Boston Celtics, o gigante do Este | NBA

- Advertisement -

Terá sido um problema causado por Ime Udoka? O novo treinador foi experimental com as rotações desde o início. As combinações de jogadores não faziam sentido às vezes e muitos destes mesmos atletas jogavam poucos minutos, tornando-se difícil gerar qualquer tipo de ritmo e equilíbrio no seio da equipa.

Foi culpa de Jayson Tatum e Jaylen Brown? A responsabilidade normalmente recai sobre os melhores jogadores de uma organização e os adeptos exigiam que os Celtics separassem as suas grandes figuras, sugerindo que os dois alas de mentalidade ofensiva não conseguiam coexistir entre si.

Consequentemente, a falta de movimentação com e sem bola era um problema recorrente, o que motivou o base Marcus Smart a criticar os All-Star da equipa, os jogadores mais bem pagos e artilheiros Jayson Tatum e Jaylen Brown no início da temporada.

Talvez Brad Stevens, o novo presidente da organização, não tenha colocado as peças certas em torno de Tatum e Brown para elevar o seu potencial.

Não obstante, enquanto analistas e fãs procuravam responsáveis para  explicar o mau momento que se vivia em Boston, os Celtics voltaram a ter o seu núcleo principal de jogadores sem limitações, adquiriram Derrick White na trade deadline para ajudar a colmatar lacunas no plantel e continuaram a desenvolver os jogadores que já se encontravam inseridos na estrutura da equipa.

O resultado? A formação em melhor forma de toda a NBA. Desde que o calendário mudou para 2022, não tem havido uma equipa na NBA melhor do que o conjunto que joga no TD Garden.

Os Celtics venceram 24 dos seus últimos 28 jogos, aproveitando a recente sequência de derrotas dos Heat para se posicionarem no topo da classificação. Com um registo atual de 47 triunfos e somente 28 deslizes, são a única equipa na conferência com um recorde de vitórias contra adversários na luta por um lugar nos playoffs (ou seja, equipas com 50% ou mais de vitórias).

Depois de oito temporadas (2013-21) em que foram liderados pelo técnico Brad Stevens, a presença de uma nova figura de autoridade resultou num começo lento, embora Ime Udoka, tenha chegado a Boston já com nove temporadas de experiência na NBA enquanto treinador adjunto. Ainda assim, a visão de Udoka concretizou-se, reduzindo a rotação para para oito jogadores quando todos estão saudáveis, criando uma linha de continuidade principalmente na defesa.

“A defesa está a sufocar os nossos adversários, com o nosso tamanho e versatilidade”, disse Udoka. “Temos alas altos, os nossos postes e, obviamente, um pitbull [Smart] a base. Não há uma fraqueza real para aproveitar, ninguém para condicionar, o que é o caso em outras equipas às vezes”.

Desde 23 de janeiro, período em que registam o melhor recorde de vitórias da NBA, Boston manteve 14 dos seus últimos 28 oponentes abaixo dos 100 pontos e a apenas 42 pontos por jogo na área do pintado, o menor número em toda a liga. Esta transformação permitiu aos Celtics tornarem-se no conjunto com a melhor classificação defensiva da temporada até ao momento.

Quando questionado pelos repórteres após a vitória por 115 a 101 sobre o Hornets a 9 de março, Tatum deu uma resposta sucinta para explicar o recente sucesso do grupo.

“Defesa, defesa, defesa, defesa, defesa, defesa!” disse o ala.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid: os reforços que os merengues deram a Xabi Alonso

O Real Madrid despediu Xabi Alonso durante esta segunda-feira. Álvaro Arbeloa é o eleito para suceder ao antigo médio.

Os números de Xabi Alonso no Real Madrid

Xabi Alonso deixou esta segunda-feira de ser treinador do Real Madrid. O médio foi substituído por Álvaro Arbeloa.

Álvaro Arbeloa é o novo treinador do Real Madrid

Álvaro Arbeloa foi confirmado durante esta segunda-feira como o mais recente treinador do Real Madrid, sucedendo a Xabi Alonso.

Xabi Alonso não resiste à derrota no El Clásico e é despedido pelo Real Madrid

Esta segunda-feira, Xabi Alonso foi despedido pelo Real Madrid após ser derrotado pelo Barcelona na final da Supertaça de Espanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora confirma regresso de jogador ao Barcelona

O Estrela da Amadora confirmou que Alan Godoy regressou ao Barcelona. O jogador deverá novamente ser cedido pelos catalães.

Sporting: Barcelona ataca irmãos Costa e pode bater cifra recorde no andebol

O Barcelona está muito interessado em garantir as contratações de Kiko Costa e Martim Costa, jogadores que atuam no Sporting.

Genoa fecha contratação de antigo alvo do Benfica

Bento, guarda-redes do Al Nassr, será emprestado ao Genoa até ao final da temporada com opção de compra. O brasileiro já foi apontado ao Benfica.