Diamond League 2018: Os 16 vencedores de Bruxelas – Pichardo histórico

800 metros (M): Uma prova fácil para Emmanuel Korir (KEN), o líder mundial e 6º mais rápido de sempre, que na noite de ontem esteve claramente apenas preocupado com a vitória, não se importando com a marca. Deixou a concorrência impor o ritmo (com a pouca ajuda das lebres de serviço) e só começou o seu ataque a pouco mais de 200 metros do final. Terminou forte, com um tempo de 1:44.72 e conquistou o seu primeiro Diamante. 

Korir venceu, com toda a naturalidade
Fonte: IAAF

No segundo lugar, mais uma boa prova do polaco Marcin Lewandowski, que chegou a liderar a mesma, terminando em 1:45.21. O terceiro lugar foi para o queniano Cheruiyot Rotich, com um tempo de 1:45.28.

1500 metros (F): Sifan Hassan tentava uma missão impossível. Na noite anterior havia corrido os 5.000 metros em Zurique, numa prova já de si desgastante, onde terminou num sprint final incrível e com um custoso segundo lugar. Depois viajou 7 horas de carro de Zurique para Bruxelas e tentou o Diamante nos 5.000 metros. Lutou até onde conseguiu, procurou assumir as despesas, mas foi incapaz de reagir ao ataque de Laura Muir. A holandesa tentou ir a todas – 5.000 e 1.500 – e isso pode-lhe ter custado a obtenção de um Diamante, terminando ontem em terceiro com um tempo de 3:59.41. A britânica Laura Muir conseguiu a vitória – a sua primeira – na Liga Diamante em 3:58.49, fechando com chave de ouro um ano verdadeiramente incrível para ela: além de ter finalizado a sua graduação em Veterinária, a escocesa conquistou duas medalhas nos Mundiais Indoor de Birmingham (Prata nos 1.500 e Bronze nos 3.000), foi campeã europeia dos 1.500 em Berlim e conquistou em Bruxelas o Diamante! 

Um ano de grande nível para Laura Muir
Fonte: IAAF

No segundo lugar, também uma das grandes candidatas, a norte-americana Shelby Houlihan em 3:58.94. 

5.000 metros (M): Muito provavelmente, foi a prova da noite. E isso diz muito, tendo em conta a série de bons resultados verificados ontem. Vimos nesta prova 3 dos 12 tempos mais rápidos de sempre e os atletas que o conseguiram subiram às posições de 4º, 5º e 7º mais rápidos de sempre! Verdadeiramente impressionante e bastante surpreendente, tendo em conta que esta estava a ser uma das temporadas mais fracas a nível de resultados de que havia memória. Recordamos aqui as nossas palavras na antevisão: “o elenco presente em Bruxelas é capaz de proporcionar um bom espetáculo e, caso queiram, podem muito bem vários deles correr abaixo da atual marca líder do ano”. Não esperávamos ainda assim que fosse com este nível. Selemon Barega, o campeão sub-20 há dois anos, e apenas 4º este ano de forma surpreendente, correu ontem em 12:43.02! 

A marca é um novo recorde mundial sub-20 para Barega, que tem apenas 18 anos. No segundo lugar, chegou o também etíope Hagos Gebrhiwet em 12:45.82, um medalhado olímpico e mundial também num novo recorde pessoal, e no terceiro o jovem etíope Yomif Kejelcha em 12:46.79, outro recorde pessoal. Mais 5 atletas correram abaixo dos 13 segundos (!), 4 deles com recordes pessoais. Do outro mundo!

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu Miguel Ángel Russo, treinador do Boca Juniors

Morreu Miguel Ángel Russo. O treinador do Boca Juniors estava hospitalizado e acabou por falecer devido a um cancro na próstata.

Jimmy Floyd Hasselbaink compara Ruben Amorim a Jurgen Klopp e Mikel Arteta: «Flexibilidade é a chave»

Jimmy Floyd comentou sobre Ruben Amorim não ser flexível com o modelo de jogo. O antigo jogador ainda questionou a continuidade do português.

Adeptos do FC Porto podem estar descansados: Victor Froholdt não pode deixar o Dragão em janeiro

Victor Froholdt terá que continuar a representar o FC Porto até ao final da temporada. O jogador não se poderá transferir em 2025/26.

Futsal: Eis os convocados de Portugal para defrontar a Letónia

Portugal irá disputar dois jogos particulares frente à Letónia para preparar o Europeu de 2026. A fase final será sorteada a 24 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Kerem Akturkoglu arrisca suspensão de 12 jogos

Kerem Akturkoglu pode ser suspenso por 12 jogos após a sua saída para o Fenerbahçe. O caso envolve irregularidades no contrato assinado.

Maísa Correia renova com o Sporting até 2028

Maísa Correia prolongou o seu vínculo com o Sporting até 2028. A jovem jogadora mostrou-se muito feliz e com confiança recebida.

Futsal Feminino: Portugal empata com a Espanha no segundo duelo ibérico

Portugal empatou com a Espanha por 3-3 no segundo encontro dos dois jogos frente à seleção vizinha. Os duelos Ibéricos contaram para a preparação do Mundial.