Genzebe Dibaba: Porque é diferente ao ar livre?

    O domínio absoluto na Pista Coberta

    O primeiro título global de Genzebe Dibaba em 2012
    Fonte: IAAF

    Genzebe Dibaba, irmã mais nova da recordista mundial dos 5.000 metros – Tirunesh – cedo pareceu que poderia vir a ser tão dominante quanto a sua irmã o foi. Tirunesh, mais velha quase 6 anos, tem um impressionante registo em eventos globais, onde soma 8 medalhas de Ouros, 1 de Prata e 3 de Bronzes entre as distâncias dos 5.000 e os 10.000 metros. Tem também 4 Ouros mundiais conquistados no Crosse como sénior.

    O perfil de Genzebe é diferente do da sua irmã, mais talhada para a meia do que para a longa distância, também mais talhada para provas indoor e todo o mundo percebeu isso quando em fevereiro de 2014 alcançou 3 recordes mundiais de pista coberta no espaço de 15 dias! O seu estilo marcado pelo controlo das provas, capaz de correr desde cedo sozinha, mas também com a capacidade de realizar voltas finais estonteantes, permite-lhe encarar com facilidade provas mais rápidas, sendo os 1.500 metros a sua distância de eleição.

    Depois do brilharete de Birmingham, a atleta etíopa soma já 5 títulos mundiais em pista coberta. O primeiro foi logo em 2012, em Istambul, quando ainda tinha 21 anos, na prova de 1.500 metros. Dois anos  depois iria a Sopot conquistar o título nos 3.000 metros, conquista que viria a repetir em 2016 em Portland. Para Birmingham, em 2018, a atleta tinha elevadas expectativas de fazer o que nunca alguém tinha feito e fez mesmo.

    Mesmo diante de competição de peso de alguns dos nomes mais fortes a nível mundial – Sifan Hassan, Laura Muir ou Hellen Obiri estavam presentes – a atleta foi totalmente dominadora e no fim-de-semana alargado de Birmingham alcançou a dobradinha, com vitórias esclarecedoras nos 1.500 e nos 3.000 metros. A atleta parecia, assim, dissipar algumas dúvidas que vinham de prestações do ano transato, mostrando estar próxima da sua melhor forma, mas ainda faltava a temporada ao ar livre.

    O domínio de Genzebe na Pista Coberta não deve, ainda assim, ser unicamente explicado através dos títulos. Na verdade, a atleta não perde uma prova desde 2010 (!), um registo verdadeiramente impressionante, especialmente para um(a) atleta do meio-fundo.

    Se a sua superioridade em pista coberta ainda precisar de validação, podemos também referir que a etíope tem em sua posse todos os recordes mundiais de pista coberta das distâncias entre os 1.500 e os 5.000 metros! 1.500 metros, Milha, 2.000 metros, 3.000 metros, 2 milhas, 5.000 metros…nunca ninguém correu mais rápido do que ela num pavilhão em qualquer ponto da história em qualquer destas distâncias!

    https://www.youtube.com/watch?v=k_mdSvi1nfI

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.