UD Oliveirense 70-68 SL Benfica: Equipa de Azeméis surpreende águias

    modalidades cabeçalho

    A CRÓNICA: Líder do campeonato nacional perdeu em Oliveira de Azeméis por 70-68, em partida a contar para a terceira jornada da segunda fase da Liga Betclic

    Praticamente dois anos depois, a Oliveirense voltou a vencer o Benfica em jogos oficiais. O atual campeão nacional saiu derrotado por 70-68, na 3.ª jornada do Grupo A da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol ficando assim com os mesmos 45 pontos dos rivais Sporting e FC Porto, que se defrontaram no passado domingo na Dragão Arena, com a vitória a sorrir para a equipa da cidade invicta.

    Depois da vitória no clássico e sem Betinho (engripado) e José Barbosa (lesionado), as “águias” tiveram um grande arranque na quadra do Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis. A equipa benfiquista dominou os primeiros minutos, cavou uma boa margem pontual, contudo, já perto do final do 1.º quarto, permitiu a reação dos anfitriões e o empate a 16-16.

    O 2.º quarto revelou-se muito equilibrado, mas os homens da casa foram para o descanso na frente do marcador (38-37), aproveitando a irregularidade exibicional da formação comandada por Norberto Alves. No regresso dos balneários, a Oliveirense esteve no comando durante grande parte do tempo, tendo a formação lisboeta recuperado o suficiente para terminar o 3.º quarto com uma desvantagem de apenas dois pontos (54-52).

    O conjunto de Oliveira de Azeméis manteve-se por cima até aos instantes finais, onde sobressaiu a frieza de Malcolm Richardson, que converteu três lances livres que colocaram os locais a vencer por 70-68. Com 14 segundos para se jogar, o Benfica ainda dispôs de dois ataques para evitar o desaire, mas Broussard falhou um lançamento longo e Ivan Almeida não conseguiu afundar num ressalto.

    Desde o arranque desta etapa, a equipa treinada por João Figueiredo ainda não perdeu nenhum jogo, mantendo-se firme no quarto lugar. De igual para igual frente ao primeiro classificado, a Oliveirense passa agora a somar 40 pontos no campeonato.

    Ainda no Grupo A, a Ovarense ganhou, nos Açores, ao Lusitânia (72-66) e consolidou o quinto lugar. No Grupo B, V. Guimarães e Esgueira venceram Imortal (91-89) e Desp. Póvoa (83-78 após prolongamento) e deixaram ao rubro a corrida pelos dois primeiros lugares, que valem uma vaga no play-off. Vimaranenses, aveirenses e algarvios estão igualados no segundo posto, a dois pontos dos poveiros, que lideram.

    A FIGURA

    Malcolm Richardson – O jogador que decidiu a partida, Malcom Richardson não vacilou no momento decisivo e converteu os três lances-livres que fixaram o resultado final. O base norte-americano realizou uma exibição de luxo, anotando 16 pontos, 6 ressaltos e 7 asistências, tendo sido, em conjunto com Julien Ducree, o melhor marcador dos anfitriões. De destacar ainda a exibição do benfiquista Toney Douglas, que foi o melhor marcador de todo o encontro com 21 pontos.

    O FORA DE JOGO

    Sérgio Silva – Foi uma tarde de pouco brilhantismo para a armada lusa que saiu do banco de suplentes do Benfica. Entre os portugueses que entraram em quadra ao serviço dos “encarnados”, o base Sérgio Silva foi o que teve a exibição mais paupérrima, contando apenas com uma assistência em todo jogo, não tendo sequer registado pontos ou ressaltos. Simultaneamente, Diogo Gameiro (1 ressalto e 3 assistências) e José Silva (3 pontos e 2 ressaltos) pouco ou nada acrescentaram à partida.

    ANÁLISE TÁTICA – UD Oliveirense

    A equipa da casa apresentou um jogo mais disperso, tendo sido bastante superior ao adversário relativamente aos lançamentos de três pontos (30.4% de aproveitamento em 23 lançamentos face aos 22.2% em 27 tentativas dos lisboetas). Após um início complicado, a Oliveirense rapidamente retomou as rédeas do encontro, beneficiando dos ressaltos de Julien Ducree (8) e da excelente troca de bola entre os seus jogadores, o que resultou num total de 19 assistências para o conjunto de de Oliveira de Azeméis.

    5 INICIAL

    Troy Simons (4)

    Darius Carter (6)

    Max Kouguere (5)

    Julien Ducree (8)

    André Bessa (3)

    SUBS UTILIZADOS

    Malcom Richardson (9)

    Henrique Barros (-)

    Arnette Hallman (4)

    João Balseiro (6)

    ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

    No início da partida, os campeões nacionais destacaram-se pela sua excelente capacidade nos roubos de bola (9 no total) e pelas rápidas investidas em contra-ataque. No entanto, a sua instabilidade defensiva começou a ser recorrente a partir do 2º quarto, conseguindo equilibrar o jogo somente através dos ressaltos ofensivos (14) e da inspiração individual de Toney Douglas.

    5 INICIAL

    Aaron Broussard (7)

    Makram Ben Romdhane (5)

    Toney Douglas (9)

    Terrell Carter (5)

    Ivan Almeida (4)

    SUBS UTILIZADOS

    José Silva (2)

    Diogo Gameiro (1)

    Sérgio Silva (1)

    Maik Zirbes (4)

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Valente Vieira
    Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
    Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.