A campanha histórica de Portugal no Eurobasket Feminino

Portugal já foi eliminado do Eurobasket feminino, mas a campanha das linces foi histórica. A seleção portuguesa fez a estreia absoluta no Europeu feminino de basquetebol e conquistou uma vitória num grupo com Bélgica, campeã em título, Chéquia, uma das anfitriãs, e Montenegro. A prestação lusa é de louvar, porque são poucas as equipas, que chegam pela primeira vez a este patamar, e conseguem bater de frente com as principais candidatas ao título.

O primeiro encontro foi nada mais e nada menos contra a Bélgica. As atuais detentoras do troféu derrotaram Portugal, por 81-52, em Brno, na Chéquia. O jogo começou com um atraso de 45 minutos, devido a um problema de energia no pavilhão Starez Arena Vodova.

A entrada de Portugal no jogo não foi fácil como era de esperar e foram precisos quatro minutos para as portuguesas fazerem os primeiros pontos. Nesse momento, a Bélgica tinha uma vantagem de nove pontos e, num espaço de um minuto, viu Portugal a ficar a apenas a um ponto. Destacar a performance de Márcia da Costa com dois triplos. O primeiro período terminou com a seleção portuguesa a perder, por 15-14.

No segundo período, a entrada das belgas foi, novamente, mais forte e mostrou o porquê de ser uma das favoritas. As campeãs europeias chegaram ao intervalo a vencer, por 40-25. Portugal ainda esteve em desvantagem por três pontos, mas os últimos minutos foram fatais.

No regresso à quadra, Portugal não conseguiu acompanhar o ritmo das campeãs e viu a vantagem belga dobrar. O terceiro período terminou com um duplo de Julie Vanloo fazendo o 66-36.

No último período, as principais estrelas belgas ficaram a descansar, mas a seleção portuguesa continuava com dificuldades em diminuir a vantagem. Somente, nos últimos dois minutos da partida é que Portugal teve o seu melhor momento do período ao fazer oito pontos e fechar o resultado em 81-52.

As jogadoras portuguesas tiveram pouco tempo para digerir a derrota frente às belgas, porque no dia seguinte tinham encontrado marcado com a Chéquia para a segunda jornada do Grupo C.

O jogo contra a anfitriã ditou a eliminação de Portugal. As linces tiveram melhor a nível defensivo, mas faltou eficácia para derrotar as checas. O encontro terminou com uma vitória da República Checa, por 52-73.

Portugal esteve em vantagem pela primeira vez neste europeu, mas não durou muito. Julia Reisingerová fez quatro pontos consecutivos e a Chéquia nunca mais saiu da liderança. A forma física das checas foi essencial para dominarem o encontro e no fim do primeiro período venciam, por 11-19.

No segundo período, as dificuldades ofensivas continuavam e Portugal via a desvantagem a aumentar cada vez mais. Nos últimos sete minutos, a seleção portuguesa marcou apenas um ponto e foi para o intervalo a perder, por 19-40.

Notou-se que o intervalo fez bem às jogadoras portuguesas, uma vez que conseguiu diminuir a vantagem checa para 14 pontos. Ricardo Vasconcelos apostou mais no jogo interior e Carolina Cruz esteve em grande destaque. Nos instantes finais, a Chéquia fez mais seis pontos fechando o período em 37-57.

No quarto período, o poder ofensivo português voltou a desvanecer-se. O cansaço acumulado pode ter falado mais alto e as checas aproveitaram os erros lusos e acabaram o encontro com uma vantagem de 21 pontos.

O dia 22 de junho ficará marcado para história não só do basquetebol, como do desporto nacional. Portugal, no último jogo da fase de grupos, venceu a seleção de Montenegro, por 49-63. Esta foi a primeira vitória de Portugal num Eurobasket feminino.

Este jogo era para definir o terceiro lugar do grupo. As duas seleções chegaram à terceira jornada sem nenhuma vitória conquistada.

Josephine Filipe abriu a vantagem portuguesa, mas a qualidade do jogo diminui um pouco, porque as duas equipas começaram a perder muitas vezes a bola. Portugal soube gerir a vantagem e acabou o primeiro período a vencer, por 11-14.

Portugal, no segundo período, entrou mal e ficou mais de três minutos sem marcar qualquer ponto e viu Montenegro a aproximar-se. Ricardo Vasconcelos apercebeu-se que as linces estavam com dificuldades e pediu um desconto de tempo. A partir desse momento, a seleção nacional fez um parcial de 2-9 e chegou ao intervalo a vencer, por 24-30.

O descanso, à semelhança do jogo contra a Chéquia, fez bem às jogadoras lusas. Portugal nos primeiros dois minutos conseguiu abrir a vantagem para 10 pontos. A seleção portuguesa estava em boa forma e foi para o último período com 36-48 no marcador.

As seleções entraram desconcentradas no quarto período e só tivemos os primeiros pontos portugueses, ao fim de três minutos com um triplo de Maianca Ubamano. Portugal “matou” o jogo graças aos dois triplos de Carolina Rodrigues, nos instantes finais. A base do Elfic Fribourg, clube da Suíça, foi a segunda melhor marcadora portuguesa no Europeu. A partida em Brno chegou ao fim com uma vitória histórica de Portugal, por 49-63.

Além de Carolina Rodrigues, outras jogadoras destacaram-se nesta partida como Maria João Correia, que foi a melhor marcadora portuguesa na qualificação, terminou com 15 pontos e oito ressaltos. Josephine Filipe e Sofia da Silva também atingiram a dezena de pontos.

Portugal terminou no terceiro lugar do Grupo C, à frente de Montenegro e atrás da Bélgica e da Chéquia, respetivamente. Estas duas seleções seguem agora para Atenas, Grécia, para disputarem a fase final do torneio. A Bélgica defrontará a Alemanha, enquanto a Chéquia jogará contra a Espanha.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica decide futuro de Leandro Santos que conta com alguns interessados

Leandro Santos vai continuar no plantel do Benfica. Lateral direito conta com alguns interessados no seu empréstimo.

Exclusivo: Sporting garante as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry

O Sporting fechou as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry. As duas jogadoras vão juntar-se ao plantel de Micael Sequeira.

Sporting quer dar recompensa a Morten Hjulmand quando o mercado fechar

O Sporting está contente com a postura de Morten Hjulmand neste mercado de verão. Capitão terá recompensa no final da janela.

FC Porto define mais 2 posições a reforçar neste mercado de verão

O FC Porto está a realizar o maior investimento da sua história neste mercado. Dragões querem reforçar defesa e meio-campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ana Borges já reagiu à grave lesão no Benfica: «Nem sempre a vida segue o rumo que idealizamos»

Ana Borges sofreu uma rutura do ligamento anterior do joelho esquerdo. Internacional portuguesa já reagiu à lesão grave.

Decisão tomada: Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica. Ex-líder das águias prepara-se para oficializar candidatura.

Sporting já partiu para estágio em Penafiel: Eis o plano

O Sporting vai realizar um estágio de pré-temporada em Penafiel. Leoas já partiram e cumprem estágio até 8 de agosto.