FC Porto 70-71 Sporting CP: Sporting termina com invencibilidade caseira dos dragões

    A CRÓNICA: FALTA DE SANGUE FRIO AZUL GARANTE VITÓRIA LEONINA

    Num dia que não ditava nenhuma mudança na classificação da segunda fase, O FC Porto recebeu a equipa do Sporting CP em mais um dérbi no Basquetebol português. Apesar de ser apenas para cumprir calendário, prometia ser um jogo com grande intensidade

    Inicialmente equilibrado, seriam os dragões a adiantar-se no marcador num jogo muito físico, com destaque para o duelo de titãs entre Morrison e Patton. A equipa da casa conseguia com mais facilidade desenhar jogadas ofensivas de forma a aumentar o marcador e optavam algumas vezes pelo jogo exterior, mas o Sporting mostrava-se atento.

    Do lado leonino, destacava-se Joshua Patton que era quem mais contribuía para os leões. Os verdes e brancos optavam essencialmente pelo jogo interior e a opção passava muito pelo poste americano.

    No segundo quarto, era a equipa do Sporting que entrava melhor e arranjava melhores soluções. Miguel Cardoso entrava muito bem e era fundamental a procurar desequilibrar os dragões e alterar o marcador. Mas depois de um necessário minuto de desconto, O FC Porto subia novamente à tona.

    O encontro aquecia e a intensidade subia. Digno de um verdadeiro dérbi, o jogo prosseguia com uma grande atitude defensiva leonina e os visitantes viam-se já a vencer por dez pontos. Do outro lado, os dragões não atiravam a toalha ao chão e igualavam a agressividade verde e branca e recuperavam a vantagem. Rashard Odomes, Morrison e Landis foram as peças fundamentais numa grande recuperação e para o jogo em geral

    O fator chave eram os adeptos e motivavam os dragões. Os leões sentiam pressão e pecavam pelos lançamentos, mas acabariam por conseguir a reviravolta no marcador. Com tudo para vencer, o FC Porto pecou pela ausência de sangue frio nos momentos finais e também pela ausência de Landis, por ter cinco faltas, acabando por ser derrotado pela primeira vez em casa.

     

    A FIGURA:

    Fonte: Carlos SIlva/Bola na Rede

    Joshua Patton O poste norte-americano foi o jogador que mais contribuiu para a vitória leonina ofensivamente, mas também fez um bom trabalho defensivamente. Acabou o jogo com dezassete pontos e com uma eficácia de cem por cento nos lançamentos de dois pontos. Foi fundamental no jogo defensivo a parar os ataques de Morrison.

    O FORA DE JOGO:

    Falta de sangue frio azul nos momentos finais – Depois de estar a vencer e ter tudo para manter a vitória até ao fim do jogo, o FC Porto não conseguiu manter a vantagem e acabou por perder em casa. A derrota deve-se também, claro, ao mérito leonino por não ter atirado a toalha ao chão, mas tudo se manteve em aberto e o FC Porto podia acabar o encontro a cimentar a invencibilidade em casa.

     

    ANÁLISE TÁTICA:  FC PORTO

    O técnico dos dragões alinhou com jogadores bem conhecidos para um dérbi para cumprir calendário, mas que pretendia entrar para vencer. A equipa liderada por Moncho López não permitiu vida fácil aos visitados com bom jogo defensivo também no jogo exterior permitindo apenas 25 % de eficácia aos leões.

    O FC Porto esteve muito bem em dificultar o jogo a Travante Williams, mas não era de todo fácil parar o poste Joshua Patton. Rashard Odomes e Max Landis foram as peças chaves indiscutíveis desta equipa que permanecia ate hoje invencível em casa.

    CINCO INICIAL E SUBSTITUIÇÕES

    Rashard Odomes (8)

    Bradley Tinsley (6)

    Francisco Amarante (7)

    Jonathan Arledge /7)

    Michael Morrison (8)

    SUBSTITUIÇÕES E PONTUAÇÃO:

    Max Lendis (9)

    Miguel Queiroz (6)

    Vladyslav Voytso (5)

    João Maia (6)

     

    ANÁLISE TATICA: SPORTING CP

    Mesmo por ser apenas para calendário, o técnico leonino pretendia um jogo digno e os leões fizeram isso mesmo. Um bom jogo onde apenas conseguiram afirmar o seu modelo de jogo mais no segundo quarto. O Sporting teve um jogo pouco eficaz, fruto do jogo exterior, mas beneficiou de estar melhor da linha de lance livre.

    Joshua Patton esteve excelente ofensivamente, tendo sido uma grande dificuldade para os dragões conseguirem pará-lo. Depois de na fase final estar em inferioridade e estar um grande ambiente, os verdes e brancos não desistiram e acabaram por vencer.

    CINCO INICIAL E PONTUAÇÃO:

    Travante Williams (7)

    Shakir Smith (6)

    Joao Fernandes (7)

    Joshua Patton (9)

    Micah Downs (7)

    SUBSTITUIÇÕES E PONTUAÇÃO:

    Miguel Cardoso (7)

    Diogo Ventura (5)

    António Monteiro (5)

    Seydougou Santis (6)

    Daniel Relvão (7)

    Diogo Araújo (6)

     

    Rescaldo da autoria de Leonardo Pereira, redator de modalidades

    Artigo revisto por Joana Mendes

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Leonardo Pereira
    Leonardo Pereirahttp://www.bolanarede.pt
    O Leonardo é um jovem vimaranense que estuda Comunicação e Jornalismo, e que ambiciona ser jornalista, preferencialmente de desporto. Ele não consegue negar, gosta disto e é isto que quer fazer.