📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Boston Celtics, o gigante do Este | NBA

- Advertisement -

Terá sido um problema causado por Ime Udoka? O novo treinador foi experimental com as rotações desde o início. As combinações de jogadores não faziam sentido às vezes e muitos destes mesmos atletas jogavam poucos minutos, tornando-se difícil gerar qualquer tipo de ritmo e equilíbrio no seio da equipa.

Foi culpa de Jayson Tatum e Jaylen Brown? A responsabilidade normalmente recai sobre os melhores jogadores de uma organização e os adeptos exigiam que os Celtics separassem as suas grandes figuras, sugerindo que os dois alas de mentalidade ofensiva não conseguiam coexistir entre si.

Consequentemente, a falta de movimentação com e sem bola era um problema recorrente, o que motivou o base Marcus Smart a criticar os All-Star da equipa, os jogadores mais bem pagos e artilheiros Jayson Tatum e Jaylen Brown no início da temporada.

Talvez Brad Stevens, o novo presidente da organização, não tenha colocado as peças certas em torno de Tatum e Brown para elevar o seu potencial.

Não obstante, enquanto analistas e fãs procuravam responsáveis para  explicar o mau momento que se vivia em Boston, os Celtics voltaram a ter o seu núcleo principal de jogadores sem limitações, adquiriram Derrick White na trade deadline para ajudar a colmatar lacunas no plantel e continuaram a desenvolver os jogadores que já se encontravam inseridos na estrutura da equipa.

O resultado? A formação em melhor forma de toda a NBA. Desde que o calendário mudou para 2022, não tem havido uma equipa na NBA melhor do que o conjunto que joga no TD Garden.

Os Celtics venceram 24 dos seus últimos 28 jogos, aproveitando a recente sequência de derrotas dos Heat para se posicionarem no topo da classificação. Com um registo atual de 47 triunfos e somente 28 deslizes, são a única equipa na conferência com um recorde de vitórias contra adversários na luta por um lugar nos playoffs (ou seja, equipas com 50% ou mais de vitórias).

Depois de oito temporadas (2013-21) em que foram liderados pelo técnico Brad Stevens, a presença de uma nova figura de autoridade resultou num começo lento, embora Ime Udoka, tenha chegado a Boston já com nove temporadas de experiência na NBA enquanto treinador adjunto. Ainda assim, a visão de Udoka concretizou-se, reduzindo a rotação para para oito jogadores quando todos estão saudáveis, criando uma linha de continuidade principalmente na defesa.

“A defesa está a sufocar os nossos adversários, com o nosso tamanho e versatilidade”, disse Udoka. “Temos alas altos, os nossos postes e, obviamente, um pitbull [Smart] a base. Não há uma fraqueza real para aproveitar, ninguém para condicionar, o que é o caso em outras equipas às vezes”.

Desde 23 de janeiro, período em que registam o melhor recorde de vitórias da NBA, Boston manteve 14 dos seus últimos 28 oponentes abaixo dos 100 pontos e a apenas 42 pontos por jogo na área do pintado, o menor número em toda a liga. Esta transformação permitiu aos Celtics tornarem-se no conjunto com a melhor classificação defensiva da temporada até ao momento.

Quando questionado pelos repórteres após a vitória por 115 a 101 sobre o Hornets a 9 de março, Tatum deu uma resposta sucinta para explicar o recente sucesso do grupo.

“Defesa, defesa, defesa, defesa, defesa, defesa!” disse o ala.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho explica titularidade de Franjo Ivanovic e elogia avançado do Nápoles: «É um cavalo de corrida»

José Mourinho esteve à conversa com os jornalistas antes do encontro do Benfica contra o Nápoles, para a Champions League.

Benfica x Nápoles: eis o onze inicial para o encontro da Champions League

O Benfica enfrenta o Nápoles durante a noite desta quarta-feira, em jogo da sexta jornada da Champions League.

João Palhinha elege o top 3 dos golos mais especiais da carreira: «É difícil para mim escolher um»

João Palhinha respondeu aos adeptos e destacou três golos especiais, divididos entre a Seleção Nacional e a passagem pelo Fulham.

Max Dowman lesiona-se e obriga a mexida na lista da Champions League do Arsenal

Max Dowman sofreu uma lesão ligamentar e vai parar por dois meses. Gabriel Jesus foi o escolhido para ocupar a vaga na lista de inscritos da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax vai contratar antigo defesa do Arsenal para tentar salvar o setor defensivo

Takehiro Tomiyasu, antigo jogador do Arsenal, livre desde o verão, está a um passo de assinar um contrato de curta duração com o Ajax.

Aymeric Laporte sofre grave lesão e enfrenta paragem prolongada

Os exames médicos realizados confirmaram o pior cenário para Aymeric Laporte. Foi diagnosticado com um problema muscular grave na perna esquerda.

Gareth Bale acaba o mito da má relação com Cristiano Ronaldo: «Nunca tivemos nenhum tipo de discussão»

Gareth Bale garante que nunca existiram discussões com Cristiano Ronaldo e critica a imagem falsa criada pela imprensa espanhola.