O melhor do ano: Os 400 metros com Barreiras

2019: Nacionais, Diamond League, Mundiais…recorde?

O diferente calendário que teremos em 2019 permitir-nos-á assistir a algo novo em termos de planificação. Existe bastante curiosidade na comunidade atlética para perceber qual a estratégia de cada atleta para o alcance dos picos de forma no(s) momento(s) certo(s). O facto de termos alguns campeonatos nacionais (e Trials) bem mais tarde fará com que, provavelmente, tenhamos inícios de época (ao ar livre) não tão fortes nos primeiros meetings da temporada, em maio e junho. Claro que são apenas suposições, até porque cada atleta terá a sua estratégia e, se Abderrahman Samba, Karsten Warholm ou Kevin McMaster pouco terão de se preocupar com as competições internas, a verdade é que o caso muda para Rai Benjamin. Este enfrentará a dura competição norte-americana nos seus primeiros Campeonatos Nacionais seniores, um novo habitat. A Diamond League terá a sua final dos 400 barreiras a 29 de agosto, existindo um período de 1 mês de intervalo até aos Mundiais, que pode ser preenchido com a presença em alguns meetings de menor dimensão. Será diferente para todos, mas temos a certeza de que cada atleta optará pela melhor estratégia que garanta duas coisas: estar presente em Doha, e apresentar-se lá no seu melhor momento de forma do ano. Abderrahman Samba até tem o incentivo (e responsabilidade) de correr os Mundiais em casa, na primeira vez em que os Campeonatos decorrem na região. O atleta já afirmou que quer o recorde mundial.

Pensar que os 46.98 de Samba estão muito longe dos 46.78 de Young é um erro. O segundo melhor de Young são 47.18 e Moses correu 4 vezes mais rápido do que isso e, no entanto, nunca baixou dos 47 segundos. A regularidade de Samba parece indicar que, num dia perfeito, ele poderá aproximar-se de um recorde mundial ou até ultrapassá-lo, recorde este que parece cada vez mais viver os seus dias finais na posse de Kevin Young. Esse dia perfeito poderá muito bem ser um dia em que, em pista, estejam em simultâneo Samba, Benjamin, Warholm, McMaster e Copello. Poderá muito bem ser já em 2019.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Diamond League

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Candidatura de Luís Filipe Vieira questiona promessa de Noronha Lopes relacionada com Bernardo Silva: «Seria ilegal»

Luís Filipe Vieira colocou em causa a promessa de João Noronha Lopes, que pretende fazer regressar Bernardo Silva ao Benfica.

Sporting vence em Itália e está mais próximo Champions League Feminina

O Sporting foi a Itália vencer a AS Roma por 2-1, em jogo da terceira eliminatória da Champions League Feminina.

Pedro Machado antevê a estreia pelo Al Tadhamon: «A equipa está bem e focada»

Pedro Machado fez a antevisão da sua estreia pelo Al Tadhamon, do Kuwait. O defesa português tem novo desafio na carreira.

Trabzonspor confirma contratação de André Onana ao Manchester United

André Onana é reforço confirmado pelo Trabzonspor. O guarda-redes camaronês foi emprestado pelo Manchester United até ao final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Gigi Donnarumma apresentado no Manchester City e com elogios para Pep Guardiola: «A história dele fala por si»

Gigi Donnarumma foi apresentado como reforço do Manchester City. O guarda-redes italiano falou da experiência de poder treinar com Pep Guardiola.

Época termina mais cedo para Theofanis Bakoulas

Lesão grave durante a pausa internacional faz com que Theofanis Bakoulas, médio do Rio Ave, termine a época mais cedo

Atlético de Madrid atento a Rodrigo Bentancur

Atlético de Madrid atento a Rodrigo Bentancur que termina contrato com Tottenham no próximo verão.