A campanha histórica de Portugal no Eurobasket Feminino

Portugal já foi eliminado do Eurobasket feminino, mas a campanha das linces foi histórica. A seleção portuguesa fez a estreia absoluta no Europeu feminino de basquetebol e conquistou uma vitória num grupo com Bélgica, campeã em título, Chéquia, uma das anfitriãs, e Montenegro. A prestação lusa é de louvar, porque são poucas as equipas, que chegam pela primeira vez a este patamar, e conseguem bater de frente com as principais candidatas ao título.

O primeiro encontro foi nada mais e nada menos contra a Bélgica. As atuais detentoras do troféu derrotaram Portugal, por 81-52, em Brno, na Chéquia. O jogo começou com um atraso de 45 minutos, devido a um problema de energia no pavilhão Starez Arena Vodova.

A entrada de Portugal no jogo não foi fácil como era de esperar e foram precisos quatro minutos para as portuguesas fazerem os primeiros pontos. Nesse momento, a Bélgica tinha uma vantagem de nove pontos e, num espaço de um minuto, viu Portugal a ficar a apenas a um ponto. Destacar a performance de Márcia da Costa com dois triplos. O primeiro período terminou com a seleção portuguesa a perder, por 15-14.

No segundo período, a entrada das belgas foi, novamente, mais forte e mostrou o porquê de ser uma das favoritas. As campeãs europeias chegaram ao intervalo a vencer, por 40-25. Portugal ainda esteve em desvantagem por três pontos, mas os últimos minutos foram fatais.

No regresso à quadra, Portugal não conseguiu acompanhar o ritmo das campeãs e viu a vantagem belga dobrar. O terceiro período terminou com um duplo de Julie Vanloo fazendo o 66-36.

No último período, as principais estrelas belgas ficaram a descansar, mas a seleção portuguesa continuava com dificuldades em diminuir a vantagem. Somente, nos últimos dois minutos da partida é que Portugal teve o seu melhor momento do período ao fazer oito pontos e fechar o resultado em 81-52.

As jogadoras portuguesas tiveram pouco tempo para digerir a derrota frente às belgas, porque no dia seguinte tinham encontrado marcado com a Chéquia para a segunda jornada do Grupo C.

O jogo contra a anfitriã ditou a eliminação de Portugal. As linces tiveram melhor a nível defensivo, mas faltou eficácia para derrotar as checas. O encontro terminou com uma vitória da República Checa, por 52-73.

Portugal esteve em vantagem pela primeira vez neste europeu, mas não durou muito. Julia Reisingerová fez quatro pontos consecutivos e a Chéquia nunca mais saiu da liderança. A forma física das checas foi essencial para dominarem o encontro e no fim do primeiro período venciam, por 11-19.

No segundo período, as dificuldades ofensivas continuavam e Portugal via a desvantagem a aumentar cada vez mais. Nos últimos sete minutos, a seleção portuguesa marcou apenas um ponto e foi para o intervalo a perder, por 19-40.

Notou-se que o intervalo fez bem às jogadoras portuguesas, uma vez que conseguiu diminuir a vantagem checa para 14 pontos. Ricardo Vasconcelos apostou mais no jogo interior e Carolina Cruz esteve em grande destaque. Nos instantes finais, a Chéquia fez mais seis pontos fechando o período em 37-57.

No quarto período, o poder ofensivo português voltou a desvanecer-se. O cansaço acumulado pode ter falado mais alto e as checas aproveitaram os erros lusos e acabaram o encontro com uma vantagem de 21 pontos.

O dia 22 de junho ficará marcado para história não só do basquetebol, como do desporto nacional. Portugal, no último jogo da fase de grupos, venceu a seleção de Montenegro, por 49-63. Esta foi a primeira vitória de Portugal num Eurobasket feminino.

Este jogo era para definir o terceiro lugar do grupo. As duas seleções chegaram à terceira jornada sem nenhuma vitória conquistada.

Josephine Filipe abriu a vantagem portuguesa, mas a qualidade do jogo diminui um pouco, porque as duas equipas começaram a perder muitas vezes a bola. Portugal soube gerir a vantagem e acabou o primeiro período a vencer, por 11-14.

Portugal, no segundo período, entrou mal e ficou mais de três minutos sem marcar qualquer ponto e viu Montenegro a aproximar-se. Ricardo Vasconcelos apercebeu-se que as linces estavam com dificuldades e pediu um desconto de tempo. A partir desse momento, a seleção nacional fez um parcial de 2-9 e chegou ao intervalo a vencer, por 24-30.

O descanso, à semelhança do jogo contra a Chéquia, fez bem às jogadoras lusas. Portugal nos primeiros dois minutos conseguiu abrir a vantagem para 10 pontos. A seleção portuguesa estava em boa forma e foi para o último período com 36-48 no marcador.

As seleções entraram desconcentradas no quarto período e só tivemos os primeiros pontos portugueses, ao fim de três minutos com um triplo de Maianca Ubamano. Portugal “matou” o jogo graças aos dois triplos de Carolina Rodrigues, nos instantes finais. A base do Elfic Fribourg, clube da Suíça, foi a segunda melhor marcadora portuguesa no Europeu. A partida em Brno chegou ao fim com uma vitória histórica de Portugal, por 49-63.

Além de Carolina Rodrigues, outras jogadoras destacaram-se nesta partida como Maria João Correia, que foi a melhor marcadora portuguesa na qualificação, terminou com 15 pontos e oito ressaltos. Josephine Filipe e Sofia da Silva também atingiram a dezena de pontos.

Portugal terminou no terceiro lugar do Grupo C, à frente de Montenegro e atrás da Bélgica e da Chéquia, respetivamente. Estas duas seleções seguem agora para Atenas, Grécia, para disputarem a fase final do torneio. A Bélgica defrontará a Alemanha, enquanto a Chéquia jogará contra a Espanha.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus prepara limpeza no Al Nassr e quer saída de mais um estrangeiro do plantel

Jorge Jesus não está satisfeito com as prestações de Bento na baliza do Al Nassr. Técnico dá prioridade a uma saída do guarda-redes que tem somado erros e desconcentrações nos últimos jogos.

Carlos Vicens risca 2 jogadores do plantel do Braga e saídas vão acontecer nos próximos dias

O Braga continua a preparar o plantel da próxima época. Robson Bambu e João Marques não entram nas contas de Carlos Vicens e vão sair do clube. Nenhum dos jogadores soma qualquer minuto pelo Braga nesta época.

Imprensa turca revela proposta do Trabzonspor por Stephen Eustáquio e exigências do FC Porto

O Trabzonspor quer garantir a contratação de Stephen Eustáquio nos próximos dias. FC Porto exige 10 milhões de euros para vender o médio. O médio tem 28 anos e é internacional A pelo Canadá por 50 ocasiões.

Richard Ríos regressa às redes sociais e deixa mensagem: «Continue trabalhando em silêncio»

Richard Ríos é a contratação mais sonante do Benfica na temporada. Médio regressou às redes sociais e deixou uma pequena mensagem relativa ao trabalho feito em silêncio.

PUB

Mais Artigos Populares

Foi apontado ao Sporting nos últimos dias e está também na lista de alvos do Fenerbahçe de José Mourinho

O Fenerbahçe de José Mourinho está a acompanhar a situação de Santiago Giménez, que foi colocado na rota do Sporting. Avançado mexicano pode deixar o AC Milan neste mercado.

Manchester United de Ruben Amorim rejeita envolver jogador do Chelsea na transferência de Alejandro Garnacho

O Manchester United de Ruben Amorim continua a negociar a venda de Alejandro Garnacho ao Chelsea. Tyrique George foi sugerido na troca, mas recusado.

Wolverhampton de Vítor Pereira rejeita 58 milhões por uma das estrelas da equipa

O Wolverhampton não aceitou uma oferta de 58 milhões de euros do Newcastle por Strand Larsen. A equipa de Vítor Pereira não pretende abrir mão do jogador.