Esgueira 70-83 Sporting CP: Chuva de triplos…falhados

    A CRÓNICA: INTENSIDADE LEONINA DERRUBA UM ESGUEIRA BATALHADOR

    Num encontro que marcou um frente a frente de equipas muito distantes na tabela e com objetivos diferentes, o aro do cesto ficou a chorar com a quantidade de lançamentos exteriores falhados.

    O jogo iniciou com boas indicações por parte da equipa aveirense, tomando bem conta da fisicalidade imposta por parte da equipa leonina. De resto, a excelente eficácia por parte de ambas as equipas permitiu um primeiro período entusiasmante, com jogadas de “encher o olho” de ambos os lados. 22-29 fechou o primeiro período, com um Sporting CP a ratificar o favoritismo e o Esgueira a demonstrar um indíce de confiança elevado, demonstrando estar com a lição estudada.

    Ora, todavia o primeiro quarto intenso e competitivo, eis que aparece Elissor. O extremo norte americano pegou no jogo e assumiu as rédeas da ofensiva leonina, num 1vs1 muito mal gerido por parte da equipa aveirense. A reconhecida defesa «trap» a meio campo adotada por Luís Magalhães, finalmente parecia criar dano na ofensiva do Esgueira, que concretizava os ataques de forma individualizada sem envolver os cinco jogadores.

    Tal, caucionou nos aveirenses ações precipitadas e uma série de jogadas acéfalas, cujo Sporting CP agradecia. O segundo quarto do Esgueira, ainda assim, graças a Gustavo Teixeira, não foi mau, na medida em que os «leões» não conseguiram alargar de forma substancial a sua vantagem. A «turma» de Luís Magalhães levava consigo uns 42-53 desaconchegados para os balneários.

    O intervalo e a saída dos balneários, fizeram muito mal a ambas as equipas que não encontravam o caminho para o cesto. Foram 10 minutos de confusão e pouca objetividade de ambos os lados. Destaque para a assertividade defensiva do Esgueira que conseguiu segurar o 1vs1 das principais estrelas do Sporting CP.

    O último quarto manteve a mesma toada do terceiro, não obstante a produtividade tenha aumentado ligeiramente. O Sporting CP desligou-se um pouco do jogo, contudo, apenas apanhou «um susto» a 3 minutos do fim quando o Esgueira reduziu a vantagem leonina para 9 pontos. O lançamento exterior permaneceu uma (estranha) prioridade de ambas equipas, que terminaram a partida com apenas 10 triplos concretizados.

    O esforço foi inglório do lado aveirense e o Sporting CP caminhou para uma vitória firme, segurando o primeiro posto da tabela.

     

    A FIGURA

    James Elissor – O extremo norte americano demonstrou bem o porquê de ser pedra fulcral nesta equipa do Sporting CP, jogando uns estonteantes 40 minutos. Não saiu uma única vez de campo, sendo que não ser substituído no modelo rígido e exigente de Luís Magalhães evidencia bem o rigor e eficiência de Elissor. Realizou 23 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências.

     

    O FORA DE JOGO

    Eficácia no lançamento exterior – Ora, num jogo de elevada espetacularidade, faltou assertividade no «tiro» exterior. A equipa do Esgueira apenas concretizou 5 dos 29 lançamentos tentados, culminando numa eficácia assustadora de 17%, enquanto a equipa leonina terminou com 5/20 da linha dos 3 pontos, culminando com uma eficácia ligeiramente superior de 25%. Do lado leonino foi Travante Williams quem falhou mais, enquanto da equipa da casa foi o jovem Henrique Barros quem mais falhou.

     

    ANÁLISE TÁTICA- ESGUEIRA

    A «turma» de Pedro Costa alinhou com um 5 inicial muito versátil, tendo no base Gustavo Teixeira o cérebro da equipa na organização ofensiva. A aposta no lançamento exterior demonstrou-se impotente, concretizando apenas 5 dos 29 lançamentos tentados. Por outro lado, na zona pintada, destaque para Drake que não só aguentou o poderoso Fields, como também se demonstrou fundamental no duelo das tabelas. Defensivamente, Pedro Costa não variou muito a sua estratégia defensiva, mantendo o 1vs1 durante o jogo todo.

    5 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Gustavo Teixeira (6)

    Kareem Brewton (7)

    Santis (7)

    Aaron Bowen (6)

    Benjamin Drake (9)

    SUBS UTILIZADOS

    Gonçalo Madureira (6)

    Henrique Barros (5)

    Tilghman (5)

    Sauané (-)

      

    ANÁLISE TÁTICA- SPORTING CP

    A equipa comandada por Luís Magalhães manteve-se fiel aos seus príncipios de jogo adotando uma defesa acérrima e feroz os 40 minutos. A equipa leonina variou entre um «pressing» a campo todo e uma «trap» a meio campo, obrigando um dos postes a intimidar o portador de bola adversário aquando feito o 2vs1. Ofensivamente, apesar de ter muitas referências interiores, o Sporting CP depositou em Elissor e Diogo Ventura a maioria da carga ofensiva.

    5 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Diogo Ventura (8)

    James Elissor (9)

    Travante Williams (7)

    João Fernandes (6)

    Bailey Fields (6)

    SUBS UTILIZADOS

    Pedro Catarino (5)

    Francisco Amiel (6)

    Cláudio Fonseca (7)

    Diogo Araújo (-)

    Cândido Sá (7)

    Foto de capa: LPB

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Diogo Silva
    Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Já se conhece o tempo de paragem de Paulo Dybala

    Paulo Dybala será submetido a uma operação ao tendão semitendinoso esquerdo e ficará de fora dos relvados durante os próximos 5 a 6 meses.

    Portugal divulga convocadas para dupla jornada com a Espanha na Liga das Nações

    Francisco Neto já anunciou a lista de convocadas de Portugal para enfrentar a Espanha. Jéssica Silva e Kika Nazareth são as principais ausências.

    Portugal na final four da Liga das Nações: Eis a informação mais importante desde os estádios e calendário

    Portugal eliminou este domingo a Dinamarca e avançou para a final four da Liga das Nações. Fase final decorrer entre 4 e 8 de junho.

    Olivier Giroud comenta futuro de Antoine Griezmann no Atlético de Madrid

    Olivier Giroud abordou o futuro de Antoine Griezmann no Atlético de Madrid. O avançado colchonero tem sido associado ao Los Angeles FC.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Sporting: O ponto de situação de 5 jogadores perto de terminar contrato

    O Sporting tem cinco jogadores que terminam contrato em junho de 2026. Morita, St. Juste, Ricardo Esgaio, Matheus Reis e Marcus Edwards.

    Sorloth elogia após goleada da Noruega: «Vejam Schjelderup…»

    A Noruega goleou a Moldávia por 5-0 na qualificação para o Mundial 2026. Schjelderup estreou-se a titular, fez assistência e foi elogiado.

    Thiago Motta despedido da Juventus: «Tenho vividos momentos intensos»

    Thiago Motta já não é o treinador da Juventus. Técnico de 42 anos deixou uma mensagem de despedida ao clube da Serie A.

    Raphinha lança o Brasil x Argentina: «Porrada neles dentro e fora de campo se tiver de ser»

    Em entrevista à Romario TV, Romário e Raphinha abordaram o encontro frente à Argentina. O extremo do Barcelona garantiu «porrada neles».

    Lamine Yamal responde de forma caricata a ex-Real Madrid: «Calções para baixo…»

    A Espanha eliminou este domingo os Países Baixos e avançou para a final four da Liga das Nações. Lamine Yamal marcou golo.

    O balão de oxigénio de Roberto Martínez | Portugal 5-2 Dinamarca

    Portugal, liderado por Roberto Martínez, eliminou a Dinamarca da Liga das Nações, depois de um agregado de 5-3.

    Clayton aborda marca de Taremi e ainda diz: «Marcar aos três grandes é especial»

    Clayton está em destaque pelo Rio Ave nesta temporada. Avançado brasileiro leva 17 golos e uma assistência até ao momento.

    NBA: Boston Celtics de Neemias Queta ganham em Portland e somam 5.ª vitória seguida

    Os Boston Celtics venceram esta madrugada os Portland Trail Blazers por 129-116 na NBA. Neemias Queta não entrou em jogo.

    FC Porto interessado em avançado da Primeira Liga

    O FC Porto está interessado em contratar Clayton Silva para a próxima temporada. O ponta de lança soma 17 golos pelo Rio Ave.

    Só Peyroteo e Eusébio marcaram mais do que Gonçalo Ramos nos primeiros 15 jogos por Portugal

    Gonçalo Ramos marcou o último golo de Portugal contra a Dinamarca. Avançado português chegou aos nove golos pela Seleção.