Anúncio Publicitário

Os Dallas Mavericks são a equipa com menos títulos das três equipas do Texas que participam na NBA. Apesar disso, é a equipa do Texas com mais possibilidade de chegar ao título nesta nova época, ainda assim são poucas esperanças. E tudo isso graças a um tal Dirk Nowitzki, a principal estrela da história dos Mavs.

A História dos Mavericks não é a mais conhecida nem popular para os fãs da modalidade.

Anúncio Publicitário

Os Dallas tiveram vários anos longe dos playoffs, mas isso compensou no Draft de 1998 quando a maior estrela de sempre dos Mavs entrou na equipa, apesar de ter sido escolhido primeiro pelos Milwaukee Bucks.

Os Mavericks tornaram-se numa das principais equipas do Oeste quando foram muitos anos consecutivos aos playoffs. Dirk levou a equipa pelas equipas e até se tornou no MVP da liga em 2007, um ano depois de ter perdido a final da NBA frente aos Miami Heat, mas acabou por ser eliminado na primeira ronda dos playoffs nessa época.

Ora, num ano em que muita gente não dava nada pelos Mavericks, em 2011, os Mavericks surpreenderam muita gente quando eliminaram os Portland Blazers, LA Lakers com Kobe Bryant e os OKC Thunder com Russell Westbrook e Kevin Durant para chegar novamente à final de NBA.

Na final derrotaram os Miami Heat, na desforra da final de 2006. Dirk, Jason Kidd e companhia ganharam, finalmente, o anel depois de vários anos à procura do título. Depois disso, foram anos muito complicados para os Mavericks e para Dirk. A estrela da Alemanha não era o mesmo jogador e a equipa também. Os Dallas voltaram a ser felizes no Draft de 2018, quando receberam Luka Doncic, da Eslovênia, numa troca com os Atlanta Hawks, que receberam o Trae Young. Mark Cuban sabia muito bem que a troca ia ser muito feliz para a equipa.

Luka Doncic acabaria por se tornar no Rookie of The Year e também foi um dos seis mais votados para melhor jogador da época 2020/21. Desde o primeiro ano o esloveno está imparável e tem sido uma das principais figuras da liga. A melhor das três épocas foi a segunda: 28.8 pontos por jogo, 9.4 ressaltos por jogo e 8.8 assistências por jogo, em 61 jogos da época regular. Astro! Ainda vai ser a capa do NBA 2K23.

Além de Doncic  há que realçar talentos como Kristaps Porzingis. O gigante da Letónia está a ter uma carreira complicada devido às lesões que têm tido ao longo da carreira. Apesar disso, Porzingis é um dos basquetebolistas mais bem pagos na NBA. O gigante teve uma média de 20.1 pontos por jogo e 8.9 ressaltos por jogo, em apenas 43 jogos da época regular e não jogou em qualquer jogo nos playoffs da última época. Foi muito pouco para um jogador do calibre de Porzingis.

Apesar de não ser muito falado, Tim Hardaway é um dos basquetebolistas mais importantes dos Mavericks. Chegou a Dallas, em 2019, numa troca com os New York Knicks e tem sido fundamental, como um dos principais lançadores da equipa: 16,6 pontos por jogo em 70 jogos da época regular.

Outro jogador que tem sido bastante participativo na equipa é Dorian Finney-Smith. O basquetebolista norte-americano foi titular nos 60 jogos que disputou na época regular e teve uma média de 9.8 pontos por jogo, 5.4 ressaltos por jogo e 0.9 roubos de bola por jogo.

As principais figuras dos Mavericks dos últimos anos têm sido europeus e isso vê-se pelos dois dos principais basquetebolistas da história, Dirk e Doncic.

A nova época está quase a começar e espera-se algumas dificuldades para os Dallas Mavericks: não conseguiram nenhum grande jogador novo e perderam o treinador que os levou ao único título da NBA, Rick Carlisle. O novo treinador vai ser Jason Kidd, uma das principais estrelas da história do clube, que vai ser a terceira experiência como treinador principal, depois de ter treinado os Brooklyn Nets e os Milwaukee Bucks e de ter sido adjunto nos Los Angeles Lakers.

Doncic vai ter uma época complicada, mas espera-se que seja o ano em que, finalmente, entra no top 3 de candidatos para MVP da época. O esloveno e Jason Kidd devem estar preparados para combater as 29 equipas.

Foto de Capa: Dallas Mavericks

Mavericks

Mavericks

Anúncio Publicitário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome