O melhor do ano: Os 400 metros com Barreiras

2019: Nacionais, Diamond League, Mundiais…recorde?

O diferente calendário que teremos em 2019 permitir-nos-á assistir a algo novo em termos de planificação. Existe bastante curiosidade na comunidade atlética para perceber qual a estratégia de cada atleta para o alcance dos picos de forma no(s) momento(s) certo(s). O facto de termos alguns campeonatos nacionais (e Trials) bem mais tarde fará com que, provavelmente, tenhamos inícios de época (ao ar livre) não tão fortes nos primeiros meetings da temporada, em maio e junho. Claro que são apenas suposições, até porque cada atleta terá a sua estratégia e, se Abderrahman Samba, Karsten Warholm ou Kevin McMaster pouco terão de se preocupar com as competições internas, a verdade é que o caso muda para Rai Benjamin. Este enfrentará a dura competição norte-americana nos seus primeiros Campeonatos Nacionais seniores, um novo habitat. A Diamond League terá a sua final dos 400 barreiras a 29 de agosto, existindo um período de 1 mês de intervalo até aos Mundiais, que pode ser preenchido com a presença em alguns meetings de menor dimensão. Será diferente para todos, mas temos a certeza de que cada atleta optará pela melhor estratégia que garanta duas coisas: estar presente em Doha, e apresentar-se lá no seu melhor momento de forma do ano. Abderrahman Samba até tem o incentivo (e responsabilidade) de correr os Mundiais em casa, na primeira vez em que os Campeonatos decorrem na região. O atleta já afirmou que quer o recorde mundial.

Pensar que os 46.98 de Samba estão muito longe dos 46.78 de Young é um erro. O segundo melhor de Young são 47.18 e Moses correu 4 vezes mais rápido do que isso e, no entanto, nunca baixou dos 47 segundos. A regularidade de Samba parece indicar que, num dia perfeito, ele poderá aproximar-se de um recorde mundial ou até ultrapassá-lo, recorde este que parece cada vez mais viver os seus dias finais na posse de Kevin Young. Esse dia perfeito poderá muito bem ser um dia em que, em pista, estejam em simultâneo Samba, Benjamin, Warholm, McMaster e Copello. Poderá muito bem ser já em 2019.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Diamond League

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As figuras públicas presentes nos velórios de Diogo Jota e André Silva

Diogo Jota e André Silva faleceram na quinta-feira, vítimas de um acidente de automóvel. O velório dos jogadores está a realizar-se esta sexta-feira.

Barcelona multado em 15 milhões de euros mas pagamento pode chegar aos 60 milhões de euros

O Barcelona foi multado pela UEFA em 15 milhões de euros, depois de não ter cumprido as regras do fair-play financeiro.

Chelsea multado em 30 milhões de euros pela UEFA

O Chelsea foi multado em 30 milhões de euros por parte da UEFA, devido a irregularidades relacionadas com a parte financeira.

Diogo Dalot está em Gondomar para marcar presença nos velórios de Diogo Jota e André Silva

Diogo Dalot é uma das figuras públicas que está presente nos velórios de Diogo Jota e de André Silva, jogadores que faleceram em acidente.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho abre a Liga Turca contra João Pereira

O Fenerbahçe de José Mourinho vai enfrentar o Alanyaspor de João Pereira na primeira jornada da Liga Turca.

Marítimo oficializa Paulo Henrique até 2027

Paulo Henrique foi confirmado como reforço do Marítimo. O lateral português deixou o Radomiak Radom e assinou até 2027.

André Villas-Boas e as mortes de Diogo Jota e André Silva: «Fizemos intenção de deixar aqui os dois cartões de sócio»

André Villas-Boas está presente em Gondomar, para assistir aos velórios de Diogo Jota e André Silva, jogadores que faleceram na quinta-feira.