

A Figueira da Foz recebe este sábado, 17 de janeiro, os Campeonatos Nacionais de Estrada, na distância de dez quilómetros, numa prova que promete elevada competitividade e forte participação popular. São esperados quatro mil participantes.
Em competição estarão os títulos nacionais absolutos, bem como os campeões dos escalões de Sub-20 e Sub-23, para além dos pódios coletivos nos respetivos escalões.
Os atuais campeões nacionais são Isaac Nader, do SL Benfica, no setor masculino, e Mariana Machado, do Sporting Clube de Braga, no setor feminino. Na última edição, Isaac Nade conquistou o título com uma prestação de grande nível, tendo mesmo estabelecido um novo recorde nacional. Em femininos, Mariana Machado confirmou o seu domínio, sendo também a atual detentora nacional dos dez quilómetros, com a marca de trinta minutos e cinquenta segundos, marca obtida no passado domingo, em Valência. Já no setor masculino o recorde nacional da distância pertence a José Carlos Pinto, atleta do Sporting com vinte e sete minutos e vinte e sete segundos, recorde também obtido no passado domingo no país vizinho.


Os nomes que prometem marcar a corrida deste sábado
No setor feminino, Mariana Machado volta a assumir o estatuto de principal favorita, não só a revalidação do título nacional como também uma eventual melhoria do recorde. A atleta do Braga terá concorrência forte, com destaque para Laura Taborda (Braga), Mónica Silva (São Salvador do Campo), Catarina Carmo e Solange Silva (Sporting)
Em masculinos, o grande destaque recai sobre Isaac Nader, campeão Nacional em título e campeão do mundo dos 1500 metros, que volta a alinhar como uma das principais referências da prova. O Benfica apresenta ainda um bloco muito competitivo, destacando-se Alexandre Figueiredo, Miguel Moreira e Vasco Vilaça. Este último um dos melhores triatletas do mundo, quarto classificado do ranking mundial do triatlo e bronze nos Campeonatos do Mundo da Modalidade.
No lado do Sporting, a luta pelo lugares cimeiros contará com vários atletas, entre eles Rui Pinto, Rúben Amaral e Duarte Gomes, garantindo um confronto direto entre os principais clubes nacionais.
Com um rápido e apelativo, um lote de atletas de elite milhares de participantes na prova aberta, prometem ser um dos pontos altos da época, com elevadas expectativas quanto à disputa dos títulos e conquistas de novos recordes.

