: «Não estava a gostar por diversas razões»

Lionel Messi recebeu a chave dourada da cidade de Miami e, na entrevista, refletiu sobre vários momentos da carreira, como a passagem no PSG.

Sudakov apoia Samuel Dahl: «M**** acontece a todos, cabeça levantada»

Sudakov deixou mensagem nas redes sociais após a derrota do Benfica contra o Bayer Leverkusen. Jogador apoia Dahl.

Polémica com Carlos Ponck: jogador inscrito com novo nome e idade

Carlos Ponck, jogador do AVS SAD que já foi detido por falsificação e alteração de documentos, foi inscrito com 35 anos e com o nome alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

César Peixoto reage à renovação no Gil Vicente: «Enquadro-me perfeitamente nas ideias e ADN do clube»

César Peixoto garante ser um «orgulho imenso» renovar com o Gil Vicente. Técnico passa a ter contrato até 2027.

Humberto Coelho e a transição Bruno Lage-José Mourinho no Benfica: «Já vi uma mudança»

Humberto Coelho deu uma entrevista ao jornal A Bola. Candidato a vice-presidente de Rui Costa falou sobre vários temas.

Humberto Coelho reage a palavras de Vítor Paneira: «Ganhar é muito difícil, mas ter humildade também é muito difícil»

Humberto Coelho deu uma entrevista ao jornal A Bola. Candidato a vice-presidente de Rui Costa falou sobre vários temas.