Évora continua a rimar com medalhas e Muir foi mesmo a estrela

Os Portugueses

01/03: 

Manhã

A primeira manhã do evento contou com a maior concentração de atletas portugueses numa sessão da competição. Os primeiros atletas a entrar em prova foram os nossos representantes do Peso: Tsanko Arnaudov e Francisco Belo. Belo voltou a mostrar uma grande forma neste início de temporada ao conseguir o apuramento para a final, com 3 lançamentos acima dos 19.90 metros, o melhor deles (o que lhe garantiu o apuramento) a 20.31 metros, um centímetro acima do nono atleta, que já não conseguiu essa qualificação! Tsanko Arnaudov, um pouco abaixo do habitual e ressentindo-se de alguns problemas que tem tido neste início de temporada, fez 3 lançamentos abaixo dos 20 metros e ficou na 12ª posição, com 19.86 metros. 

Francisco Belo teve uma grande prestação em Glasgow
Fonte: FPA

Ao mesmo tempo já decorria a qualificação do Triplo, com Susana Costa a surpreender tudo e todos, ao saltar 14.28 metros, um novo recorde pessoal em pista coberta para a atleta portuguesa, que aumentou 15 centímetros ao seu máximo anterior, mostrando que é sempre uma aposta certa. Patrícia Mamona também mostrava confiança, ao passar à final com um salto de 14.11 metros à 3ª tentativa, confirmando mais uma presença na final do Triplo de duas atletas portuguesas, 2 anos depois do cenário se ter verificado em Belgrado. 

Nas outras provas da manhã, tivemos dois portugueses no meio-fundo, a disputarem os 1.500 metros. Emanuel Rolim teve azar ao ficar numa série rapidíssima (dominada pelo ritmo demolidor de Jakob Ingebrigtsen), terminando em 3:46.62, numa série que qualificou todos os repescados, não sendo esse o desfecho para Rolim, que terminou a série na 7ª posição. Já Paulo Rosário correu em 3:49.32, não conseguindo também a qualificação, terminando em 5º numa série mais lenta, o que terá prejudicado o atleta português que tem muito mais dentro de si neste momento. Também Cátia Azevedo começou e concluiu a sua participação na primeira manhã do evento ao correr os 400 metros em 52.43, terminando a 6ª série na 4ª posição, apesar de tentar recuperar na fase final da prova depois de um arranque bastante tímido. 

Tarde/Noite

No período da tarde, estava reservada a presença de Nelson Évora na qualificação do Triplo Salto, tendo o atleta português feito o suficiente em 16.89 metros, ao segundo salto, a melhor marca da qualificação da disciplina. Já aí o atleta mostrava confiança num melhor resultado na final, sabendo que teria que saltar mais longe para alcançar o seu grande objetivo, que era o Ouro.

O dia ficou ainda marcado pela primeira final portuguesa, com a presença de Francisco Belo no Peso. O atleta do Benfica lançou o engenho a 20.97 metros no segundo ensaio, um novo recorde pessoal absoluto, ficando na 4ª posição. O atleta português ainda teve um enorme 5º lançamento nulo que lhe daria mais um recorde pessoal, mas a verdade é que teve a mesma sorte que Tsanko há dois anos, sendo 4º com um lançamento que em outros anos daria medalha, mas como o próprio afirmara no final da prova “o nível do peso está muito alto e cada ano é diferente”. 

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luka Modric apresentado no AC Milan: «Champions League é um objetivo mínimo para os padrões do clube»

Na sua apresentação como jogador do AC Milan, Luka Modric projetou a nova temporada com as cores rossoneri.

Nelson Deossa apresentado como novo reforço do Real Bétis

O Real Bétis oficializou a contratação de Nelson Deossa. Médio colombiano chega a Espanha proveniente do Monterrey.

Antevisão Volta a Portugal 2025: Mais do mesmo e um claro favorito

Está quase a partir para a estrada a Volta a Portugal e, como se vai tornando habitual, os sinais do fraco estado do ciclismo nacional estão bem à vista.

Volta a Portugal, um evento à parte | Ciclismo

na vida social e na política é o futebol, com prejuízo para as restantes modalidades. No entanto, uma vez por ano, o país fica atento à Volta a Portugal em Bicicleta.

PUB

Mais Artigos Populares

Palmeiras nega abandono de conferência de imprensa por Abel Ferreira: «Não é verdade»

O Palmeiras reagiu à repercussão que a saída de Abel Ferreira da conferência de imprensa gerou. Clube nega abandono.

Paulo Gomes traça perfil de Richard Ríos: «É um motor com técnica, força e inteligência tática»

Paulo Gomes, em entrevista ao Bola na Rede, analisou o perfil de Richard Ríos, médio que defrontou em três ocasiões ao serviço do Botafogo SP.

Kerem Akturkoglu em dúvida para o Nice x Benfica devido a entorse no tornozelo

Kerem Akturkoglu está em risco de falhar o Nice x Benfica. Extremo turco sofreu entorse do tornozelo no treino.