Mundiais de Atletismo – Guia para Doha 2019 #1: Armada portuguesa pelo Qatar

- Advertisement -

A PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA EM MUNDIAIS

Portugal participou em todas as 16 edições (esta será a 17.ª) dos Mundiais, que decorreram de quatro em quatro anos entre 1983 e 1991, passando depois a realizar-se a cada dois anos. A nível de medalhas de Ouro, seis atletas portugueses já alcançaram essa honra por uma vez na história: Rosa Mota (Maratona, Roma 87), Fernanda Ribeiro (10.000 metros, Gotemburgo 95), Manuela Machado (Maratona, Gotemburgo 95), Carla Sacramento (1.500 metros, Atenas 97), Nelson Évora (Triplo Salto, Osaka 07) e Inês Henriques (50 km Marcha, Londres 17).

No total foram 21 medalhas alcançadas por portugueses em todas as edições de Mundiais, sendo que os mais medalhados da história nacional são Fernanda Ribeiro e Nelson Évora, ambos com quatro medalhas. Os campeonatos onde tivemos mais finalistas (1.º ao 8.º) foram os de Atenas em 1997, com seis atletas e também foram esses campeonatos, a par dos de Gotemburgo dois anos antes, os campeonatos em que alcançámos mais medalhas, com quatro em cada um deles.

CURIOSIDADES DA ATUAL COMITIVA

A Marcha continua um sector que dá cartas em Portugal
Fonte: COP

➕ Pela primeira vez na história, Portugal terá cinco atletas no Triplo. Por género, tanto no masculino (dois – Nelson Évora e Pedro Pichardo), quanto no feminino (três – Patrícia Mamona, Susana Costa e Evelise Veiga) é também recorde o número de atletas. Os atletas presentes no Triplo representam 1/3 de toda a nossa seleção, sendo que três deles já estão qualificados para os Olímpicos do próximo ano.

➕ Também pela primeira vez, Portugal contará com duas atletas no Disco feminino, com a presença de Irina Rodrigues e Liliana Cá, repetindo a presença em grandes campeonatos, depois de o terem feito nos Europeus do ano passado.⠀

➕ João Vieira irá igualar Susana Feitor na tabela dos atletas nacionais com mais participações em Mundiais (11). Inês Henriques consolidará o seu lugar como o 3.º atleta com mais presenças no global e 2.ª no feminino (9 presenças), todos eles provando o forte peso da Marcha no contexto internacional.⠀

➕ Nos Saltos, Nelson Évora é, por larga margem, o atleta com mais presenças em Mundiais e chegará a Doha aos sete Mundiais. Passará também a ser isolado o 2.° atleta masculino com mais presenças (em todas as disciplinas e não apenas saltos).⠀

➖ Em 17 edições dos Mundiais, esta é a 4.ª comitiva nacional mais pequena (15). Menos atletas apenas nos Mundiais inaugurais em Helsínquia ’83 (11), em Paris ’03 (14) e em Moscovo ’13 (12). Nos últimos Mundiais, em Londres, foram 20 atletas a representar Portugal.⠀

➖ É a primeira vez na história que não existe qualquer atleta nas provas de corrida masculina (englobando pista e estrada).⠀

➖ É também a primeira vez que as provas de meia e longa distância femininas em pista não têm qualquer representante.⠀

ℹ  Ao contrário do equilíbrio verificado em Londres, em Doha o Sporting será o clube claramente mais representado: oito atletas pertencem aos leões, sendo que o Benfica se faz representar por três atletas. A Academia Fernanda Ribeiro, o CN Rio Maior, o CO Pechão e a A. Novas Luzes fazem-se representar por um atleta cada.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Entre o fundo e o topo | Casa Pia x FC Porto

O líder e campeão nacional FC Porto desloca-se ao sul do país defrontar o Casa Pia, o último classificado. Um conjunto luta pela sexta vitória consecutiva e o outro trabalha para alcançar o primeiro triunfo.

Sporting vence Portimonense na primeira jornada da Primeira Liga de Futsal

O Sporting venceu o Portimonense por 1-0, na primeira jornada da Primeira Liga da Futsal, com Bernardo Paçó a assumir papel de destaque na baliza leonina.

Benfica B goleia Académica em Coimbra e Torreense volta a escorregar com nulo perante o Leixões: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B goleou a Académica por três a zero na Segunda Liga, enquanto o Torreense voltou a desiludir perante o Leixões.

Renato Sanches em negociações avançadas para ser reforço do Estrela da Amadora

Renato Sanches está em negociações adiantadas para regressar a Portugal e ser reforço do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica assiste na goleada do West Ham de Nuno Espírito Santo ao Wrexham

O West Ham de Nuno Espírito Santo goleou o Wrexham por seis a zero e lidera o Championship à condição.

Sevilha vence com assistência de ex-Sporting e agrava crise do Valência

O Sevilha venceu o Valência por um a zero na La Liga com assistência de Giorgi Kochorashvili, ex-jogador do Sporting.

Show de Franco Mastantuono: Fiorentina de Beto e Pedro Gonçalves vence Venezia de Thierry Correia

A Fiorentina venceu o Venezia por 4-2 com hat-trick de Franco Mastantuono. Beto, Pedro Gonçalves, Thierry Correia entraram na segunda parte.