Évora continua a rimar com medalhas e Muir foi mesmo a estrela

Os Portugueses

01/03: 

Manhã

A primeira manhã do evento contou com a maior concentração de atletas portugueses numa sessão da competição. Os primeiros atletas a entrar em prova foram os nossos representantes do Peso: Tsanko Arnaudov e Francisco Belo. Belo voltou a mostrar uma grande forma neste início de temporada ao conseguir o apuramento para a final, com 3 lançamentos acima dos 19.90 metros, o melhor deles (o que lhe garantiu o apuramento) a 20.31 metros, um centímetro acima do nono atleta, que já não conseguiu essa qualificação! Tsanko Arnaudov, um pouco abaixo do habitual e ressentindo-se de alguns problemas que tem tido neste início de temporada, fez 3 lançamentos abaixo dos 20 metros e ficou na 12ª posição, com 19.86 metros. 

Francisco Belo teve uma grande prestação em Glasgow
Fonte: FPA

Ao mesmo tempo já decorria a qualificação do Triplo, com Susana Costa a surpreender tudo e todos, ao saltar 14.28 metros, um novo recorde pessoal em pista coberta para a atleta portuguesa, que aumentou 15 centímetros ao seu máximo anterior, mostrando que é sempre uma aposta certa. Patrícia Mamona também mostrava confiança, ao passar à final com um salto de 14.11 metros à 3ª tentativa, confirmando mais uma presença na final do Triplo de duas atletas portuguesas, 2 anos depois do cenário se ter verificado em Belgrado. 

Nas outras provas da manhã, tivemos dois portugueses no meio-fundo, a disputarem os 1.500 metros. Emanuel Rolim teve azar ao ficar numa série rapidíssima (dominada pelo ritmo demolidor de Jakob Ingebrigtsen), terminando em 3:46.62, numa série que qualificou todos os repescados, não sendo esse o desfecho para Rolim, que terminou a série na 7ª posição. Já Paulo Rosário correu em 3:49.32, não conseguindo também a qualificação, terminando em 5º numa série mais lenta, o que terá prejudicado o atleta português que tem muito mais dentro de si neste momento. Também Cátia Azevedo começou e concluiu a sua participação na primeira manhã do evento ao correr os 400 metros em 52.43, terminando a 6ª série na 4ª posição, apesar de tentar recuperar na fase final da prova depois de um arranque bastante tímido. 

Tarde/Noite

No período da tarde, estava reservada a presença de Nelson Évora na qualificação do Triplo Salto, tendo o atleta português feito o suficiente em 16.89 metros, ao segundo salto, a melhor marca da qualificação da disciplina. Já aí o atleta mostrava confiança num melhor resultado na final, sabendo que teria que saltar mais longe para alcançar o seu grande objetivo, que era o Ouro.

O dia ficou ainda marcado pela primeira final portuguesa, com a presença de Francisco Belo no Peso. O atleta do Benfica lançou o engenho a 20.97 metros no segundo ensaio, um novo recorde pessoal absoluto, ficando na 4ª posição. O atleta português ainda teve um enorme 5º lançamento nulo que lhe daria mais um recorde pessoal, mas a verdade é que teve a mesma sorte que Tsanko há dois anos, sendo 4º com um lançamento que em outros anos daria medalha, mas como o próprio afirmara no final da prova “o nível do peso está muito alto e cada ano é diferente”. 

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim utilizado como insulto em Inglaterra: «A senhora é o Ruben Amorim da política, senhora Badenoch»

Ruben Amorim não tem muitos fãs em Inglaterra. O apresentador de rádio Nick Ferrari utilizou o nome do treinador para criticar Kemi Badenoch, a líder do Partido Conservador.

Nápoles pensou em Neymar: eis o porquê do negócio não ter avançado

O Nápoles cogitou a contratação de Neymar, mas a chegada de Kevin De Bruyne colocou um travão nos planos. Brasileiro representa o Santos.

Benfica desmente André Villas-Boas e acusa presidente do FC Porto: «Declarações lamentáveis do princípio ao fim»

O Benfica reagiu às acusações de André Villas-Boas. Presidente do FC Porto falara em salários de oito milhões de euros nos encarnados.

Derrota contra Portugal ajuda a multa pesada para a Hungria

A Federação Húngara de Futebol foi multada em quase 10 mil euros. Jogos contra Irlanda e Portugal na qualificação para o Mundial 2026 em questão.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis as últimas novidades quanto ao regresso de Nuno Santos ao Sporting após lesão

Nuno Santos está mais próximo do regresso aos treinos. Recuperação do português acelerou e há expectativas para esta paragem de seleções.

Jakub Kiwior compara Premier League à Primeira Liga: «Alguns estádios não são tão impressionantes como em Inglaterra»

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Jakub Kiwior e ligação a Jan Bednarek no FC Porto… e na Polónia: «A química que se cria no clube pode ser transferida para...

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.