Genzebe Dibaba: Porque é diferente ao ar livre?

A polémica chamada Jama Aden

Genzebe Dibaba tem estado também no centro das atenções depois do seu ex-treinador, Jama Aden, ter sido detido em Junho de 2016 em Espanha. Aden – que também colaborou com Mo Farah – está acusado de utilizar métodos e substâncias proibidas nos seus atletas, depois de terem sido apreendidas em sua posse várias substâncias consideradas dopantes.

Embora o nome de Genzebe Dibaba nunca tenha estado diretamente implicado em qualquer caso de doping, a verdade que várias atletas chegaram mesmo a cortar relações com a etíope por suspeitarem que as suas performances tenham sido obtidas com a ajuda de substâncias dopantes. O caso mais famoso é o de Laura Muir, que após as finais dos Mundiais de Pista Coberta de Birmingham (Muir alcançou uma Prata e um Bronze), se recusou a cumprimentar Genzebe, afirmando que “a sua associação com um determinado treinador não é saudável para o desporto”. Desde setembro de 2017, e enquanto a investigação e acusação decorrem, Genzebe tem tido o seu treino à responsabilidade de Hussein Shibo e Tolera Dinka, embora tenha sempre evitado falar do tema.

Tendo o escândalo rebentado no verão de 2016 e tendo a atleta falhado algumas vezes desde dessa altura, parte da imprensa norte-americana e especialmente britânica – com a ajuda de certos agentes desportivos – têm lançado sucessivas acusações em relação às performances da atleta. Ainda assim, já depois da polémica, em 2016, a atleta correu os 1.500 metros em 3.57.31.

Em 2017 obteve várias marcas de nível similar na fase inicial da temporada ao ar livre, além de ter até batido recordes mundiais em Pista Coberta. Em 2018 venceu os Mundiais Indoor em duas distâncias, tendo também voltado a obter boas marcas ao ar livre no início da temporada.

2015 é, indiscutivelmente, o ano em que a atleta alcançou as melhores mundiais ao ar livre, mas observando não só as melhores marcas, mas a média dos seus melhores resultados, não se observa de imediato uma correlação que demonstre que os tempos de Genzebe estão mais fracos que em 2014, por exemplo. Não estão é a ser obtidos no local e na época certa ao ar livre.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lamine Yamal e a conquista da Bola de Ouro: «Não sonho em ganhar uma, mas sim muitas»

O avançado espanhol Lamine Yamal confessou a ambição de vencer várias Bolas de Ouro durante a sua carreira profissional.

Treinador do Tottenham propõe time-out em cada parte e mudanças na lei da mão na bola

Thomas Frank, treinador do Tottenham, propôs a introdução de um time-out em cada parte e a eliminação da lei da mão na bola.

Anthony Martial perto de ter novo clube: deixa o AEK e ruma ao México

Anthony Martial vai ser reforço do Monterrey. O avançado internacional francês está de saída do AEK para assinar em definitivo pelo clube mexicano.

Ange Postecoglou aponta aos títulos no Nottingham Forest e admite surpresa com o convite: «Devido ao trabalho que o Nuno fez»

Ange Postecoglou deu a sua primeira conferência de imprensa como treinador do Nottingham Forest. O técnico recordou Nuno Espírito Santo.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Matos antevê Benfica x Santa Clara: «Vamos com o objetivo de pontuar»

Vasco Matos realizou a antevisão ao Benfica x Santa Clara, a contar para a quinta jornada da Primeira Liga.

Jogador do Manchester United elogia Ruben Amorim: «Nunca mente e diz as coisas como são»

Noussair Mazraoui falou sobre Ruben Amorim e o estilo de liderança do técnico português no Manchester United.

Chelsea e Aston Villa atentos a defesa-central equatoriano

Joel Ordónez foi observado por Chelsea e Aston Villa durante a pausa internacional. o defesa-central equatoriano pertence ao Club Brugge.