Superiores em tudo ao mesmo tempo em todo o lado | FC Porto 84-67 Manisa Belediyespor

modalidades cabeçalho

Ainda é cedo, a temporada começou faz não muito tempo, mas a verdade é que o Manisa é atual segundo classificado da Liga Turca, com os mesmos pontos, mas melhor diferença de pontos, do Anadolu Efes, equipa de EuroLiga. Além disso, somavam apenas uma derrota na temporada, por 85-80, na casa do Galatasaray, e tinham já derrotado este mesmo FC Porto, em casa, por dez pontos de diferença.

O que os dragões fizeram nesta partida foi, por isso (mas não só), muito positivo. Qualquer que seja o ponto de vista da análise, a turma de Fernando Sá foi melhor. Venceu três dos quatro quartos e empatou o outro. Marcou mais triplos e com maior eficácia. Marcou mais lances livres e com maior eficácia. Marcou mais de dois pontos e com maior eficácia. Teve mais jogadores acima dos 20 pontos. Teve mais jogadores acima dos dez pontos.

Conseguiu mais 14 ressaltos do que o Manisa, dominando nos dois lados do campo. Teve sete jogadores com +/- positivo, enquanto do lado turco apenas Gorur não esteve abaixo da linha de água nesse parâmetro (quatro). O FC Porto teve ainda cinco jogadores acima de dez na eficiência, o Manisa apenas dois.

Em qualquer parâmetro de análise – defensivo, ofensivo, individual, coletivo, jogo interior, jogo exterior – os azuis-e-brancos foram superiores aos turcos. Anthony “Cat” Barber e Cleveland Melvin somaram 25 pontos cada e dinamitaram a defensiva dos turcos, com a ajuda de Keven Gomes (que deu espetáculo com alguns afundanços, concluindo alguns alley-oop) e de Aaron Harrison (que até foi o jogador com mais turnovers do encontro, o único ponto menos positivo do jogo dos dragões).

As boas ações defensivas dos dragões reduziram o jogo dos turcos ao jogo do seu base, Daron Russell, que a dado momento parecia remar sozinho contra a maré portista. Além disso, permitiu várias transições letais que impediram que o Manisa se mantivesse de forma mais convicta na luta pela vitória. Foi um FC Porto extremamente sólido nos dois lados do campo, ainda que menos eficaz do que em algumas partidas anteriores.

Ainda assim, os dragões somaram mais pontos do que no triunfo sobre o SL Benfica, por exemplo, e deram ainda mais espetáculo, com desarmes de lançamento e afundanços dignos de competição europeia. Mais do que o resultado – importante e esclarecedor -, fica na retina a exibição portista diante do adversário mais forte do seu grupo nesta competição.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Gouveia vê a sua saída do Benfica adiada por alguns dias

Tiago Gouveia pode estar perto de trocar o Benfica pelo Nice, mas a mudança do jogador apenas se dará depois do playoff da Champions League, no qual as águias enfrentarão o Fenrbahçe.

Colónia regressa à Bundesliga com uma vitória e assistência de ex-Benfica

O Colónia foi ao terreno do Mainz vencer por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Bundesliga.

Como rejeita proposta de 70 milhões de euros do Tottenham por uma das estrelas da equipa

O Como não aceitou uma oferta avaliada em 70 milhões de euros por Nico Paz. O médio argentino está a cumprir a segunda época no clube da Serie A.

AVS SAD surpreende e empata com o Braga para a Primeira Liga

O AVS SAD foi ao Minho empatar com o Braga a duas bolas, num encontro relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting insiste no empréstimo de Jota Silva: leões querem cedência sem custos

O Sporting continua interessado na contratação de Jota Silva. Os leões querem fechar um empréstimo sem custos, mas o Nottingham Forest pretende garantir uma verba com o avançado português.

Antigo candidato às eleições do Benfica pede a Rui Costa a contratação de Rodrigo Mora: «O que não pode acontecer é deixar escapar»

Bruno Costa Carvalho apelou à contratação de Rodrigo Mora por parte do Benfica. O antigo candidato à presidência dos encarnados pediu a Rui Costa para pagar os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Bruno Fernandes lamenta empate do Manchester United com Fulham e explica penálti falhado: «Chutei muito mal a bola»

Bruno Fernandes fez a análise do empate a um golo entre o Manchester United e o Fulham, da segunda jornada da Premier League.