O melhor do ano: Os 400 metros com Barreiras

2019: Nacionais, Diamond League, Mundiais…recorde?

O diferente calendário que teremos em 2019 permitir-nos-á assistir a algo novo em termos de planificação. Existe bastante curiosidade na comunidade atlética para perceber qual a estratégia de cada atleta para o alcance dos picos de forma no(s) momento(s) certo(s). O facto de termos alguns campeonatos nacionais (e Trials) bem mais tarde fará com que, provavelmente, tenhamos inícios de época (ao ar livre) não tão fortes nos primeiros meetings da temporada, em maio e junho. Claro que são apenas suposições, até porque cada atleta terá a sua estratégia e, se Abderrahman Samba, Karsten Warholm ou Kevin McMaster pouco terão de se preocupar com as competições internas, a verdade é que o caso muda para Rai Benjamin. Este enfrentará a dura competição norte-americana nos seus primeiros Campeonatos Nacionais seniores, um novo habitat. A Diamond League terá a sua final dos 400 barreiras a 29 de agosto, existindo um período de 1 mês de intervalo até aos Mundiais, que pode ser preenchido com a presença em alguns meetings de menor dimensão. Será diferente para todos, mas temos a certeza de que cada atleta optará pela melhor estratégia que garanta duas coisas: estar presente em Doha, e apresentar-se lá no seu melhor momento de forma do ano. Abderrahman Samba até tem o incentivo (e responsabilidade) de correr os Mundiais em casa, na primeira vez em que os Campeonatos decorrem na região. O atleta já afirmou que quer o recorde mundial.

Pensar que os 46.98 de Samba estão muito longe dos 46.78 de Young é um erro. O segundo melhor de Young são 47.18 e Moses correu 4 vezes mais rápido do que isso e, no entanto, nunca baixou dos 47 segundos. A regularidade de Samba parece indicar que, num dia perfeito, ele poderá aproximar-se de um recorde mundial ou até ultrapassá-lo, recorde este que parece cada vez mais viver os seus dias finais na posse de Kevin Young. Esse dia perfeito poderá muito bem ser um dia em que, em pista, estejam em simultâneo Samba, Benjamin, Warholm, McMaster e Copello. Poderá muito bem ser já em 2019.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Diamond League

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

PUB

Mais Artigos Populares

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

Rodrygo fala sobre ser suplente no Real Madrid: «Temos de respeitar as decisões do treinador»

Rodrygo abordou o facto de ter começado alguns jogos no banco esta temporada. O avançado brasileiro garantiu que independentemente do tempo em campo, dará sempre o máximo pelo clube.

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.