Nike Oregon Project – Afinal o que é o projeto de Alberto Salazar?

- Advertisement -

Alberto Salazar e os outros técnicos 

A história da criação do projecto e todo o seu desenvolvimento até aos dias de hoje está umbilicalmente ligada a Alberto Salazar. Salazar, que nasceu em Cuba mas que emigrou para os EUA aos dois anos de idade, cedo se começou a destacar no Atletismo, tendo quebrado recorde nacionais jovens em várias distâncias de meia e longa distância.

Alberto Salazar enquanto atleta
Fonte: NYRR

Depois de se ter mudado para Oregon no ano de 1976, o norte-americano venceu (entre 80 e 82) três Maratonas de Nova Iorque consecutivas, sendo que em 82 também venceu em Boston. Durante este período foi também por duas vezes campeão nacional, em pista, nos 10.000 metros (81 e 83), tendo vencido também campeonatos nacionais de Corta-Mato, sendo segundo nos Mundiais de Roma. Não foi uma carreira, ao mais alto nível, particularmente longa e consta-se que tal aconteceu devido aos abusos de Salazar ao nível de treinos de elevada intensidade, tendo seguido uma metodologia de “mais é melhor”, o que lhe provocou muitos problemas com lesões e efeitos secundários de determinadas abordagens. Depois de terminar a carreira como atleta, o norte-americano enveredou pela carreira de treinador, com importantes sucessos, obtidos principalmente depois da criação deste projeto. Os problemas de saúde, esses, não o abandonaram. Em Junho de 2007, teve uma paragem cardíaca e na sua autobiografia publicada em 2012 (“14 Minutes: A Running Legend’s Life and Death and Life”), o técnico relata esse episódio e as suas origens mais pormenorizadamente. 

Alberto Salazar é o cérebro por detrás do projeto
Fonte: Spikes IAAF

Embora, a “cabeça” do projeto continue a ser Alberto Salazar, existem mais nomes que fazem parte do mesmo e que fazem com que o o Oregon Project role da melhor forma, mesmo nos momentos em que Salazar não está tão presente. Pete Julian, provavelmente o mais famoso, é o treinador assistente do projeto, tendo colaborado pela primeira vez com o projeto em 2008 e tendo-se juntado ao mesmo de forma permanente em 2012. Da equipa também fazem parte Darren Treasure (importante no trabalho mental dos atletas), David McHenry (especializado no trabalho de força e físico) e o terapeuta Gavril Muscalu.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.

Arsenal e Liverpool empatam em jogo que rende dinheiro ao Sporting

O Arsenal e o Liverpool não foram além de um empate a zero durante esta quinta-feira, em jogo da 21.ª jornada da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Marquinhos perto do topo: palmarés do brasileiro continua a aumentar

Marquinhos é um dos jogadores com mais títulos na história do futebol. O defesa central representa o PSG.

Héctor Herrera já representou o FC Porto e está de volta a clube que bem conhece

Héctor Herrera está muito perto de ser transferido para o Houston Dynamo, depois de ter terminado contrato com o Toluca.

Kenneth Taylor é oficialmente jogador da Lazio

A Lazio oficializou, esta quinta-feira, a contratação do antigo alvo do FC Porto, Kenneth Taylor. O médio deixa o Ajax a troco de 17 milhões de euros.