O melhor do ano: Os 400 metros com Barreiras

Samba quer fazer história…em casa!

Abderrahman Samba (23 anos) foi um nome muito falado em 2018 – não é caso para menos. Para se ter uma ideia dos feitos do atleta, que competirá os próximos Mundiais em casa, basta colocarmos a sua época no devido contexto. Nos 5 anos anteriores a este (desde 2013 a 2017) existiram 11 tempos sub-48 no mundo, somando as marcas de todos os atletas que correram a distância. Este ano, em menos de 5 meses, Samba correu por 9 vezes abaixo dessa marca! O atleta venceu o título asiático nos Jogos Asiáticos de Jakarta e o título da Continental Cup em Ostrava. Infelizmente, Samba não pôde participar na final da Diamond League por esta coincidir a nível de calendário com os Jogos Asiáticos. No entanto, foi o grande protagonista do ano na Liga Diamante, tendo vencido as 6 etapas em que participou com 4 recordes da competição!

Samba também tem dado espetáculo fora da pista.
Fonte: Diamond League

Os 47.57 do primeiro meeting em Doha fizeram muitas sobrancelhas se levantarem de imediato, mas a verdade é que Samba apenas não baixou dos 48 segundos por uma vez este ano: quando não precisava – nas meias-finais dos Jogos Asiáticos, fazendo um “ligeiro jogging” e terminando a passo, garantindo facilmente o apuramento para a final. Durante o ano, fez, claro, os enormes 46.98 segundos como resposta à marca de Rai Benjamin poucas semanas antes.

Essa marca de Samba coloca-o como o segundo atleta da história a baixar dos 47 segundos, apenas atrás do recorde mundial de Kevin Young (46.78) em Barcelona, em 1992.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

PUB

Mais Artigos Populares

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

Rodrygo fala sobre ser suplente no Real Madrid: «Temos de respeitar as decisões do treinador»

Rodrygo abordou o facto de ter começado alguns jogos no banco esta temporada. O avançado brasileiro garantiu que independentemente do tempo em campo, dará sempre o máximo pelo clube.

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.